Descubra se investir em um clube de assinantes é um bom negócio

Escrito em 29 de Janeiro de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

Comprar pela internet já não é mais uma novidade e, como a tecnologia não tem limites, de tempos em tempos ela oferece suporte a uma nova oportunidade de negócios para quem atua no mercado online. A solução da vez, com crescimento expressivo nos últimos anos é o clube de assinantes.

Para quem já tem um e-commerce, incrementar o negócio com essa modalidade pode ser uma boa estratégia para aumentar a visibilidade da marca e a escalabilidade natural em um processo onde talvez não sejam necessários maiores investimentos, evitando o aumento do custo na mesma proporção.

Neste post vamos apontar as principais características e vantagens desse modelo de negócio, além de analisar o cenário no mercado brasileiro e quais são as perspectivas de crescimento futuro, para que você tenha embasamento suficiente sobre a decisão de investir em um novo formato de vendas. Confira!

Como funciona o clube de assinantes e quais são as principais características?

Basicamente, o clube de assinantes funciona com entregas programadas de produtos adquiridos por venda recorrente, valor acordado em contrato e pagamentos mensais por cartão de crédito ou boleto, conquistando a comodidade de comprar sem precisar sair de casa.

A versatilidade é uma característica forte dessa modalidade, pois permite ao consumidor escolher, entre vários planos ofertados, aquele que atenda melhor às suas necessidades e expectativas, sob a ótica da quantidade, qualidade, prazo e preço.

Empresas de entretenimento como a Netflix e o Spotify são referências de clube de assinantes, com um grande número de adesões. Em se tratando de produtos, os mais queridos são vinho, cervejas artesanais, livros, café, produtos de barbearia e beleza feminina.

A exclusividade é outro ponto de atração daqueles consumidores que têm pressa em adquirir um produto ou serviço que mal chegou às “prateleiras”. Ter acesso privilegiado a produtos exclusivos ou com edição limitada demonstra, para muitos, o poder de compras em caráter diferenciado.

Quais são as vantagens de investir nesse modelo de negócio?

Antes de qualquer coisa é preciso analisar o cenário econômico para o segmento do seu negócio e verificar se a rentabilidade está compatível com as transações realizadas pela concorrência.

Se a resposta for negativa, por mais que você se veja relutante em relação à implementação de novas estratégias, permanecer estático pode influenciar o perfil competitivo do seu negócio e comprometer as vantagens conquistadas em um mercado tão volátil.

Se você já tem produtos interessantes que possam ser ofertados por meio de um clube de assinantes, esse talvez seja um bom momento para reformular a loja e criar um mix exclusivo para assinantes.

O clube de assinantes é uma modalidade ainda pouco explorada no país e abre margem para várias categorias de negócio, sendo adaptável às preferências dos consumidores, além de promover uma série de vantagens positivas ao negócio. Conheça algumas delas!

Aumento da fidelização de clientes

Quando o cliente chega a assinar contrato para receber produtos de uma loja virtual é porque está satisfeito com o que é oferecido e não encontrará com facilidade os mesmos produtos nas lojas convencionais.

A fidelização está firmada a partir do momento que ele define um plano e um período de atendimento. Caberá a você e à sua loja manter a qualidade do que é disponibilizado e também a inclusão de novidades para dar continuidade no interesse e na assinatura.

Não se prenda ao pensamento da “única vez”. Como é um mercado em expansão, não demorará até que seu concorrente perceba a manobra e proponha o mesmo formato ao seu cliente.

E se ele se convencer das vantagens, não duvide que ele não pensará duas vezes em romper com a sua empresa para experimentar a concorrência. Recuperar a credibilidade desse cliente será páreo duro diante do que ele acabou de conquistar.

Saia sempre que possível da zona de conforto e investigue seu cliente por meio de pesquisas de satisfação. Ofereça um desconto ou brindes agradecendo pela longevidade do contrato e ótimo relacionamento, demonstrando o quanto ele é importante e o interesse em mantê-lo como cliente.

Maior previsibilidade de vendas

O modelo de assinaturas permite um maior controle sobre as vendas e também sobre o investimento em reposições, pois, é sabido antecipadamente qual será a previsão de vendas de um período futuro, baseado no volume de assinaturas.

A previsibilidade favorece a gestão financeira de despesas e receitas, com a margem de lucro sobre as vendas efetivamente concluídas dentro de mês corrente, resultante do volume de assinaturas e dos planos escolhidos.

Gerenciando de forma sistemática a apuração de resultados será possível atuar preventivamente — na manutenção dos assinantes existentes —, assim como corretivamente — na captação de novos clientes — para suprir a ausência daqueles que optaram por cancelar as assinaturas.

Encontrar esse ponto de equilíbrio é fundamental para a saúde financeira do negócio, pois, em hipótese alguma você poderá deixar de atender a um assinante de acordo como contrato, já que ele paga, sobretudo, pela comodidade.

Melhor gerenciamento do estoque

O estoque costuma ser um gargalo na vida de quem tem um negócio online. A falta de previsão de saída de determinados produtos gera prejuízos tanto pelo investimento parado por muito tempo, quanto pelo vencimento e perda de uma mercadoria com pouco giro.

Por isso, um modelo de clube de assinantes pode ser uma alternativa viável para sanar de vez o problema e, assim, conseguir mensurar o prazo e o volume de vendas com efetividade, sendo possível conter as perdas e o prejuízo, pois dificilmente os produtos ficarão parados por tempo prolongado no estoque.

Redução de custos operacionais

Alguns custos, como de logística, distribuição e entrega, poderão ser mais bem gerenciados conforme o número de assinantes e o volume de produtos previsto nos planos. Com as vendas e envios atendidos por demanda, será mais fácil controlar as atividades, o que reduz o retrabalho e os custos operacionais.

Qual é a previsão do mercado brasileiro para o clube de assinaturas?

Como dissemos, embora exista um grande número de clubes diversos espalhados pelo país, esse ainda é um modelo pouco explorado no Brasil, que aportou por aqui em 2011 vindo dos Estados Unidos.

As modalidades mais praticadas em solo brasileiro são de livros, bebidas, produtos de beleza, entre outros. A tendência é que mais e mais pessoas invistam em um clube de assinantes como modelo de negócio e que também se tornem clientes de algum produto preferencial, fazendo girar a economia de recorrência.

É fundamental entender que em qualquer tipo de negócio há riscos iminentes de perdas e prejuízos, mas também potencialidades de produtividade e lucro se houver um estudo prévio do mercado e planejamento consciente antes de abrir o negócio.

A iugu, empresa especializada em soluções integradas para negócios online, desenvolve e disponibiliza uma plataforma inteligente e personalizada para empresas que atuam como loja virtual e cobrança recorrente, disponibilizando meios de pagamentos online diversos, com checkout transparente, seguro e ágil.

Agora que conhece os critérios para investir em um clube de assinantes, entre em contato com a gente para conhecer melhor nossos serviços e saber como podemos ajudar seu negócio a prosperar. Ficaremos contentes em ajudar você e sua equipe a melhorar ainda mais os processos de vendas e pagamentos online da sua loja!

Posts relacionados