Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como oferecer o Pix no e-commerce: integração e vantagens

Entenda o funcionamento do Pix no ambiente digital!

Escrito em 05 de Agosto de 2021 por Daniela Giglio

Atualizado em 18 de Agosto de 2021

O Pix no e-commerce é uma forma de pagamento instantâneo lançada pelo Bacen em novembro de 2020, que está evoluindo entre as preferências de pagamento do consumidor brasileiro.

Você também pode escutar este conteúdo! Dê o play:

Inicialmente, o Pix foi entendido como uma atualização das transferências bancárias, permitindo o envio de dinheiro de forma imediata e gratuita entre pessoas. Houve grandes campanhas incentivando o cadastro de chaves Pix, e o público foi compreendendo como funcionava o novo meio de pagamento.

A modalidade dos QR Codes, mais usados nas vendas, adquiriu força aos poucos. As instituições financeiras começaram a definir melhor quanto cobrariam pelo Pix para empresas, e com isso as regras do jogo foram ficando mais claras.

Hoje, é fácil pesquisar e saber quanto custa implantar o Pix no e-commerce, seja através de bancos ou das fintechs. Muitos começaram com o serviço gratuito, mas hoje já abocanham taxas próximas das maquininhas de cartão.  

Dessa forma, os players que estão na frente dessa estratégia estão ganhando vantagem competitiva. 

Se você está pensando em trazer o Pix ao seu e-commerce, saiba que esse diferencial já é totalmente acessível e fácil de integrar. Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens e conheça soluções que vão te ajudar a implementá-lo com sucesso!

Dados do Pix no e-commerce

Até abril de 2021, já foram mais de 230 milhões de chaves Pix ativadas, segundo registros do Banco Central, nesse mesmo mês, chegou-se a um total de quase 500 milhões de transações Pix, incluindo as diferentes naturezas de transação (business, pessoas e governo).

A fatia que representa o número de transações P2B (pessoas pagando empresas) é a segunda maior, ficando atrás somente daquelas realizadas entre pessoas físicas. 

Apesar disso, segundo as estatísticas do BC, já existe uma significativa movimentação comercial P2B pelo Pix, ultrapassando R$26 bilhões em abril, um crescimento de cerca de 20% em relação ao mês anterior.

Grandes varejistas e marketplaces estão buscando oferecer esse meio de pagamento, mas, contraditoriamente, essa transformação acontece a passos lentos.

Segundo estudo realizado pela GMattos, consultoria focada em e-commerce e meios de pagamento, em janeiro de 2021, apenas 16,7% dos 60 estabelecimentos de vendas online avaliados oferecem o Pix como forma de pagamento. 

O cartão de crédito é ainda o meio de pagamento mais aceito pelos lojistas, com 98,3%, seguido pelo boleto bancário, carteiras digitais e débito.

Trata-se de um período de adaptação comum em processos de inovação. A tendência é que a aceitação do Pix cresça a cada mês, à medida que os benefícios do novo meio superem as resistências e barreiras tecnológicas do ecossistema.

Vantagens de oferecer o Pix no e-commerce

Na prática, receber Pix representa liquidez imediata para suas vendas. É uma forma de acelerar a entrada de capital no seu negócio, além de ter uma melhor conciliação de caixa e pagar menos taxas em relação às outras formas de recebimento.

Enquanto boletos e cartões demoram de 1 a 3 dias úteis para serem liquidados, com o Pix você recebe no mesmo dia que seu cliente fizer a compra, mesmo em finais de semana ou feriados, em qualquer horário.

Com essa liquidez, você consegue planejar melhor seu estoque e logística, e também pode investir mais em novos produtos.

O pedido do seu cliente é confirmado no mesmo momento da compra, o que gera maior certeza e confiabilidade sobre as vendas. 

O Pix traz o dinheiro à vista para sua conta e, na maioria dos casos, tem uma taxa única sobre a venda realizada.

