Plataforma de pagamento online: entenda como escolher a melhor opção para o seu negócio

Escrito em 08 de Agosto de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 25 de Março de 2024

Uma plataforma de pagamento online oferece uma solução digital para transações financeiras, permitindo que usuários comprem e vendam produtos ou serviços pela internet. Ela facilita pagamentos seguros, rápidos e convenientes, integrando diversas formas de pagamento e garantindo uma experiência eficiente para compradores e vendedores.

Se você é responsável por um negócio online certamente tem grandes desafios no relacionamento com o consumidor. Um deles é proporcionar uma experiência de compra agradável e segura, por meio de uma eficiente plataforma de pagamento online

No entanto, sabemos que a escolha nem sempre é fácil. Afinal, há diversas opções com diferentes funcionalidades disponíveis, e entender a versão que melhor atende à gestão estratégica do seu negócio pode ser um desafio.

Mas, ao fazer a escolha certa, sua empresa terá uma performance positiva e boas taxas de conversão ao contar com uma ferramenta estratégica para receber pagamentos de forma prática e ágil, sem perder o timing de compra do consumidor moderno — cada dia mais impaciente e versátil em suas escolhas. 

Pensando nisso, preparamos um post para te ajudar a escolher o sistema de pagamento online mais adequado para o seu próprio negócio analisando importantes fatores tecnológicos e de segurança que permitam maior controle dos pagamentos e da gestão financeira. Boa leitura!

 

O que são plataformas de pagamento online? 

As plataformas de pagamento online são sistemas digitais que facilitam a transferência de dinheiro e a realização de transações financeiras pela internet. Elas permitem que indivíduos e empresas façam compras, vendam produtos ou serviços e transfiram dinheiro de forma rápida e segura pela rede. 

Essas plataformas geralmente oferecem diferentes métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, transferências bancárias, carteiras digitais e até mesmo criptomoedas. Elas são essenciais para o comércio eletrônico e para facilitar transações financeiras em um mundo cada vez mais digitalizado

Quais são os principais meios de pagamento online?

Os meios de pagamento são diferentes instrumentos ou métodos utilizados para realizar transações financeiras e liquidar dívidas. Eles facilitam a troca de bens e serviços entre indivíduos, empresas e instituições. Alguns exemplos comuns de meios de pagamento incluem:

  • Adquirentes: são instituições financeiras que fornecem serviços de processamento de transações de pagamento para comerciantes. Elas são responsáveis por receber as informações das transações de pagamento realizadas pelos clientes e transferir os fundos para a conta bancária do comerciante. Os adquirentes desempenham um papel fundamental na autorização, liquidação e compensação de transações com cartão de crédito e débito. 
  • Gateways de pagamento: são plataformas ou sistemas de software que facilitam a comunicação entre o site do comerciante e o sistema de processamento de pagamentos. Eles agem como intermediários, coletando as informações de pagamento inseridas pelos clientes durante o checkout e transmitindo esses dados seguramente para o adquirente ou processador de pagamento. Os gateways de pagamento ajudam a proteger as informações confidenciais do cliente e garantem a segurança das transações online. 
  • Subadquirentes: são empresas que atuam entre os adquirentes e os comerciantes, muitas vezes simplificando o processo de aceitação de pagamentos para os comerciantes. Os subadquirentes podem oferecer uma variedade de serviços, incluindo processamento de transações, gerenciamento de riscos, conformidade com regulamentos e suporte ao cliente. Eles podem trabalhar em conjunto com adquirentes ou operar de forma independente para atender às necessidades dos comerciantes. 
  • Provedores de Serviços de Pagamento (PSP): são empresas que oferecem uma ampla gama de serviços relacionados a pagamentos online para comerciantes e consumidores. Isso pode incluir processamento de transações, integração de gateways de pagamento, prevenção de fraudes, gerenciamento de contas e suporte ao cliente. Os PSPs ajudam os comerciantes a aceitar uma variedade de métodos de pagamento e fornecem soluções abrangentes para facilitar transações seguras e eficientes na internet.

Quais os benefícios dos pagamentos online? 

Os pagamentos online oferecem uma série de benefícios significativos tanto para consumidores quanto para empresas. Alguns dos principais benefícios incluem:

1- Conveniência: os pagamentos online permitem que os consumidores realizem transações a qualquer momento e em qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocarem fisicamente até uma loja ou agência bancária. 

2- Acesso global: com os pagamentos online, as empresas podem alcançar clientes em todo o mundo, sem as limitações geográficas das transações presenciais. Isso expande o alcance do mercado e aumenta as oportunidades de negócios. 

3- Rapidez: as transações online são processadas instantaneamente, o que significa que os pagamentos podem ser feitos e recebidos em questão de segundos ou minutos, proporcionando uma experiência mais rápida para os consumidores e acelerando o ciclo de caixa para as empresas. 

4- Segurança: as plataformas de pagamento online implementam medidas de segurança robustas para proteger as informações financeiras dos clientes, como criptografia de dados, autenticação em duas etapas e proteção contra fraudes. Isso ajuda a garantir transações seguras e proteger os dados confidenciais dos usuários. 

5- Redução de custos: os pagamentos online eliminam a necessidade de processos manuais e burocráticos associados aos métodos de pagamento tradicionais, como cheques e transferências bancárias, resultando em economia de tempo e redução de custos operacionais para empresas e consumidores. 

6- Facilidade de gerenciamento: as empresas podem acompanhar facilmente as transações e gerenciar suas finanças por meio de plataformas de pagamento online, que oferecem recursos como relatórios de vendas, análise de dados e integração com sistemas de contabilidade.

Como saber se é uma boa plataforma de pagamento online?

