Negligenciar o orçamento empresarial é um erro: entenda!

Escrito em 10 de Dezembro de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A gestão financeira norteada por um orçamento empresarial tem grandes chances de ser efetiva e alcançar o sucesso. Saber se o negócio está gerando lucro, ou se os gastos estão coerentes, só é possível se comparado com o que foi previsto inicialmente.

Muitos gestores abrem mão de utilizar o orçamento como fonte de consulta e suporte para tomada de decisões. Esse é um erro que pode custar caro e abalar toda a estrutura corporativa ou até mesmo colocar o futuro da empresa em risco.

Neste post, vamos apresentar o conceito de orçamento empresarial, sua importância para o negócio e elencar os riscos que a empresa corre se deixar de lado uma ferramenta tão abrangente quanto necessária!

Definição de orçamento empresarial

Também chamado de budget, o orçamento empresarial é um documento que deve ser elaborado anualmente, com a projeção das receitas e despesas, levando em consideração o tipo de negócio, os objetivos e metas a serem alcançados.

Normalmente é elaborado com a participação de pessoas estratégicas da empresa  como gestores, líderes de áreas, analistas e consultores , para trocar ideias sobre o resultado anterior e validar números mais próximos da realidade.

A importância do orçamento para amenizar os riscos do negócio

O objetivo maior do orçamento empresarial é inibir os erros e minimizar os riscos financeiros — o acompanhamento sistemático e a consulta antes de realizar um investimento, por exemplo, vai transmitir aos gestores maior segurança na hora de tomar decisões.

É comum ver empresas de pequeno e médio porte atuando sem recorrer ao orçamento. O pensamento de que não há um volume grande de contas ou um faturamento complexo a apurar oferece uma ideia equivocada de que somente empresas maiores carecem desse controle.

O fato é que o crescimento de uma empresa se dá, muitas vezes, em função do controle e da boa análise financeira. Ter a ciência do fluxo de caixa e o domínio do dinheiro que entra e sai na empresa é sinal de maturidade à frente da gestão.

Não saber ao certo sobre o volume das vendas realizadas à vista e a prazo, assim como desconhecer o saldo de contas a pagar com as mesmas características, põe em risco a saúde financeira e qualquer passo inseguro pode desequilibrar o negócio.

Se a empresa tem como projeto lançar novos produtos ou serviços, somente avaliando o orçamento será possível determinar se o investimento vale a pena. Os ganhos de uma operação de lançamento devem suprir em grande escala para gerar lucro.

Estrutura de um orçamento empresarial

A estruturação do orçamento depende dos objetivos da empresa e pode ser elaborado para um ano ou mais. O mais comum é avaliar toda a performance do ano anterior e estabelecer metas mais ousadas para o próximo.

Os principais pontos a incluir na estrutura de um orçamento empresarial são:

  • previsão de vendas;

  • capacidade de produção;

  • aquisição e mão de obra;

  • investimentos;

  • empréstimos;

  • financiamentos;

  • custos fixos (aluguel, salários, telefone, internet etc.);

  • custos variáveis (matéria-prima, água, luz, comissões, publicidade);

  • estoque.

Usar uma planilha eletrônica ou contratar um sistema de automação? A segunda opção é mais viável pelo fato de que, além do budget, a maioria dos sistemas permite a análise dos indicadores e conciliação financeira automática — um processo ágil e mais seguro, uma vez que as planilhas são mais fáceis de ser corrompidas.

Tipos de orçamentos

São diversos os tipos de orçamento empresarial e cada um deles apresenta características e estruturas diferentes. Conheça um pouco mais, para identificar o que melhor se aplica na sua empresa.

  • Controle Matricial — cada setor determina seu orçamento e um responsável para acompanhar e garantir seu cumprimento;

  • Forecast — um tipo de orçamento com prazo determinado para término, a partir da análise de dados presentes no DRE, fluxo de caixa e relatórios;

  • Orçamento Ajustado — os ajustes são realizados com o passar do tempo e conforme as necessidades, identificando e corrigindo erros;

  • Orçamento Base Zero (OBZ) — as empresas de grande porte utilizam esse tipo de orçamento, que tem a necessidade de uma avaliação minuciosa desde o início para validar sua efetividade;

  • Orçamento Beyond Budgeting — o chamado orçamento além do orçamento engloba todos os outros elaborados pelas filiais de uma empresa de grande porte;

  • Orçamento Estático — um orçamento que não deve sofrer alteração ou correção depois de elaborado. Muitas empresas o utilizam para manter os recursos e cobrar das áreas o cumprimento exato do que foi previsto;

  • Orçamento Flexível — com possibilidade de adaptação a qualquer atividade, esse orçamento é mais aplicado nos processos de produção, utilizando os custos fixos e variáveis como base;

  • Orçamento incremental — tipo de orçamento básico que elabora as previsões com base no que foi realizado no período anterior;

  • Orçamento do planejamento estratégico — orçamento baseado nas metas e objetivos de cada setor, considerando os prazos e os planos individuais;

  • Orçamento Rolling ou Contínuo — está entre o estático e o flexível. Previsto para um ano, pode sofrer alterações e revisões mensais, trimestrais e semestrais.

Riscos de desconsiderar o orçamento empresarial

Ignorar a importância do orçamento e não contar com as informações contidas nele pode gerar consequências graves e danos irreversíveis — há riscos iminentes que podem ser evitados. Veja os mais comuns.

Descontrole do endividamento

Deixar de analisar o orçamento é arriscar a perda de controle sobre as contas e tudo que a empresa deve ao longo de um período. Sendo assim, o controle financeiro e a tomada de decisão serão comprometidos em grau elevado.

Mau aproveitamento de oportunidades

Como saber se é a hora de optar por um investimento ou o lançamento de um novo produto, se não há controle efetivo do previsto e realizado nas finanças?

As empresas mais bem-sucedidas no mercado são aquelas com visão de negócio, preparadas para inovar, o que só é possível com a total segurança sobre a adoção de estratégias baseadas no orçamento empresarial.

Má avaliação da sustentabilidade do negócio

Se você não conhece a fundo a saúde financeira da empresa e não tem embasamento para a aplicação de métricas ou tomada de decisão, certamente fará uma avaliação inadequada da empresa e do seu potencial financeiro e mercadológico.

Possível falência

Considerando o tópico anterior, mesmo que a empresa seja promissora e ofereça produtos ou serviços de qualidade, estará fadada ao insucesso e risco de falência pela inabilidade da gestão em administrar o negócio e controlar o uso dos recursos financeiros.

Um orçamento empresarial bem elaborado é imprescindível para que o negócio se mantenha ativo no mercado. Sem ele há uma fragilidade generalizada e a empresa corre o risco de perder a competitividade, permitindo que uma concorrência ultrapasse e assuma a liderança.

Se você curtiu saber sobre o orçamento empresarial, deixe um comentário neste post e divida com a gente e todos os nossos leitores a sua opinião sobre o assunto, contribuindo para melhorar o conceito!

Posts relacionados