Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Entenda o que é o gateway de pagamento e surpreenda-se com suas vantagens

Escrito em 25 de Setembro de 2018 por Patrick Negri

É gestor de um negócio e quer saber o que é gateway de pagamento? Perfeito! Afinal, essa solução é ideal para quem quer honrar seus compromissos financeiros, ter a saúde financeira em dia e deseja garantir segurança e precisão em seus pagamentos.

Se você quer saber o que é um gateway de pagamento, basta ler este artigo até o fim. Explicaremos, em detalhes, como esse recurso funciona. Fique com a gente! 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O que é gateway de pagamento?

Para saber o que é gateway de pagamento, é preciso entender o contexto do cenário de vendas. Toda vez que uma venda acontece, um processo de acompanhamento é iniciado para garantir o recebimento. 

Quando o pagamento é à vista (em dinheiro ou débito), a transação ocorre de forma simples e é facilmente monitorada. No entanto, quando ele é feito com cartão de crédito e é parcelado, é preciso aplicar um controle mais efetivo para evitar situações de inadimplência e de fraude. Afinal, ninguém quer ter que lidar com transtornos bancários e falhas do fluxo de caixa, não é mesmo? 

Embora a tecnologia tenha evoluído muito e as ferramentas de segurança estejam cada vez mais avançadas, as vendas online ainda estão sujeitas a problemas. Nesse momento, o gateway de pagamento surge como um recurso excelente. Isso porque ele otimiza a comunicação entre o usuário do cartão de crédito, sua empresa e as operadoras (ou bancos) responsáveis pela transação, o recebimento e o repasse financeiro. 

A verdade é uma só: as compras com cartão de crédito demandam tempo! Nesse cenário, o gateway também pode fazer maravilhas por seu negócio, já que facilita todos os processos fiscais e financeiros que acontecem durante esse tipo de pagamento.  Além de oferecer dinamismo, ele transmite os dados com total segurança e libera o pedido com mais rapidez. 

Como um gateway de pagamento ajudará meu negócio?

Agora que você já sabe o que é gateway de pagamento, deve estar se perguntando de que forma ele pode ajudar o seu negócio, certo? 

A resposta é muito simples! Ao optar pelo gateway de pagamento, sua empresa assume o risco financeiro do processo. Em compensação, ele reduz os altos custos com operadoras e o dinheiro pago pelo cliente é creditado diretamente na conta de sua loja. Por meio dessa ferramenta, também é possível acompanhar as contas expiradas e vencidas.

Em outras palavras, o seu negócio fica muito mais ágil, seguro e eficaz. Sem falar que não ter mais dores de cabeça relacionadas a esse tipo de pagamento não tem preço!

Como funciona um gateway de pagamento?

Agora que você já sabe o que é um gateway de pagamento, é preciso saber como ele funciona, não é mesmo? Confira a explicação a seguir! 

O gateway de pagamento está para o pagamento online assim como as máquinas de cartão estão para as lojas físicas. Nesse formato, sua empresa é responsável por entrar em contato com os bancos e as operadoras de crédito, firmando contrato para centralizar as operações.

Os dados dos cartões são inseridos nos sites de compras e protegidos de forma criptografada. Logo, o tráfego de informações acontece de forma segura, por meio do percurso: equipamento do cliente → site do fornecedor → instituição financeira responsável pelo repasse. Simples assim! 

Qual é a diferença entre gateway e intermediador de pagamento?

OK, você já entendeu o que é gateway de pagamento online e sabe como ele funciona. No entanto, não conhece a diferença entre ele e um intermediador de pagamento? Calma, essa dúvida é comum e será explicada a seguir.

Embora o serviço seja bem parecido, há diferenças entre o gateway de pagamento e os intermediários de pagamento. Saiba agora como funciona cada um desses recursos. 

1.Intermediador de pagamento: 

  • faz a ponte entre a empresa, as operadoras de cartão de crédito e os bancos;
  • é responsável pela análise das informações e a aprovação da compra;
  • assina os contratos burocráticos com os bancos e as empresas de crédito;
  • é o encarregado dos repasses à sua empresa;
  • é eficaz; 
  • apresenta um custo de acordo com o comissionamento de cada venda;
  • detém a tecnologia para operacionalizar o processo.

2. Gateway de pagamento:

  • possui um sistema próprio;
  • ajuda na redução de gastos com taxas bancárias e de operadoras;
  • auxilia no processo de desobrigação de firmação de contrato com cada operadora;
  • funciona como um coletor e distribuidor de dados dos cartões de cliente; 
  • não precisa de um intermediador;
  • promove uma comunicação rápida e direta; 
  • favorece o índice de aprovações;
  • contribui para a fidelização dos clientes por ser ágil e eficiente.

Quer saber mais a fundo sobre esse assunto? Então, não deixe de ler: “Quais as diferenças entre um gateway de pagamento e um intermediador?

Como funciona o gateway de pagamento no cenário atual? 

O cliente da atualidade é conectado e pesquisador por essência. Independentemente do tipo de negócio, sua empresa precisa se adaptar a esse novo formato e oferecer a eles as melhores, mais eficientes e rápidas possibilidades de pagamento para suas compras.

Como não há um atendimento físico, com um vendedor à disposição para sanar dúvidas, é fundamental que a plataforma da sua empresa ofereça um mecanismo de compra confiável para inserção dos dados do cartão de crédito e atendimento personalizado ao cliente.

A segurança do gateway de pagamento confere ao seu negócio um status de responsabilidade sobre as finanças crediárias dos seus clientes. Além disso, controla de forma eficiente a gestão de vendas por crédito da sua empresa e, de quebra, maximiza os lucros e minimiza os gastos e riscos de fraudes.

A satisfação e o encantamento do cliente estão atrelados a um bom produto ou serviço e principalmente ao modo diferenciado de como é atendido. Em se tratando de vendas online, a falta do contato físico precisa ser substituída pelas facilidades encontradas antes, durante e depois da compra. Atualmente, essa é a forma mais inteligente de propor um atendimento de excelência, percebe?  

Ciente disso tudo e sabendo agora, em detalhes, o que é gateway de pagamento online e quais as vantagens que ele oferece, que tal adotar essa ferramenta em seu negócio? Não sabe nem por onde começar? A Iugu está aqui para isso! Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas. Será um prazer conversar com você! Fale com nossos consultores