As compras realizadas em um ambiente virtual ainda causam certa desconfiança nos consumidores.

Ao chegarem à etapa de finalização e definição dos métodos de pagamento, eles precisam inserir dados pessoais ou do cartão de crédito, por exemplo, o que pode gerar receios em relação à proteção de dados.

Por isso, utilizar uma plataforma de pagamento especializada confere ao negócio maior credibilidade e segurança.

A escolha de uma plataforma de fácil acesso e comunicação direta com o consumidor automatiza o relacionamento com foco na maximização dos lucros e redução da inadimplência, contribuindo para que os resultados sejam percebidos com o crescimento no mercado.

No entanto, há elementos essenciais em um facilitador de gestão e automação financeira que, antes da decisão de contratação, precisam ser analisados criteriosamente para identificar se atendem às expectativas do seu negócio de economia e cobrança recorrente.

Confira os primeiros passos que podem te ajudar nessa escolha!

1. Reconhecimento do público consumidor

Como o consumidor final enxerga uma plataforma de pagamento online e interage com ela?

A interação com o público e a integração de processos com oferta de boas condições de pagamentos dizem muito sobre a eficiência de uma plataforma e determinam seu posicionamento no mercado.

É importante contar com um checkout que atue com transparência durante as transações online para que, ao adquirir produtos, a operacionalização cause no consumidor a segurança e o conforto necessários para dar continuidade e finalizar o processo.

2. Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um processo simples e que faz toda a diferença na hora de escolher um intermediador, pois as vendas a prazo podem ser antecipadas, favorecer o capital de giro e o investimento em produtos com nova comercialização, mantendo seu negócio aquecido no mercado.

Em uma plataforma inteligente e integrada, você poderá configurar a antecipação no modo automático — com sistema diário, semanal e mensal ou manual —, e escolher as faturas e o valor que deseja antecipar.

Além disso, é possível acompanhar de perto cada solicitação, inclusive com simulação dos custos e definição de critérios de maneira pontual e eficiente.

Boas plataformas não cobram juros no parcelamento, ou seja, cobram apenas uma única vez sobre o valor da transação, independentemente de serem parceladas ou não.

Por opção, você poderá fazer a antecipação dos recebíveis e receber os valores parcelados de uma só vez, sem burocracias ou tempo prolongado.

3. Sistema antifraude

Escolha um parceiro que disponha de um sistema que analise os riscos e garanta a segurança das operações online, detectando possíveis fraudes e minimizando prejuízos iminentes, como estornos.

Um sistema como esse causa um impacto positivo no consumidor e eleva o grau de credibilidade da sua empresa, monitorando e inibindo as ações invasivas e protegendo o consumidor de ter maiores transtornos ao utilizar o cartão de crédito ou inserir informações pessoais, o que minimiza o risco de desistência da compra.

4. Tarifas flexíveis

Geralmente, o percentual de cobrança de tarifas é cobrado pelo número de transações realizadas e de acordo com a quantidade de parcelas — o que é válido para pagamentos online com cartões de crédito.

Há também um valor fixo para vendas realizadas por meio de boleto, tendo efeito apenas quando o boleto for pago.

5. Experiência de outras empresas

Observe como são as experiências vivenciadas por outras empresas com a plataforma de pagamento online para embasar sua decisão quanto à contratação de um serviço intermediador.

Analise os cases de sucesso e busque na internet indicações ou depoimentos que fortaleçam suas percepções.

Outro fator de grande relevância é considerar o serviço de suporte oferecido pela plataforma — o atendimento, o tempo de resposta das solicitações, a satisfação na solução de problemas, a segurança da utilização do consumidor e o conforto que ele sentirá durante o acesso e concretização da compra.

6. Regulamentação BACEN

Entendendo como o mercado de vendas online é importante para a fomentação da economia e o giro de capital, o Banco Central do Brasil (BACEN) regulamentou as empresas que não são bancos ou instituições financeiras e oferecem serviços de pagamentos, denominando-os instituidores de arranjos de pagamentos.

Ao contratar um intermediador de pagamento, você não terá que se preocupar com nada disso, e pode dar maior enfoque às suas vendas e à gestão financeira da sua empresa, pois toda a infraestrutura, desde a tecnologia até à adequação às novas regras, exigências e credenciamento do BACEN serão de responsabilidade da contratada.

A iugu oferece uma plataforma de pagamento online consolidada no mercado como uma ferramenta de gestão financeira prática, que permite a emissão de boletos registrados, antecipação de recebíveis automatizada e aceita pagamentos parcelados por cartão de crédito, além da facilidade de operacionalização.

Dispõe de uma plataforma credenciada e homologada na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), que abraça a responsabilidade de geração e envios dos arquivos de transações no formato exigido. Com isso, adota a postura de representação.

Com uma plataforma de pagamento online otimizada e personalizada para gerenciar um sistema de compras, as vantagens competitivas serão aumentadas, com forte impacto no mercado virtual, tornando sua empresa uma referência e uma autoridade no segmento e, assim, melhorar cada vez mais a experiência de compra do consumidor.

Conte com a mais completa tecnologia de pagamentos online e impulsione suas vendas

Agora que você entende melhor sobre os meios de pagamento online e o quanto podem ser uma estratégia eficiente para o seu negócio, que tal potencializar as suas vendas por meio de inovação e tecnologia?

Com os pagamentos online da iugu, você realiza suas vendas de forma pontual ou recorrente, e ainda oferece a melhor experiência de compra para os clientes do seu negócio, com o melhor custo-benefício do mercado. Saiba mais e escolha o plano mais adequado para a sua empresa.

 

pagamento online

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix