Boleto com Pix: quais as vantagens do meio de pagamento

Escrito em 14 de Março de 2024 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 08 de Abril de 2024

O boleto com Pix é uma alternativa ágil e segura de pagamento que une as melhores qualidades de ambos os métodos. Conheça a estrutura, o funcionamento e amplie o leque de métodos oferecidos aos seus clientes!

No Brasil, o novato Pix e o já consagrado boleto seguem presentes nos rankings de métodos de pagamento preferidos na hora de fazer compras. O que muitas empresas ainda não sabem é que é possível unir ambas as alternativas e oferecer ainda mais praticidade para o cliente por meio do boleto com pix

O Pix já é uma forma de pagamento consolidada entre os brasileiros. De acordo com a Febraban, foram R$17,18 trilhões movimentados apenas em 2023. A praticidade e o imediatismo do pagamento contribuem para que a modalidade seja escolhida com frequência.

De igual maneira, os boletos foram os responsáveis pela movimentação de 2,09 bilhões de reais somente nos três primeiros meses de 2023 — o que comprova que muitos cidadãos não abrem mão da segurança do documento. 

Nas próximas linhas, vamos falar sobre o funcionamento do boleto híbrido, que mistura características do tradicional instrumento de pagamento com a recente funcionalidade. 

Siga em frente para conhecer o método e compreender de que forma ele facilita ainda mais a gestão financeira do seu negócio! 

Como funciona o boleto com Pix? 

O boleto com pix funciona de forma híbrida, unindo as características visuais de um boleto tradicional com a adição de um elemento que viabiliza o pagamento instantâneo por meio do Pix. 

Ao optar pela modalidade, você oferecerá aos seus clientes um boleto com QR Code Pix. Em resumo, trata-se de uma versão do documento clássico, com data de vencimento, informações sobre multas e incidência de juros, identificação do recebedor e código de barras — além de um QR Code para quitação do valor via Pix. 

Veja, na imagem abaixo, um exemplo de boleto com Pix. Quando opta pela modalidade de pagamento, o cliente deve escanear o código com o celular usando seu aplicativo de pagamento ou usar o método “copia e cola” e prosseguir até a finalização da transação. É bem simples! 

O Pix Cobrança — outro nome dado ao chamado boleto híbrido — já caiu nas graças dos consumidores. Em novembro de 2023, logo após seu lançamento, o “bolepix” já havia sido emitido mais de 15 milhões de vezes no Brasil!

Quanto tempo para compensar um boleto pago via Pix? 

Quando o cliente opta por pagar um boleto com Pix, o pagamento é compensado em questão de segundos, diferentemente da modalidade tradicional de quitação, que leva até 3 dias úteis para a compensação. 

A agilidade do recebimento dos valores pela empresa é uma das principais vantagens da oferta deste método de pagamento. No entanto, há, ainda, outros pontos positivos na adoção do boleto híbrido. No próximo tópico, te mostramos quais são. 

Quais as vantagens do boleto com Pix para sua empresa?

Veja, na lista abaixo, uma seleção de benefícios de oferecer boleto com Pix como método de pagamento aos seus clientes.

1. Recebimento mais rápido

Dentre os diferentes meios de pagamento online, o Pix é aquele que garante o recebimento mais rápido para a empresa vendedora. Como pontuamos acima, a compensação ocorre em segundos, seja qual for o dia ou o horário da transação (incluindo fins de semana e feriados). 

2. Melhor experiência para o usuário

Oferecer múltiplos meios de pagamento é fundamental para promover uma boa experiência para o usuário;

Quando o Pix cobrança faz parte do leque de possibilidades, o comprador pode efetuar seu pagamento de forma rápida, o que agiliza o envio e o recebimento do produto ou a ativação do serviço contratado. 

3. Redução da burocracia

Ainda que feito de forma digital, o pagamento de um boleto convencional demanda alguma burocracia. Não à toa, o tempo de compensação do documento pode chegar a 3 dias úteis (bem como a consequente aprovação da compra, o envio do produto e seu recebimento).

Com o Pix, a rápida liberação da transação elimina os processos burocráticos e simplifica consideravelmente a operação. 

4. Otimização do fluxo de caixa

O recebimento ágil dos valores compensados no boleto com pix facilita a gestão financeira da empresa, tornando o fluxo de caixa mais efetivo e dinâmico. 

Outro benefício do boleto com pix é a possibilidade de integração entre o sistema de pagamento e seu ERP de gestão ou e-commerce, fazendo com que o lançamento dos valores ocorra de forma automatizada.

5. Segurança da transação

Todas as operações realizadas via Pix são integradas ao Banco Central, o que confere uma camada extra de segurança às movimentações. 

A existência de chaves únicas e a proteção de dados sigilosos também contribui para que as operações via Pix sejam confiáveis. 

Extra: antes de seguir em frente, veja mais diferenças e vantagens entre boleto x pix

Como criar um boleto com Pix?  

Na iugu, a modalidade Pix Cobrança existe desde 2023, como uma alternativa para trazer agilidade no recebimento de pagamentos para você e flexibilidade nos meios de pagamento para seus clientes.

Ao ativar a modalidade, você tem acesso a inúmeros benefícios e facilidades, tais como: 

  • agilidade, uma vez que o dinheiro entra na sua conta iugu em tempo real;
  • disponibilidade, pois o recurso está ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados;
  • segurança, com um efetivo sistema Antifraude e mecanismos de devolução regulamentados;
  • integração, com uma API Rest de rápida integração a plataformas e softwares
  • personalização, com a criação de QR Codes Pix exclusivos para cada cobrança
  • competitividade, com uma das melhores taxas Pix (%) do mercado, incidindo apenas sobre vendas pagas.

Para criar um boleto com Pix na iugu, é preciso: 

  1. Habilitar o Pix em sua conta — lembrando que o Pix da iugu funciona por API ou painel na web;
  2. Criar uma fatura com o método Pix selecionado;
  3. Pronto: sua conta terá o Pix de forma nativa!

A partir daí, todas as faturas geradas na sua conta terão a imagem do QR Code + Pix Copia e Cola.

Viu como é simples revolucionar seus métodos de pagamento com o boleto com Pix? 

Conheça mais sobre o Pix Cobrança da iugu e prepare-se para integrar essa tecnologia nota A pelo Banco Central à sua empresa! 

Posts relacionados