Empresas Home Office: 15 Exemplos na área de tecnologia

Escrito em 26 de Outubro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O home office, ou trabalho remoto, é um dos modelos de trabalho que veio com certeza para ficar. Tido como uma ação emergencial durante a pandemia, o modelo de trabalho já é adotado por diversas empresas de tecnologia.

Ao apostar no trabalho a distância, as empresas também investem em ações que facilitam o trabalho, com metodologias ágeis, maior integração das equipes e até mesmo oferecendo a possibilidade de trabalho híbrido, com alguns dias de trabalho presencial.

O fato é que o trabalho remoto vai continuar sendo uma realidade para muitas empresas. Neste artigo selecionamos 15 empresas tecnológicas que apostaram no home office definitivo e te contamos como você pode se adaptar a essa nova realidade. Continue a leitura!

Por que as empresas estão investindo em home office?

Passado o período que o home office foi adotado de forma emergencial, muitas empresas decidiram adotar o full home office. Ou seja, o trabalho é integralmente remoto. 

Embora a maioria das empresas ainda não tenha essa percepção, na área da tecnologia fica perceptível que as equipes podem trabalhar a distância tão bem quanto trabalhavam no escritório. 

Entre as muitas vantagens do full home office, podemos citar:

1.Ganhos na produtividade

Ao contrário do que algumas empresas esperavam, o home office se mostrou mais produtivo do que o trabalho presencial.

Em uma pesquisa da Unisys, realizada na América Latina, 77% dos líderes de equipe observaram ganhos na produtividade com equipes em home office.

2.Melhorias na qualidade de vida

O tempo gasto com deslocamento e os ganhos com mais tempo para hobbies ou presença familiar são os motivos principais para que os colaboradores não queiram voltar ao escritório. 

Segundo uma pesquisa do Talenses Group, apenas 5% dos entrevistados gostariam de voltar ao trabalho presencial.

3.Flexibilidade de horários

Além de adotar o full home office, muitas empresas tornaram seus processos de produção assíncronos. Isso significa que os colaboradores podem ter horários flexíveis, com menos imediatismo e mais planejamento.

A comunicação assíncrona também incentiva que os colaboradores sejam mais pró-ativos e menos ansiosos, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

4.Redução de custos

Outro ponto importante para que as empresas invistam no full home office é a redução de custos. Sem a necessidade de arcar com custos de grandes escritórios, ficou mais barato manter equipes mais robustas.

Quais empresas são Home Office?

O estilo full home office ainda está engatinhando entre as empresas brasileiras e estrangeiras, mas muitas da área de tecnologia já adotam esse modelo e defendem que seguirão assim por definitivo. 

Selecionamos quinze empresas home office que seguem o modelo por tempo indeterminado, com investimentos em melhorar o trabalho a distância e a comunicação entre os colaboradores.

1.Twitter

O Twitter foi uma das primeiras empresas a anunciar o trabalho remoto como definitivo. Ainda em maio de 2020, o então CEO, Jack Dorsey, anunciou que dali em diante o trabalho no Twitter seria integralmente a distância. 

A decisão também deixou claro que a regra se aplica a cargos que possibilitam esse teletrabalho, mantendo então outras posições fora do home office.

2.BRQ Digital Solutions

A BRQ Digital Solutions, que trabalha com transformação digital, decidiu também optar pelo modelo full home office. 

A decisão ocorreu após uma pesquisa interna que concluiu que 50% dos colaboradores se sentiam mais produtivos trabalhando a distância, enquanto 72% alegaram ter mais qualidade de vida ao trabalhar em casa.

3.Ticket 

A Ticket foi uma das pioneiras ao adotar o sistema home office, implementando-o desde o ano 2000.

A ideia surgiu com a necessidade de reduzir os custos e aumentar a produtividade para enfrentar os concorrentes que surgiram no mercado.

Além de ser integralmente a distância, a empresa também fornece todo o equipamento necessário para o trabalho, como mesa, cadeira, computador, periféricos, etc.

O custo com energia elétrica também é reembolsado pela empresa.

Caso o colaborador tenha equipamentos próprios, a Ticket também custeia o necessário para adaptações e melhorias do home office. 