Se você realizar um benchmarking financeiro, verá que as taxas do Pix variam entre 1 e 2%, ou há tarifas fixas, dependendo da intermediadora de pagamentos que seu e-commerce usar. Na maioria dos casos, você não pagará nada para aderir ao Pix. É uma taxa que você só paga se usar. 

Ou seja, você pode testar e ver se o Pix vale a pena no seu negócio. Lembrando que ele pode entrar junto com as opções comuns de meio de pagamento, deixando seu cliente livre para escolher.

Como oferecer o Pix no seu e-commerce

Dentre os meios de pagamento aceitos no seu e-commerce, você pode oferecer cartão de crédito, boleto e acrescentar o Pix, o que já cobre boa parte dos métodos mais usados pelos consumidores. 

E, como o Pix é mais vantajoso para o seu negócio, você pode oferecer descontos para quem optar por ele.

Para configurar os meios de pagamento do seu e-commerce e vender através do Pix é preciso integrar sua loja com uma boa plataforma de pagamentos que ofereça este serviço. O ideal é contar com opções completas, que proporcionem uma boa gestão das suas vendas e te ajude na automação de cobranças.

Uma vez integrado, o Pix ficará disponível para as compras dos seus clientes no checkout do seu site. Ao optar por esse meio, o cliente receberá um QR Code junto com um código alfanumérico, dentro de um botão de “Pix Copia e Cola”, como no exemplo abaixo:

pix copia e cola

Ele poderá pagar escaneando o QR Code pelo aplicativo financeiro que processa esse tipo de pagamento (a maioria dos bancos e carteiras digitais já aceitam o Pix) e concluir a transação. Caso ele não consiga ler o QR Code, pode copiar e colar o código Pix para processar o pagamento da mesma forma nos aplicativos.

As transações por Pix são debitadas da conta e confirmadas instantaneamente, e sua loja é notificada sobre o pagamento, tendo a baixa e conciliação financeira pelo seu painel de vendas. Depois disso, basta seguir com a logística do pedido normalmente.

Como escolher sua plataforma de pagamentos com Pix

Para que o Pix seja funcional no seu e-commerce, vamos te dar algumas dicas valiosas sobre o que você deve procurar no seu parceiro de pagamentos ideal. Fique atento aos seguintes pontos:

Configurações 

O Pix deve funcionar como um boleto, com data de vencimento, multas e juros por atrasos e descontos personalizáveis;

Existência de operação de Estorno

A plataforma deve permitir o estorno de valores originados por um pagamento Pix, para que você possa devolver o dinheiro do cliente, em casos legítimos, em até 90 dias após a compra.

Controle de vendas

O ideal é contar com um painel integrado que mostre cada venda, status da transação e o meio de pagamento utilizado, para que você possa identificar a origem dos seus recebidos e ter controle sobre a inadimplência.

Diversificação de meios de pagamento

O cartão e o boleto ainda são necessários, por isso, opte por soluções que permitam essa diversificação.

Segurança

Toda instituição de pagamento deve seguir rígidos protocolos de segurança, que você pode se informar através do selo PCI Compliance, garantindo a segurança do seu negócio e dos seus clientes.

Facilidade de integração

As integrações não precisam ser complicadas. Busque por soluções que tenham uma API amigável e bem documentada, para não ter dor de cabeça na implementação.

Encontre tudo isso em um só lugar!

A fintech iugu é uma plataforma completa para meios de pagamento e gestão de vendas. Você pode usar a solução por nosso software ou com integração via API à sua plataforma de e-commerce. E quem tem iugu, tem Pix pronto para usar!

Tenha total controle sobre os meios que vai oferecer nas suas cobranças, geração de faturas personalizáveis, envio digital, controle de pagamentos efetuados e, além da modalidade de cobrança, você ainda conta com a possibilidade de realizar vendas automatizadas pela inteligência da plataforma. 

Fale com nossos consultores e conheça o plano ideal para seu negócio!

Imagem hero - pix - mobile