Confira como integrar API de pagamentos ao ecommerce

Escrito em 21 de Outubro de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Você já pensou em integrar API de pagamentos ao seu site de vendas? O e-commerce é uma realidade para muitos negócios. Para atingir bons resultados, é necessário um foco contínuo na experiência do cliente.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Esse trabalho passa, entre outras coisas, pelo gerenciamento das funcionalidades internas da página web. Cada item deve ser escolhido para evitar bugs e erros no processo de vendas. Além disso, precisa ser otimizado para garantir o máximo de performance de modo contínuo.

Os cuidados valem, principalmente, para a instalação de uma ferramenta para gerir os seus pagamentos. Veja, a seguir, como a empresa pode integrar uma API de pagamentos sem riscos!

Por que é importante integrar API de pagamentos ao seu e-commerce?

Um dos momentos críticos do processo de vendas de qualquer produto é a hora em que ele é pago. A empresa precisa garantir que nenhum detalhe na infraestrutura do site esteja mal configurado. Além disso, todas as ferramentas utilizadas para gerenciar os processos precisam estar alinhadas aos padrões mínimos de qualidade.

A integração da API de pagamentos, quando bem feita, garante que a experiência do usuário será robusta na hora de enviar, processar e validar as suas informações. Isso reduz dramaticamente as chances de ele deixar de comprar algo por ter tido problemas para fazer o pagamento.

Em outras palavras, a boa integração da API de pagamentos aumenta as chances de o site ter uma experiência de uso de alta qualidade. Isso destacará a empresa diante da concorrência e no seu mercado de atuação. Ou seja, criará competitividade para o empreendimento.

Quais os ganhos que a empresa tem ao integrar uma API ao seu site de vendas?

O uso de uma boa API de pagamentos integrada ao site de vendas pode trazer vários benefícios. Confira, a seguir os quatro principais!

Redução de custos

A API reduzirá o gasto com a manutenção da página de vendas. A empresa conseguirá fazer a gestão dos recursos de um modo mais simples e prático. Afinal, não terá que lidar com a construção e atualização de um software complexo para manter tudo funcional.

Fidelização de clientes

Os clientes ganharão uma melhor experiência de uso ao navegar pelo site e fazer compras. Isso garante ao negócio mais facilidade para fidelizá-los. Como consequência, o fluxo de receitas em médio e longo prazo será mais robusto e previsível.

Maior segurança

A API de pagamentos dá mais segurança para a transferência de dados. Os métodos utilizados para o compartilhamento de registros serão mais padronizados e fáceis de ser controlados. Assim, o time de TI conseguirá evitar brechas de segurança e maximizar o controle sobre o modo como as informações são gerenciadas.

Como integrar a API de pagamentos ao seu site?

Para integrar a API de pagamentos à sua página web sem correr riscos, alguns cuidados devem ser tomados. Eles melhoram a configuração da interface e, como consequência, ajudam a empresa a reduzir os riscos de falhas acontecerem. Confira os principais passos que devem ser tomados!

Conheça a documentação

A documentação é o principal registro que a empresa deve utilizar para conseguir otimizar a implementação da sua API de pagamentos. Ela orienta os profissionais de TI sobre quais comandos podem ser utilizados e os detalhes de cada funcionalidade.

Ao mesmo tempo, auxilia na verificação de possíveis erros e os caminhos para solucioná-los. Em outras palavras, a documentação é o guia ideal para as empresas que pretendem integrar uma API de pagamentos com a equipe de TI interna.

Todos os detalhes necessários para evitar riscos de segurança e problemas operacionais estão nela. Assim, a empresa consegue reduzir falhas e garantir um alto retorno sobre o seu investimento.

Faça os ajustes de segurança

A API de pagamento lida com um tipo de informação muito sensível. Justamente por isso, a empresa deve garantir que os controles de privacidade e segurança estejam bem ajustados. Afinal de contas, qualquer vazamento de registros durante um pagamento pode prejudicar a imagem do negócio e, até mesmo, levar a multas.

Durante a integração da sua API de pagamentos, não deixe de realizar todos os ajustes de segurança para que o número de brechas seja o menor possível. Valide cada configuração, aplique os controles necessários e não deixe de monitorar os recursos. Assim, os seus clientes terão toda a confiabilidade necessária para fazer compras com a sua empresa.

Realize testes antes de disponibilizar a ferramenta ao público-alvo do site

Ninguém gosta de utilizar recursos de TI que não apresentam uma performance contínua. Para garantir que esse tipo de problema não ocorra com a sua API de pagamentos, não deixe de realizar testes antes de disponibilizá-la ao seu público. Isso reduz os problemas de funcionamento e melhora a qualidade da integração.

Os testes podem ser manuais ou automatizados. O importante é coletar o máximo de informações sobre possíveis bugs e problemas de segurança de dados. Desse modo, a equipe conseguirá corrigir os problemas e entregar uma API com alta performance.

Conte com a ajuda de um especialista

Quase toda empresa moderna conta com uma equipe de TI para gerenciar a sua infraestrutura. Mas nem sempre os profissionais estão prontos para executar todos os processos necessários. Nessas horas, ter o apoio de um especialista é fundamental.

A iugu pode ser o parceiro do seu negócio durante a integração da API de pagamentos à sua página web. O nosso time consegue ajudar você a escolher a melhor solução para a sua empresa. Ao mesmo tempo, pode apoiar os seus especialistas para identificar possíveis pontos que demandam atenção, corrigir erros e otimizar todas as configurações.

Com o apoio da iugu e as nossas ferramentas, você poderá montar uma página de vendas robusta e dentro dos melhores padrões do mercado. Isso dará para a sua empresa um posicionamento de ponta na web: a marca será reconhecida como uma página de vendas moderna, eficiente e com a melhor experiência de uso.

Por isso, não deixe de buscar o apoio de nossos especialistas quando for integrar uma API de vendas na sua página de e-commerce. Isso dará ao seu time de TI a habilidade de focar as rotinas mais importantes sem comprometer os resultados. Ou seja, o seu retorno sobre o investimento será o maior possível sempre!

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, fale com a gente!

Posts relacionados