O que é pagamento instantâneo: entenda a proposta desse sistema revolucionário

Escrito em 18 de Agosto de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 22 de Janeiro de 2024

O mercado financeiro está em evolução constante. Afinal, ele precisa atender às novas demandas do consumidor moderno, e, assim, oferecer a segurança, a comodidade e a praticidade que ele busca. Nesse contexto, é fundamental estar antenado sobre as novidades do setor. Saber o que é pagamento instantâneo, certamente, é um delas. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Afinal, esse modelo de pagamento promete revolucionar o mercado financeiro brasileiro. Isso porque o país é conhecido por ter uma população desbancarizada e por preferir realizar seus pagamentos em dinheiro vivo. 

No entanto, essa realidade já está mudando. Tanto que, em 2013, o dinheiro era a forma preferida de pagamento para 78% das pessoas, mas essa porcentagem diminuiu para 60% em apenas cinco anos.

A tendência é de que essa preferência diminua ainda mais.

Em 2020, com o cenário da pandemia do Coronavírus, o uso do papel também caiu. Em contrapartida, o interesse dos brasileiros por pagamentos em tempo real aumentou, como mostrou pesquisa da Mastercard com a empresa inglesa Kantar

Segundo ela, 75% dos entrevistados apreciariam realizar seus pagamentos de modo instantâneo. Os experts do setor também têm colocado uma lente de aumento sobre o tema. Em entrevista, Ricardo Pandur, especialista em pagamentos da Accenture, afirmou: 

“Na Austrália, onde os pagamentos instantâneos começaram em 2019, 10% da população, ou seja, 3 milhões de pessoas, já usavam a solução. No Brasil, esse número pode chegar a 20 milhões no primeiro ano ”.

A tendência também foi apontada por Boanerges Ramos Freire, especialista no segmento, que afirmou que apesar dos cartões de crédito terem levado muito tempo para fazerem parte da realidade dos brasileiros, o mesmo não acontecerá com o pagamento instantâneo PIX, uma vez que o sistema conta com vantagens relevantes tanto para os usuários como para os empreendedores

Mas afinal, o que é pagamento instantâneo? Por que o Banco Central está promovendo essa proposta? Quando o pagamento instantâneo PIX será lançado? 

Para descobrir as respostas de todas essas questões, basta ler este post até o fim! 

O que é pagamento instantâneo PIX?

Pagamento instantâneo PIX nada mais é do que uma ferramenta que possibilita que qualquer pessoa com um smartphone realize uma transação imediata a um custo reduzido e sem precisar de um intermediador. 

Idealizado pelo Banco Central, o pagamento eletrônico será lançado em 3 de novembro de 2020 e tem como objetivo baratear, modernizar e agilizar as transferências bancárias. 

O pagamento instantâneo irá funcionar tanto do modo clássico, logo, demandará dados como CPF e número de celular, como pela tecnologia QR Code e por aproximação

Para te auxiliar a entender melhor como funcionará o PIX e as vantagens para os negócios digitais, a iugu preparou um infográfico especial sobre o tema, acompanhe: 

infográfico que explica tudo sobre o funcionamento do pagamento instantâneo PIX

Quem poderá usar o pagamento instantâneo?

Justamente com o intuito de desburocratizar e democratizar o modelo de pagamentos brasileiro, as transações financeiras efetuadas pelo PIX poderão acontecer:

  • entre empresas;
  • entre pessoas físicas e empresas;
  • entre pessoas ;
  • entre companhias;
  • entre o governo e a sociedade. 

Confira também: O que são arranjos de pagamentos e para que eles servem? 

Quais as vantagens do pagamento instantâneo PIX?

O pagamento instantâneo promovido pelo Banco Central tem vantagens significativas, como:

  • agilidade: pelo fato das transferências entre contas acontecerem em cerca de 10 segundos;
  • segurança: que é promovida pela tecnologia QR Code e pela possibilidade de incluir recursos futuros, como a biometria e a tecnologia de reconhecimento facial; 
  • valor baixo: por custar apenas R$0,01 para efetuar 10 operações;
  • autonomia: pelo fato do dinheiro sair de uma conta para a outra sem precisar de um intermediador;
  • abertura de mercado: pois facilitará a entrada de novos players com modelos de negócios inéditos.

Além disso, a implementação do pagamento instantâneo pelo Banco Central injetará dinheiro no mercado e, logo, aquecerá a economia, incrementando, também, o fluxo de caixa do empreendedor. 

Sendo assim, o PIX será vantajoso tanto para o consumidor, que terá custos reduzidos, mais agilidade e uma qualidade de serviços superior, como para o empresário, que conseguirá movimentar seu fluxo de caixa com mais rapidez e também ganhar competitividade no mercado. 

Em junho de 2020, o Banco Central informou que quase 1000 instituições financeiras já estavam participando do processo de adesão ao PIX. 

Quais as vantagens para os negócios digitais? 

Para os negócios digitais os principais benefícios são em relação a redução de custos com intermediações de pagamento, facilidades de compra para o cliente, rapidez na disponibilização da transferência e, consequentemente, agilidade no fluxo de caixa e gestão de estoque.  

Ou seja, os compradores podem realizar a compra online a qualquer dia e a qualquer hora. E esses pagamentos serão consolidados em até 10 segundos, sem necessidade de informar dados do cartão de crédito ou efetuação do pagamento do boleto.

Toda essa transação poderá ser acompanhada por notificações em tempo real, tanto para a empresa como para o cliente. Evitando possíveis fraudes e longos prazos de processamento de pagamento. 

E essa agilidade se reflete no tempo de processamento e gestão do fluxo de caixa, estoque e prazo de envio de produtos das e-commerces e marketplace, por exemplo. Já que a transação não terá que aguardar dias e será instantânea.

Além disso, as empresas terem a possibilidade de reduzir os gastos com taxas de intermediários, também haverá redução nas taxas cobradas por adquirentes, subadquirentes, bandeiras etc.

Todas essas vantagens podem ter influência direta na precificação dos produtos e serviços, afirmação que feita também pelo atual presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto:

“É um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro”.

E as vantagens do PIX para negócios digitais não param por aí! As empresas também poderão pagar via PIX seus fornecedores, funcionários e até mesmo tributos financeiros.  

Todas essas tecnologias, juntamente com os pagamentos por aproximação, as wallets, os cashbacks, os cartões pré-pagos, a biometria, a tokenização fazem parte do processo de inovação em pagamentos que vem sendo implementada nas últimas décadas. 

Quem tem conta iugu, já tem PIX!

A iugu apoia medidas que promovam custos mais justos, inovação e desburocratização como os apresentados pelo PIX.

Não é à toa que se trata de um dos sistemas de pagamentos online mais respeitados no Brasil. Aliando tecnologia a excelente custo-benefício, a iugu está preparada para estruturar seu sistema financeiro de ponta a ponta.

Além de diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e Pix, na iugu, você pode acompanhar a gestão financeira do seu negócio na palma das mãos.

Quer saber mais? Então, converse com um de nossos especialistas e escolha o plano ideal para o seu negócio.

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu