Lifelong Learning: o conceito e a importância para a carreira

Escrito em 05 de Setembro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Nos últimos dez anos, a tecnologia avançou a passos largos, transformando diretamente a vida em sociedade e, consequentemente, as exigências do mercado profissional. Com as demandas cada vez mais complexas de um mundo em constante transformação, muitos profissionais tiveram que se adaptar ao lifelong learning.

O termo, que significa “aprendizagem ao longo da vida”, tem como objetivo transformar a ideia de que o aprendizado termina quando saímos da escola ou recebemos um diploma universitário.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra o que é lifelong learning e todas as vantagens de adotar essa abordagem educacional!

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é lifelong learning?

O lifelong learning é o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades mesmo após a conclusão da educação formal.

Em outras palavras, ele pode ser definido como um aprimoramento contínuo, voluntário e automotivado de habilidades ao longo de toda a vida, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal.

Apesar de ser amplamente difundido na atualidade frente aos avanços tecnológicos e a digitalização, o conceito surgiu ainda na década de 70, quando a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) lançou o manifesto Recurrent Education: A Strategy of Lifelong Learning, para incentivar a educação continuada ao longo da vida.

De lá para cá, muita coisa mudou, mas a busca pelo aprendizado constante  por meio de diferentes fontes continua sendo fundamental para a sobrevivência em uma sociedade em transformação.

Qual é a importância do lifelong learning?

Aquilo que aprendemos ao longo da vida nas salas de aula se torna, a cada ano, mais defasado. 

O relatório Learning and Earning, realizado pela The Economist, mostrou que, enquanto o ensino superior ainda é considerado importante para muitas atividades, os empregadores tendem a não confiar somente em um diploma. 

Segundo o material, o desenvolvimento de experiências e a vontade de desenvolver novas habilidades são cada vez mais importantes na contratação de profissionais. 

E essa preocupação com a educação contínua já aparece nas pesquisas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, 73% dos americanos se consideram aprendizes para a vida toda.

Diante desse cenário, não dá para ficar para trás. 

Além de maiores chances de empregabilidade, o conceito de  lifelong learning também traz benefícios para a vida pessoal, expandindo os horizontes daqueles que adotam esse método de aprendizagem e garantindo que estejam sempre atualizados com as novas tecnologias.

Para as empresas, isso representa colaboradores mais criativos, inovadores, preparados para os desafios e com diferentes fontes de conhecimento – habilidades que podem ser aplicadas às diferentes áreas da empresa e proporcionam crescimento e competitividade nos negócios.

Os 4 pilares do lifelong learning: veja quais são

De acordo com a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), organização que representa o conceito ao redor do mundo, os pilares do lifelong learning são os seguintes:

  • Aprender a conhecer: o primeiro pilar refere-se a obtenção do conhecimento a partir de uma postura questionadora, pautada no pensamento crítico e na reflexão sobre os temas;
  • Aprender a fazer: é o aprendizado “mão na massa”, com desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a boa comunicação, a proatividade e desafios;
  • Aprender a conviver: o terceiro pilar diz respeito ao desenvolvimento da empatia e da interação com o próxima como forma de troca de conhecimento;
  • Aprender a ser: como o nome sugere, é o aprendizado focado no modo de agir. Aqui, preza-se pelo desenvolvimento da autonomia para o aprendizado, assim como o da responsabilidade sobre a própria educação.

Lifelong learning na prática: 5 dicas para aplicar a metodologia

Até aqui, conhecemos a importância do lifelong learning e os benefícios para profissionais e empresas. Agora, é hora de conhecer algumas dicas para aplicar essa metodologia na prática. Confira.

1. Qualifique-se e mantenha-se atualizado

Como mencionamos logo no início do texto, o ensino adquirido durante a graduação se torna defasado ao longo do tempo, principalmente frente às inovações do mercado.

Sendo assim, é preciso aprofundar os conhecimentos e criar bases sólidas na educação. Para atingir esse objetivo, busque por cursos de qualificação e participação em palestras. 

A partir disso, você pode melhorar as habilidades que já têm, adquirir novas e ainda trocar conhecimentos com pessoas diferentes.

2. Pense fora da caixa

Há quem pense que o lifelong learning só pode ser praticado a partir da compra de cursos caros. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Afinal, o aprendizado não está restrito apenas às certificações, mas sim a postura voltada ao estudo, e esta pode ser exercitada de diferentes formas: livros, conversas entre amigos e colegas, webinars e podcasts são só alguns exemplos de como praticar a aprendizagem.

3. Identifique pontos de melhorias

Todos nós possuímos pontos fracos e fortes. Mas para traçar uma estratégia de aprendizagem contínua e melhorias de habilidades, é preciso conhecer, a fundo, quais são eles. 

A partir dessas informações, você poderá se conhecer melhor, saber o que pode ser aprimorado e criar um caminho assertivo para alcançar tais objetivos.

4. De olho nas tendências

Como você deve saber, as transformações não param, e é fundamental estar sempre por dentro das principais tendências do mercado a fim de se manter competitivo.

Por isso, tente conversar com especialistas da sua área, ficar por dentro de pesquisas e aprender novas habilidades para melhorar os insights, como a análise de dados.

5. Crie uma rotina

A palavra rotina pode despertar calafrios em algumas pessoas. Afinal, é comum que ela seja associada à mesmice e ao tédio.

No entanto, a rotina é algo extremamente vantajoso para o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional.

Portanto, a dica é criar um compromisso diário com o lifelong learning. Estabeleça os dias e horários, assim como os tópicos a serem estudados. 

Dessa forma, será muito mais fácil manter-se motivado. Se precisar de variedade, você pode testar formas ou lugares diferentes para estudar, como, por exemplo:

  • Estudar em parques;
  • Estudar em bibliotecas;
  • Estudar com amigos e colegas de trabalho;
  • Utilizar a gamificação nos estudos.

Com a tecnologia, você vai mais longe

O lifelong learning é uma postura fundamental para quem deseja sair na frente em um mundo competitivo e repleto de inovações tecnológicas que se multiplicam a cada ano. 

E como a aprendizagem e a tecnologia caminham juntas, não há nada melhor do que contar com a ajuda do digital para aprofundar os conhecimentos e aprender de formas diferentes, certo?

Confira o que são EdTechs e descubra como elas estão mudando o futuro da educação!

E para ficar por dentro das novidades sobre mercado financeiro, tecnologia e meios de pagamento, basta assinar a newsletter da iugu!

CTA Assine a News do Blog 1

Posts relacionados

Mão mexendo em uma calculadora em mesa cheia de papéis.