4.Locaweb 

Na Locaweb, os setores de marketing e tecnologia são autorizados a trabalhar em home office desde a fundação da empresa. Atualmente, cerca de 30% dos colaboradores trabalham em full home office.

5.Hype50+

A Hyper50+ é mais uma empresa que notou aumento de produtividade e ganhos financeiros com a implementação do full home office, adotado atualmente pela empresa de forma definitiva.

6.LafargeHolcim

A LafargeHolcim, uma multinacional suíça do ramo de materiais de construção, ainda está passando pelo processo de implementação do home office. Atualmente, apenas 1,5 mil estão seguindo esse método de trabalho.

Com mais de 130 fábricas espalhadas pelo mundo, a empresa espera aumentar a porcentagem de colaboradores em full home office, visando economizar com custos de escritório.

7.XP Inc

A XP Inc é mais uma gigante de tecnologia que optou pelo full home office. A empresa declarou o fechamento dos escritórios em São Paulo e anunciou que irá inaugurar uma sede social, visando oferecer um espaço para socialização dos colaboradores, quando estes quiserem ir até à empresa. 

8.3M

A 3M começou a implantar o teletrabalho há pouco mais de 10 anos, mas somente para o setor de vendas. A cada três meses, os diretores se reúnem com os colaboradores das regionais e visitam clientes, reforçando a conexão pessoal do trabalho.

Para os colaboradores em home office, a empresa fornece notebook, celular e tablets. 

9.T-Systems do Brasil

A empresa de telefonia T-Systems também passou a adotar o home office na sede do Brasil antes mesmo da pandemia.

A empresa está implementando o processo em larga escala gradualmente, mas já anunciou que em breve o trabalho a distância será realidade para a maioria dos colaboradores.

10.Datalege Consultoria

A Datalege Consultoria é outra empresa que adotava o home office de forma opcional antes da pandemia e hoje adota o sistema full home office para todos os colaboradores. 

11.Crowe Auditoria

A Crowe Auditoria já trabalhava com o modelo de home office antes da pandemia, de forma opcional e com encontros entre os colaboradores. Com o isolamento social, a empresa optou pelo full home office definitivo. 

12.Xerpay

A Xerpay, uma empresa tecnológica de serviços financeiros, realizou uma pesquisa interna para entender como os funcionários preferem trabalhar. O resultado foi de 94% favorável a continuar em home office.

Atualmente, a empresa dá o benefício do trabalho a distância conforme uma avaliação prévia, que deve ser feita após a solicitação do colaborador pelo home office.

13.will bank

O banco digital will bank decidiu adotar o home office de forma liberal, mas atendendo a grande parte dos colaboradores, como os mais de 260 funcionários espalhados pelo Brasil. 

A empresa atualmente mantém uma sede em Vitória (ES) e São Paulo (SP), onde mantém parte das equipes em trabalho presencial.

14.TutorMundi 

A TutorMundi, que já trabalhava com modelo híbrido no Cubo, uma unidade de coworking do Itaú, agora vai funcionar como full home office. O objetivo da empresa é expandir a contratação de colaboradores para além de São Paulo.

15.Dock

Anteriormente à pandemia, a Dock já estabelecia o home office para alguns setores da empresa, conforme a necessidade dos colaboradores. 

Ao adotar o home office durante o período de isolamento social, a empresa observou ganhos com a resolução de problemas, além de que 45% dos colaboradores se disseram totalmente adaptados ao home office.

A empresa optou então por entregar os escritórios alugados e manter o full home office de maneira definitiva. 

Como trabalhar com tecnologia em Home Office?

O setor de tecnologia é considerado um dos mais simples para implementar o full home office, mas é um consenso de que a comunicação deve ser priorizada.

Ao trabalharmos com o desenvolvimento de software, por exemplo, é imprescindível que a equipe esteja em sintonia.

Para solucionar isso, podemos implementar metodologias ágeis.

Se você é um profissional de TI que busca trabalhar em home office, certifique-se de investir tempo em técnicas de produtividade e comunicação.

Com a grande adesão das empresas tecnológicas por esse modelo de trabalho, será fácil conquistar a vaga que deseja.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre carreira na tecnologia, conheça as 17 certificações em TI mais requisitadas do Brasil.

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex