Como e por que investir em um sistema de cobrança recorrente?

Escrito em 29 de Novembro de 2018 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Para oferecer uma experiência de compra online agradável, fluida e que vai ao encontro das necessidades do consumidor moderno, é preciso se destacar. Por isso, conhecer a fundo um sistema de cobrança recorrente pode ser a peça que faltava para o sucesso do seu negócio.

Pelo distanciamento que tem do consumidor, esse tipo de negócio exige uma atenção diferenciada do empreendedor quanto aos recursos disponibilizados no ambiente virtual, para passar mais confiabilidade, além de um checkout transparente ágil e seguro.

Se você está à frente de um negócio digital, vai desejar saber mais sobre o sistema de cobrança recorrente, o que ele é capaz de fazer pela sua empresa e como ele pode melhorar a experiência de pagamento do cliente.

Confira neste post como e por que adotar um sistema de cobrança recorrente no seu negócio.

O que é o pagamento recorrente?

É o tipo de cobrança automática periódica, ou seja, a contratação de uma prestação de serviço que necessita de pagamentos periódicos para manter o serviço, em uma espécie de assinatura, que pode ser semanal, mensal ou anual.

Com uma concorrência digital cada vez mais acirrada, a cobrança recorrente se tornou uma prática interessante para conseguir a previsibilidade da receita, fidelização de clientes e estoque enxuto.

Nesse modelo de negócio, a recorrência do pagamento se dá com a autorização do consumidor para cobrança por:

  • Boleto;
  • Débito automático em conta autorizado;
  • Cartão de crédito — em data específica e prazo determinado, podendo ser renovado e mantido o sistema de cobrança recorrente.

Por que adotar um sistema de cobrança recorrente?

Seja qual for o tipo de serviço contratado e o meio de pagamento escolhido pelo cliente, você precisará de um bom sistema de cobrança recorrente para evitar fraudes, cobranças equivocadas ou falhas no controle financeiro.

Um bom sistema permite ao consumidor efetuar suas compras com segurança, sem se preocupar com riscos quanto à informação de dados pessoais ou cobranças indevidas.

O mesmo sistema vai permitir que seu time financeiro identifique com facilidade os clientes pagantes, favorecendo a conciliação financeira.

O consumidor da atualidade é versátil e gosta de comprar de quem busca entender seus anseios e suas necessidades, por isso, costuma passear por vários sites ao mesmo tempo, até se decidir por aquele que disponibiliza além de um serviço de qualidade, alguns diferenciais, sendo um deles a facilidade de pagamento online.Case Dog Hero

Como funciona o sistema de cobrança recorrente para SaaS?

O sistema de cobrança recorrente para SaaS é o modelo do futuro, com armazenamento em nuvem e acesso remoto.

Sem a necessidade de instalar um programa específico, a gestão pode ser toda realizada de forma online, de um modo ágil e efetivo, como se estivesse no computador do escritório.

O modelo SaaS elimina custos com licença de uso de software, instalação e manutenção, além de redirecionar e melhor posicionar os profissionais envolvidos, de forma que sejam mais bem aproveitados nas atividades.

Confira abaixo uma explicação detalhada sobre o que é SaaS e tire as suas dúvidas:

 

 

Um bom modelo de sistema de cobrança recorrente para SaaS deve oferecer os seguintes serviços diferenciados:

  • gestão de contratos;
  • débito em conta programado pelo cliente;
  • bloqueio de serviços em caso de inadimplência;
  • emissão automática de boleto — cálculo de juros e mora;
  • indicador das taxas de churn;
  • relatórios diversos e parametrizados.

A facilidade encontrada em um software de serviço diminui a margem de erro com a simplificação para um processo automático e eliminação do trabalho manual, reduzindo erros e retrabalho, possibilitando a identificação de irregularidades durante a conferência do processo de pagamento.

Leia mais: Saiba tudo sobre e-commerce de assinatura

Por que adotar um sistema de pagamento recorrente?

Agora que você já sabe o que é sistema de pagamento recorrente, é hora de conhecer as principais vantagens do modelo e saber por que adotá-lo no seu negócio. Veja só.

1. Rentabilidade

A garantia da rentabilidade é um argumento forte para você enxergar vantagem em adotar um sistema de pagamento recorrente, pois fechar contratos e programar suas finanças de acordo com a vigência deles favorece o negócio e as tomadas de decisão.

2. Fidelização

Outro fator de vantagem é a fidelização do cliente à sua marca quando ele encontra um serviço condizente com suas expectativas.

As chances de conversão em um contrato duradouro são grandes e, quanto maior for a transparência de atendimento em relação ao pagamento, mais ele permanecerá satisfeito, fiel e em dia com o pagamento.

Dessa forma, a taxa de inadimplência tende a diminuir quando você optar por um sistema de cobrança recorrente. A prestação do serviço condicionada ao pagamento em dia faz com que a maioria dos clientes seja constante e fiel em relação aos pagamentos.

3. Praticidade

Atuando com a automação de processo de cobrança, você contará com serviços automáticos, como:

  • Emissão de boleto e notas fiscais;
  • Avisos de vencimento;
  • Parametrização de descontos para clientes especiais;
  • Relatórios de desempenho por período.

Mas atenção! Para ter todos os benefícios do sistema de pagamento recorrente, é preciso encontrar empresas de confiança, que ofereçam soluções robustas, tecnológicas e transparentes.

Com a iugu, você conta com um ecossistema completo de automação financeira que, com inteligência modernidade, possibilita o gerenciamento e a otimização da cobrança recorrente, com utilização da API de pagamentos para integrar sua base de dados de forma sistematizada, reduzindo a margem de erros.

Além de automação financeira, a iugu oferece diversas vantagens, como:

  • geração de boletos registrados;
  • flexibilidade de escolha da data de vencimento pelo cliente;
  • envio de faturas e boletos para o e-mail do cliente;
  • checkout transparente e ágil;
  • segurança e sigilo das informações pessoais e de cartão de crédito;
  • configuração de multa e juros;
  • cobrança automática após o vencimento.

Depois de entender melhor sobre o sistema de cobrança recorrente e a importância que ele tem para um negócio virtual, conheça a solução de cobranças recorrentes da iugu e fale com nossos especialistas para tirar suas dúvidas!

recorrência assinaturas

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech