O que é intermediador de pagamento e quais são suas vantagens?

Escrito em 04 de Janeiro de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

Para turbinar as suas vendas e tornar o seu negócio uma referência no mercado, entender o que é intermediador de pagamento é uma prática essencial. Não importa se você tem um e-commerce, um clube de assinantes ou um marketplace, ter um intermediador de pagamento online pode fazer toda a diferença para a sua loja! 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O Brasil evoluiu muito nos últimos anos ao propor novas soluções de pagamento para o consumidor. Para você ter uma ideia, o valor das compras com instrumentos de pagamentos e cartões de crédito e débito registrou 500% de crescimento em dez anos.

Essa marca incrível não foi atingida de uma hora para a outra. Já faz um bom tempo que as empresas têm investido em meios de pagamento que funcionem corretamente, que ofereçam um ambiente seguro e que sejam bem aceitos pelo público. 

Se você realmente quer que seu negócio tenha credibilidade e que a jornada de compra de seus clientes seja valorizada, é imprescindível entender o que é intermediador de pagamento e aplicar essa estratégia em sua companhia. 

Para saber tudo sobre o assunto e conhecer soluções de pagamento para o consumidor, basta ler este artigo até o fim! 

O que é intermediador de pagamento?

Entender o que é intermediador de pagamento é crucial para quem deseja atender às demandas dos clientes. Afinal, em um mercado tão acirrado e com consumidores mais exigentes do que nunca, é fundamental disponibilizar meios de pagamentos funcionais e que ofereçam boas experiências. 

Como o próprio nome sugere, um intermediador de pagamento é o responsável por fazer a conexão entre a loja online e o consumidor. O primeiro disponibiliza os serviços e os produtos e o segundo, após a escolha dos itens, efetua o pagamento.

Todo esse processo acontece dentro do ambiente online e obedece a premissas básicas, como segurança e transparência. Aliadas a elas, a agilidade e a praticidade também são valorizadas. Afinal, todo cliente merece uma boa experiência, não é mesmo? 

Compreendeu o que é intermediador de pagamento? Então, agora é a hora de conhecer as oito vantagens de contratar um!

O que é intermediador de pagamento: conheça as soluções de pagamento para o consumidor

Agora que você já sabe o que é intermediador de pagamento, você conhecerá as vantagens de adotar soluções de pagamento para o consumidor em seu negócio. 

1. Segurança para o consumidor

Já sabemos que a virtualidade tomou conta do mundo e que todos os acessos são monitorados de alguma forma. Por isso, muita gente ainda tem receio de conceder suas informações em um ambiente online. 

Nesse ponto, a intermediação de pagamentos online funciona como uma necessidade. Isso porque ele dispõe de solução antifraude. Assim, prevê a verificação contínua de ações suspeitas. Por exemplo, se há diversas tentativas de compras simultâneas sem sucesso, o sistema já alerta para a possibilidade de fraude.

Outro ponto que garante a segurança é que em cada compra o campo de informação do CVV (código de verificação do cartão de crédito) não permite a gravação dos números para compras futuras. Logo, toda vez que o usuário deseje efetuar um compra, ele precisará informar o código.

2. Implementação facilitada

Não há segredo na implantação do novo sistema depois que você contratá-lo. Afinal, ele se comunica de forma rápida e fácil com o provedor de sua empresa. Além disso, efetua essa tarefa sem requerer melhoria de tráfego, já boa parte do sistema roda em ambiente externo.

Aliada a isso, a integração do sistema de vendas com os demais setores permite o início imediato do processo de compras e o pagamento online do consumidor. Outra vantagem é que a habilitação dos campos de preenchimento e clique prevê um acesso interativo, dinâmico e visualmente inteligente.

3. Auxílio nas cobranças

O sistema disponibilizado por um intermediador de pagamento online está preparado para vendas pontuais ou recorrentes. Esse processo flexibiliza a cobrança em casos de inadimplência para aqueles que têm contrato de prestação de serviços.

