Entenda o que é o gateway de pagamento e surpreenda-se com suas vantagens

Escrito em 25 de Setembro de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

É gestor de um negócio e quer saber o que é gateway de pagamento? Perfeito! Afinal, essa solução é ideal para quem quer honrar seus compromissos financeiros, ter a saúde financeira em dia e deseja garantir segurança e precisão em seus pagamentos.

Se você quer saber o que é um gateway de pagamento, basta ler este artigo até o fim. Explicaremos, em detalhes, como esse recurso funciona. Fique com a gente! 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O que é gateway de pagamento?

Para saber o que é gateway de pagamento, é preciso entender o contexto do cenário de vendas. Toda vez que uma venda acontece, um processo de acompanhamento é iniciado para garantir o recebimento. 

Quando o pagamento é à vista (em dinheiro ou débito), a transação ocorre de forma simples e é facilmente monitorada. No entanto, quando ele é feito com cartão de crédito e é parcelado, é preciso aplicar um controle mais efetivo para evitar situações de inadimplência e de fraude. Afinal, ninguém quer ter que lidar com transtornos bancários e falhas do fluxo de caixa, não é mesmo? 

Embora a tecnologia tenha evoluído muito e as ferramentas de segurança estejam cada vez mais avançadas, as vendas online ainda estão sujeitas a problemas. Nesse momento, o gateway de pagamento surge como um recurso excelente. Isso porque ele otimiza a comunicação entre o usuário do cartão de crédito, sua empresa e as operadoras (ou bancos) responsáveis pela transação, o recebimento e o repasse financeiro. 

A verdade é uma só: as compras com cartão de crédito demandam tempo! Nesse cenário, o gateway também pode fazer maravilhas por seu negócio, já que facilita todos os processos fiscais e financeiros que acontecem durante esse tipo de pagamento.  Além de oferecer dinamismo, ele transmite os dados com total segurança e libera o pedido com mais rapidez. 

Como um gateway de pagamento ajudará meu negócio?

Agora que você já sabe o que é gateway de pagamento, deve estar se perguntando de que forma ele pode ajudar o seu negócio, certo? 

A resposta é muito simples! Ao optar pelo gateway de pagamento, sua empresa assume o risco financeiro do processo. Em compensação, ele reduz os altos custos com operadoras e o dinheiro pago pelo cliente é creditado diretamente na conta de sua loja. Por meio dessa ferramenta, também é possível acompanhar as contas expiradas e vencidas.

Em outras palavras, o seu negócio fica muito mais ágil, seguro e eficaz. Sem falar que não ter mais dores de cabeça relacionadas a esse tipo de pagamento não tem preço!

Como funciona um gateway de pagamento?

Agora que você já sabe o que é um gateway de pagamento, é preciso saber como ele funciona, não é mesmo? Confira a explicação a seguir! 

O gateway de pagamento está para o pagamento online assim como as máquinas de cartão estão para as lojas físicas. Nesse formato, sua empresa é responsável por entrar em contato com os bancos e as operadoras de crédito, firmando contrato para centralizar as operações.

Os dados dos cartões são inseridos nos sites de compras e protegidos de forma criptografada. Logo, o tráfego de informações acontece de forma segura, por meio do percurso: equipamento do cliente → site do fornecedor → instituição financeira responsável pelo repasse. Simples assim! 

Qual é a diferença entre gateway e intermediador de pagamento?

OK, você já entendeu o que é gateway de pagamento online e sabe como ele funciona. No entanto, não conhece a diferença entre ele e um intermediador de pagamento? Calma, essa dúvida é comum e será explicada a seguir.

Embora o serviço seja bem parecido, há diferenças entre o gateway de pagamento e os intermediários de pagamento. Saiba agora como funciona cada um desses recursos. 

1.Intermediador de pagamento: 

  • faz a ponte entre a empresa, as operadoras de cartão de crédito e os bancos;
  • é responsável pela análise das informações e a aprovação da compra;
  • assina os contratos burocráticos com os bancos e as empresas de crédito;
  • é o encarregado dos repasses à sua empresa;
  • é eficaz; 
  • apresenta um custo de acordo com o comissionamento de cada venda;
  • detém a tecnologia para operacionalizar o processo.

2. Gateway de pagamento:

  • possui um sistema próprio;
  • ajuda na redução de gastos com taxas bancárias e de operadoras;
  • auxilia no processo de desobrigação de firmação de contrato com cada operadora;
  • funciona como um coletor e distribuidor de dados dos cartões de cliente; 
  • não precisa de um intermediador;
  • promove uma comunicação rápida e direta; 
  • favorece o índice de aprovações;
  • contribui para a fidelização dos clientes por ser ágil e eficiente.

Quer saber mais a fundo sobre esse assunto? Então, não deixe de ler: “Quais as diferenças entre um gateway de pagamento e um intermediador?

Como funciona o gateway de pagamento no cenário atual? 

O cliente da atualidade é conectado e pesquisador por essência. Independentemente do tipo de negócio, sua empresa precisa se adaptar a esse novo formato e oferecer a eles as melhores, mais eficientes e rápidas possibilidades de pagamento para suas compras.

Como não há um atendimento físico, com um vendedor à disposição para sanar dúvidas, é fundamental que a plataforma da sua empresa ofereça um mecanismo de compra confiável para inserção dos dados do cartão de crédito e atendimento personalizado ao cliente.

A segurança do gateway de pagamento confere ao seu negócio um status de responsabilidade sobre as finanças crediárias dos seus clientes. Além disso, controla de forma eficiente a gestão de vendas por crédito da sua empresa e, de quebra, maximiza os lucros e minimiza os gastos e riscos de fraudes.

A satisfação e o encantamento do cliente estão atrelados a um bom produto ou serviço e principalmente ao modo diferenciado de como é atendido. Em se tratando de vendas online, a falta do contato físico precisa ser substituída pelas facilidades encontradas antes, durante e depois da compra. Atualmente, essa é a forma mais inteligente de propor um atendimento de excelência, percebe?  

Ciente disso tudo e sabendo agora, em detalhes, o que é gateway de pagamento online e quais as vantagens que ele oferece, que tal adotar essa ferramenta em seu negócio? Não sabe nem por onde começar? A Iugu está aqui para isso! Entre em contato com um de nossos especialistas. Será um prazer conversar com você! Fale com nossos consultores

Posts relacionados