3 dicas para aumentar o faturamento com vendas online

Escrito em 18 de Junho de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

De acordo com o IBGE, o Brasil tem mais de 130 milhões de usuários de internet no país. Desse total, 7 em cada 10 fizeram compras online.

Devido ao grande número de pessoas que acessam e compram pela internet, muitas empresas passaram a vender pela internet seus produtos na rede.

Assim como o número de usuários, o número de lojas concorrentes também cresceu, tornando a busca por clientes cada vez mais acirrada no comércio eletrônico.

Para ter êxito nas lojas virtuais é fundamental conhecer as principais estratégias de divulgação dos seus produtos, destacando sua empresa perante a concorrência e aumentando a visibilidade para o cliente.

Portanto, conheça as principais dicas de divulgação para aumentar o faturamento da sua loja virtual.

Comece tudo pelo planejamento

Antes de colocar as estratégias de divulgação em prática é preciso fazer um planejamento detalhado de cada ação.

Primeiramente, conheça o seu público-alvo. Não pense que todos os públicos são potenciais consumidores, pois escolher uma segmentação garante resultados mais assertivos nas ações de venda.

Para ajudar as empresas na segmentação do público crie uma persona. Um personagem fictício que tem as características como renda, ocupação e desejos de compra do cliente ideal da empresa.

Com a criação da persona, fica mais fácil a empresa conseguir encontrar o seu lead (potencial cliente) e logo após, adotar estratégias para atrair o cliente até a loja virtual.

Logo após a criação da persona, o próximo passo é criar estratégias para divulgação da loja virtual. E as principais são:

1 - Crie um site responsivo

Crie um site com páginas que informam de maneira clara e objetiva os seus produtos. Pense também em desenvolver uma página que responde rapidamente os acessos do leitor.

Além disso, não se esqueça da identidade visual, e cheque se todos os links do site estão funcionando com perfeição.

Esses detalhes são fundamentais para os usuários, pois isso chama a atenção dele e melhora a experiência do usuário na página.

2 - Invista em canais de atendimento

Além de um site responsivo, a empresa que deseja aumentar suas vendas online deve oferecer um canal de atendimento virtual ao cliente.

Uma ferramenta muito usada pelas empresas é o Chatbot, software que simula uma conversa humana por chat com respostas pré programadas das perguntas dos leitores.

Esse software ajuda na diminuição do trabalho burocrático de responder dúvidas frequentes e ele pode funcionar 24 horas por dia, aumentando o período de atendimento aos clientes.

3 - Divulgue a loja nas redes sociais

Utilizada por 62% dos brasileiros, segundo pesquisa da Hootsuite, as redes sociais podem ser um universo de oportunidades para novos negócios.

Essas mídias podem ser usadas para divulgar a loja virtual e produzir conteúdo direto e informativo para os seguidores.

Além disso, é crucial fazer a divulgação da marca nas redes sociais. Mantenha a comunicação com o público, converse e responda dúvidas e sugestões. Isso vai aprimorar o seu funil de vendas.

Isso aumenta o engajamento dos seguidores na página e a relevância da marca, aumentando a confiança dos leitores com a companhia.

Aumente as suas vendas pela internet

A internet tornou-se uma oportunidade para muitas empresas aumentarem as suas vendas.

Mas, devido a concorrência acirrada do mercado, é fundamental a empresa buscar estratégias de divulgação para se destacar no mercado.

Antes de tudo comece pelo planejamento. Pois, adotar estratégias de divulgação sem conhecer o público dificulta as ações. Crie uma persona (cliente ideal da empresa) para facilitar a identificação do público e iniciar os outros passos.

Após conhecer o público, crie um site que ajuda na experiência do usuário. Para chamar a atenção do usuário, desenvolva uma página que tenha boa identidade visual e que seja rápida para acessar.

Invista também em softwares de atendimento no site. Uma das boas ferramentas de atendimento são os Chatbots, que são robôs que simulam uma conversa humana por chat. Com esse sistema o atendimento funciona 24 horas e reduz o trabalho de responder dúvidas frequentes dos usuários.

E não esqueça das redes sociais. Essas mídias podem ser usadas para divulgar a loja virtual com conteúdos diretos e informativos para valorizar a marca com seus seguidores. Isso aumenta o engajamento e a relevância da página com os leitores.

Com essas dicas a empresa terá mais chances de aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

 

Posts relacionados