Como oferecer o Pix no e-commerce: integração e vantagens

Escrito em 05 de Agosto de 2021 por Daniela Giglio

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O Pix no e-commerce é uma forma de pagamento instantâneo lançada pelo Bacen em novembro de 2020, que está evoluindo entre as preferências de pagamento do consumidor brasileiro.

Você também pode escutar este conteúdo! Dê o play:

Inicialmente, o Pix foi entendido como uma nova forma de fazer das transferências bancárias, permitindo o envio de dinheiro de forma imediata e gratuita entre pessoas. Houve grandes campanhas incentivando o cadastro de chaves Pix, e o público foi compreendendo como funcionava o novo meio de pagamento.

A modalidade dos QR Codes, mais usados nas vendas, adquiriu força aos poucos. As instituições financeiras começaram a definir melhor quanto cobrariam pelo Pix para empresas, e com isso as regras do jogo foram ficando mais claras.

Hoje, é fácil pesquisar e saber quanto custa implantar o Pix no e-commerce, seja através de bancos ou das fintechs. Muitos começaram com o serviço gratuito, mas hoje já existem pequenas taxas sobre o serviço.

Se você está pensando em trazer o Pix ao seu e-commerce, saiba que esse diferencial já é totalmente acessível e fácil de integrar. Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens e conheça soluções que vão te ajudar a implementá-lo com sucesso!

Vantagens de oferecer o Pix no e-commerce

Na prática, receber Pix representa liquidez imediata para suas vendas. É uma forma de acelerar a entrada de capital no seu negócio, além de ter uma melhor conciliação de caixa e pagar menos taxas em relação às outras formas de recebimento.

Enquanto boletos e cartões demoram de 1 a 3 dias úteis para serem liquidados, com o Pix você recebe no mesmo dia que seu cliente fizer a compra, mesmo em finais de semana ou feriados, em qualquer horário.

Com essa liquidez, você consegue planejar melhor seu estoque e logística, e também pode investir mais em novos produtos.

O pedido do seu cliente é confirmado no mesmo momento da compra, o que gera maior certeza e confiabilidade sobre as vendas. 

O Pix traz o dinheiro à vista para sua conta e, na maioria dos casos, tem uma taxa única sobre a venda realizada.

Se você realizar um benchmarking financeiro, verá que as taxas do Pix variam entre 1 e 2%, ou há tarifas fixas, dependendo da intermediadora de pagamentos que seu e-commerce usar. Na maioria dos casos, você não pagará nada para aderir ao Pix. É uma taxa que você só paga se usar

Ou seja, você pode testar e ver se o Pix vale a pena no seu negócio. Lembrando que ele pode entrar junto com as opções comuns de meio de pagamento, deixando seu cliente livre para escolher.

Como oferecer o Pix no seu e-commerce?

Finalmente, chegou a hora de entender como oferecer Pix no e-commerce.

Dentre os meios de pagamento aceitos no seu e-commerce, você pode oferecer cartão de crédito, boleto e acrescentar o Pix, o que já cobre boa parte dos métodos mais usados pelos consumidores. 

E, como o Pix é mais vantajoso para o seu negócio, você pode oferecer descontos para quem optar por ele.

Para configurar os meios de pagamento do seu e-commerce e vender através do Pix é preciso integrar sua loja com uma boa plataforma de pagamentos que ofereça este serviço. O ideal é contar com opções completas, que proporcionem uma boa gestão das suas vendas e te ajude na automação de cobranças.

Uma vez integrado, o Pix ficará disponível para as compras dos seus clientes no checkout do seu site. Ao optar por esse meio, o cliente receberá um QR Code junto com um código alfanumérico, dentro de um botão de “Pix Copia e Cola”, como no exemplo abaixo:

pix copia e cola

Ele poderá pagar escaneando o QR Code pelo aplicativo financeiro que processa esse tipo de pagamento (a maioria dos bancos e carteiras digitais já aceitam o Pix) e concluir a transação. Caso ele não consiga ler o QR Code, pode copiar e colar o código Pix para processar o pagamento da mesma forma nos aplicativos.

As transações por Pix são debitadas da conta e confirmadas instantaneamente, e sua loja é notificada sobre o pagamento. Depois disso, basta seguir com a logística do pedido normalmente.

Esse método de Pix para e-commerce dentro de uma plataforma financeira é mais profissional do que apenas informar uma chave Pix ao seu cliente. E além disso, mais seguro. Veja o porquê:

  • Quando o cliente paga pela chave pix da sua empresa, você precisa confirmar manualmente o recebimento no seu extrato bancário.
  • Já quando você utiliza uma tecnologia de Pix (de uma fintech, por exemplo) integrada ao seu sistema de vendas, essa baixa do pagamento é automática e você não precisa se preocupar em ficar conferindo pagamentos na sua conta.

Como escolher sua plataforma de pagamentos com Pix?

Ficou curioso e quer saber como escolher uma plataforma de pagamento ideal para oferecer Pix no e-commerce?

Vamos te dar algumas dicas valiosas sobre o que você deve procurar numa instituição de pagamentos ideal. Fique atento aos seguintes pontos:

Configurações de fatura

O Pix deve funcionar como um boleto, com data de vencimento, multas e juros por atrasos e descontos personalizáveis.

Existência de operação de Estorno

A plataforma deve permitir o estorno de valores originados por um pagamento Pix, para que você possa devolver o dinheiro do cliente, em casos legítimos.

Controle de vendas

O ideal é contar com um painel integrado que mostre cada venda, status da transação e o meio de pagamento utilizado, para que você possa identificar a origem dos seus recebidos e ter controle sobre a inadimplência.

Diversificação de meios de pagamento

O cartão e o boleto ainda são necessários, por isso, opte por soluções que permitam essa diversificação.

Segurança

Toda instituição de pagamento deve seguir rígidos protocolos de segurança, que você pode se informar através do selo PCI Compliance, garantindo a segurança do seu negócio e dos seus clientes.

Facilidade de integração

As integrações não precisam ser complicadas. Busque por soluções que tenham uma API amigável e bem documentada, para não ter dor de cabeça na implementação.

Encontre tudo do Pix em um só lugar!

A iugu é uma plataforma de pagamentos completa para meios de pagamento e gestão de vendas. Você pode usar a solução por nosso software ou com integração via API à sua plataforma de e-commerce. E quem tem iugu, tem Pix pronto para usar!

Tenha total controle sobre os meios que vai oferecer nas suas cobranças, geração de faturas personalizáveis, envio digital, controle de pagamentos efetuados e, além da modalidade de cobrança, você ainda conta com a possibilidade de realizar vendas automatizadas pela inteligência da plataforma. 

Conheça o Pix na iugu, fale com nossos consultores e conheça o plano ideal para seu negócio!

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

 

Posts relacionados