Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Meios de pagamentos digitais: como contratar a melhor opção

Veja quais são os meios de pagamentos digitais, as vantagens de cada um e dicas para contratar a melhor opção para seu negócio.

Escrito em 04 de Março de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 15 de Fevereiro de 2021

Os meios de pagamentos digitais são soluções que possibilitam que transações financeiras entre empresas e clientes aconteçam virtualmente. De forma simples, essas ferramentas funcionam como uma ponte entre o consumidor, a instituição financeira e a loja virtual. Dessa forma, atuam oferecendo todos os dados necessários para que a compra se concretize.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo

 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro apresentou um faturamento de R$ 35 bilhões no primeiro semestre de 2019. Em termos comparativos, esse número representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diante desse cenário, é inegável reconhecer que a transformação digital está mudando o rumo dos negócios e do consumo. De acordo com o Internacional Data Corporation (IDC), até 2020, 60% dos investimentos empresarias serão destinados a negócios que incentivem a tecnologia.

Nesse quadro, os meios de pagamentos digitais se destacam. Isso porque todas as transações realizadas no comércio virtual requerem uma forma eletrônica de pagamento.

O Brasil está acompanhando esse movimento de forma intensa. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as metas para a inserção de meios de pagamentos digitais são audaciosas. Afinal, 60% dos pagamentos realizados no país serão feitos eletronicamente em um futuro próximo (nos próximos cinco anos).

Segundo outro estudo do IDC, seis em cada dez brasileiros utilizam meios de pagamentos digitais para realizarem suas compras online. Sobre o assunto, o presidente da instituição para a América Latina, Ricardo Villate, fez a seguinte declaração:

“As pessoas estão movendo de uso tradicional de dinheiro e cartão para pagamentos digitais. Uma coisa chave é a confiança”.

Contra dados não há argumentos, não é mesmo? Dessa forma, com toda essa mudança comportamental relacionada à tecnologia, é possível concluir que as empresas que não se adequarem perderão sua fatia no mercado. Nesse cenário, adotar meios de pagamentos digitais para diversificar e oferecer várias opções para seus clientes, sem dúvida, é uma prática importante.

Quer saber mais sobre meios de pagamentos digitais e conhecer as vantagens de utilizá-los? É só continuar lendo!

Meios de pagamentos digitais: quais são eles e quais são suas vantagens?

meios de pagamentos digitais

Em relação aos meios de pagamentos digitais, é possível citar três principais alternativas:

1. gateways

Esse meio de pagamento digital funciona de modo semelhante ao das máquinas de cartão de lojas tradicionais. Atuando como uma ponte entre lojas virtuais, clientes, bancos e redes adquirentes, por meio dessa ferramenta, o dono de e-commerce processa seus pagamentos com boleto bancário, cartão de débito ou crédito.

Ao utilizar essa plataforma, o dinheiro das vendas cai na conta informada pelo gestor do negócio. Para isso, é preciso que ele tenha contrato com um banco ou com uma bandeira de cartão de crédito.

Vantagens do gateway de pagamento:

  • controle efetivo sobre o fluxo de transações;
  • transações mais ágeis;
  • integração e funcionalidade relevantes, como compra com um clique e sistemas antifraudes;
  • opções de pagamento diversificadas;
  • mais segurança e proteção de dados;
  • comunicação assertiva e simplificada em relação aos dados do cliente e conexão com banco;
  • base de dados preservada;
  • redução de custos e diminuição de fraudes.

Para saber se contratar um gateway de pagamento é uma boa alternativa para o seu negócio, é preciso:

  • analisar se a plataforma de sua loja virtual comporta o gateway de pagamento escolhido; 
  • estudar as taxas cobradas pelas administradoras de cartões e pelos bancos, fazendo um paralelo com a tarifa cobrada pelo gateway.

2. integração direta

Na integração direta não existe um intermediador que conecte o e-commerce com a empresa adquirente (a companhia que estabelece a conexão com a loja virtual). Sendo assim, a gestão da operação fica a cargo do lojista.

De forma simples, por meio da integração direta, o gestor faz uso das máquinas virtuais de cartão de crédito, assumindo a viabilidade da compra. Isto é, nessa modalidade de pagamento, o dono da loja virtual é o responsável por verificar se o cliente tem saldo suficiente para efetuar a compra.

Vantagens da integração direta:

  • redução de custos operacionais com gateways e intermediadores;
  • uma única tarifa (da operadora de cartão de crédito)

Para saber se contratar uma  integração direta é uma boa alternativa para o seu negócio, é preciso:

  • contar com uma infraestrutura robusta de pagamentos para poder assumir o sistema; 
  • ter uma equipe que ofereça suporte tecnológico e controle da segurança; 

  • monitorar continuamente para evitar fraudes e invasões; 

  • fazer parcerias com cada uma das bandeiras para diversificar os pagamentos.

3. intermediador

Por meio de um intermediador de pagamento, o lojista terceiriza o pagamento de seu e-commerce para outra empresa. Dessa forma, ela se torna a responsável por fazer a conexão entre a loja e o cliente. Para isso, ela cobra uma taxa para cada transação feita.

De forma simplificada, a empresa intermediadora de pagamento entra em ação assim que o seu cliente finaliza a compra. Nessa hora, ele é encaminhado para o site da intermediadora. Lá, ele efetua o cadastro, escolhe a sua opção de pagamento e, logo, finaliza a aquisição.

Vantagens do intermediador:

  • redução de custos e de burocracia;
  • mais diversidade de pagamentos;
  • menos preocupação com análise de crédito e segurança, já que o responsável por essas questões é o intermediador.

Para saber se contratar um intermediador é uma boa alternativa para o seu negócio, é preciso:

  • verificar se as taxas cobradas continuarão as mesmas;
  • analisar a quantidade de processos financeiros por segundo que o intermediador suporta para, assim, evitar problemas em horários de pico;
  • fazer um quadro comparativo, analisando a perspectiva de vendas de seu negócio, o valor da taxa cobrada pelo intermediador e o valor cobrado por outros meios de pagamentos digitais, como o gateway.

Case vittude

Como escolher os melhores meios de pagamentos digitais?

Agora que você já sabe como funcionam os principais meios de pagamentos digitais, suas vantagens e pontos a serem analisados, para escolher o melhor deles, é preciso estudar o seu público-alvo, considerando suas expectativas e preferências.

Além disso, é importante considerar as tarifas cobradas por cada plataforma e, assim, compará-las com o seu faturamento em vendas.

Para te auxiliar nesse momento de escolha do melhor meio de pagamento digital, a iugu preparou um infográfico completo sobre sistemas de pagamentos, confira: 

Infografico_-_Como_escolher_o_melhor_sistema_de_pagamento_online

Ressaltamos ainda o ponto essencial:  a segurança das transações comerciais. Desse modo, é crucial analisar se a sua empresa pode arcar com essa questão ou se é mais interessante optar por uma companhia que dê um ótimo suporte. Afinal, é a reputação do seu negócio que está em jogo.  

Nesse contexto, uma boa solução pode ser contar com parcerias que ofereçam credibilidade e excelente suporte. Para isso, você tem a iugu. Afinal, nossa plataforma pode fornecer a você a melhor estratégia em termos de meios de pagamentos digitais. Quer, afinal, potencializar suas vendas de uma vez por todas? É só clicar aqui!

Conheça nossos planos