A solução pode ser parametrizada para o envio de cobranças por e-mail, assim como o cálculo de juros e multas. Em casos de determinação da data de vencimento pelo cliente, a plataforma estará apta a reconhecer os pagamentos efetuados no período e a auxiliar no processo sistematizado de conciliação financeira.

4. Diversidade nas formas de pagamento

Com uma ferramenta online e inteligente, sua empresa poderá oferecer ao consumidor variadas formas de pagamento. Assim, poderá atender à realidade de crédito e finanças que cada um dispõe.

Há consumidores que optam pelo uso do cartão de crédito para realizar suas compras e fazer uma melhor gestão financeira. Para aqueles que não têm disponibilidade de crédito ou limite apropriado, tanto o boleto quanto a transferência bancária podem ser uma alternativa viável.

5. Assunção dos riscos das transações pelo intermediador

Essa é uma vantagem que você vai querer conhecer. Ao contratar os serviços de um intermediador de pagamento, ele assume todos os riscos das transações. O mesmo acontece em caso de inadimplência, pois ele ficará responsável pelas cobranças e recebimentos. Logo, o seu negócio não será afetado. 

6. Redução de custos para a empresa

Com expertise de mercado, o intermediador tem uma relação mais próxima com as instituições financeiras de cartão de crédito. Isso aumenta o poder de negociação e reduz o valor das tarifas de cada transação. 

Como você não absorve os problemas com a inadimplência, os custos com vendas realizadas e não recebidas também diminuem. Isso porque o intermediador de pagamento irá cobrar apenas pelos serviços efetivos, além de todo o suporte. Logo, você e sua equipe ficam livres para se concentrar na captação de novos clientes e no aumento das vendas.

Tem um marketplace e quer saber mais sobre o processo de pagamento? Então, leia: “Processo de pagamento para marketplace: os 5 maiores desafios”. 

7. Checkout transparente

A experiência de compra do consumidor em um ambiente online determina a satisfação que ele desenvolve ao longo de um período. A fidelização é progressiva e, para acontecer, depende de alguns fatores, como segurança, praticidade e personalização. Isso gera um grau elevado de importância e pertencimento.

Assim, quando ele percebe que há uma preocupação genuína em facilitar o seu pagamento e que o checkout transparente é valorizado, ele retorna mais vezes. É também possível que isso aumente o ticket médio. Logo, como consequência natural, o cliente propaga esse bom atendimento em suas redes sociais e de amigos.  

Buscar por formas de pagamento para loja virtual esbarra no desejo de prestar um serviço de excelência e confiável. Por isso, contar com uma ferramenta fornecida pelo intermediador de pagamento online pode ser o melhor caminho para abrir vantagem competitiva e imprimir mais autoridade à marca.

8. Intermediadora de pagamentos

Entre as empresas intermediadoras de pagamento, a iugu se destaca por ser uma plataforma de pagamento online completa, com tecnologia robusta e soluções financeiras que otimizam a rotina do seu negócio. 

Além de poder receber a partir de diversos meios de pagamento, como cartão de crédito, Pix e boleto, com a iugu você pode integrar sua base de dados pode ser integrada de forma sistematizada pela API de pagamentos, o que reduz bastante os riscos de erros.

Essa flexibilização produz ganhos concretos tanto para a loja quanto para o usuário, que, satisfeito, poderá retornar mais vezes ao mesmo ambiente. Assim, provavelmente, ele também irá divulgar a excelente experiência de compra e pagamento que teve. 

Nesse artigo, você entendeu o que é intermediador de pagamento e conheceu as vantagens de contratar um.

Além disso, percebeu que as empresas intermediadoras de pagamento podem fazer maravilhas para a sua loja. 

Então, que tal potencializar o seu negócio? Fale com um de nossos especialistas e encontre o plano ideal. 

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

 

Posts relacionados