Veja a importância da integração facilitada de aplicativo

Escrito em 01 de Agosto de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Imagine um local em que todas as informações são conectadas de forma automática e padronizada para atender às necessidades do consumidor em um ambiente online — esse é um cenário possível e viabilizado pela integração de sistemas.

O objetivo é proporcionar maior agilidade e praticidade ao consumidor que entrar na loja virtual para efetuar uma compra, seja via site ou aplicativo. O sistema de automação integrado permite o controle e a execução dos processos com um grau maior de confiabilidade.

Neste post vamos explicar a importância de uma integração facilitada de aplicativo com outros sistemas, além de mostrar como isso funciona e quais soluções devem ser utilizadas na adequação das plataformas para facilitar o atendimento e fidelizar o cliente! Acompanhe!

O que é a integração de sistemas?

Um trabalho de conexão direta entre departamentos, com a otimização de processos para melhorar o desempenho, a qualidade e o tempo de entrega das atividades de rotina, é resultado da integração de sistemas.

Trata-se de um conjunto técnico de agrupamento das informações geradas em todos os níveis de atendimento e que tem reflexo positivo na relação com o cliente e impacto na comunicação interna como um todo.

A partir do momento em que o sistema é integrado dentro da empresa, é possível identificar uma melhora no fluxo das atividades, na motivação da equipe e na diminuição dos erros, reduzindo também custos em função da padronização.

Como funciona a integração de aplicativos e sistemas?

Integrar sistemas é focar no aumento da produtividade e da eficiência. Se antes os processos descentralizados exigiam mais esforços para que um vínculo fosse estabelecido, com a integração, cada departamento cumprirá a etapa da operação e despachará de forma automática.

A equipe encarregada de continuar a atividade receberá as informações com clareza e transparência de execução, caminhando com os procedimentos até finalizar o ciclo de atendimento. Nas vendas online, considerando a agilidade e a eficiência do sistema de pagamento, a ligação entre a empresa, o cliente e a rede bancária é fundamental para garantir um acesso seguro e ágil.

A integração a uma plataforma de pagamento online deve ser a mais adequada possível para proporcionar uma melhor experiência de compras ao consumidor de forma simplificada e confiável.

Aliás, confiabilidade é a palavra que passa a ter um significado amplo depois de uma integração sistêmica. Mesmo que as atividades rotineiras sejam executadas em ambientes diversos e distantes, a integração permite visualização e acessos rápidos tão logo os dados sejam inseridos.

Qual a importância e o impacto da integração para os negócios?

A integração de sistemas promove uma série de mudanças na cultura organizacional da empresa. Os departamentos passam a ter uma comunicação sem ruídos e os profissionais se veem envolvidos em uma atmosfera colaborativa e unificada.

Centralizar as informações permite a agilidade dos processos e a redução dos erros e do retrabalho, mas fundamentalmente, possibilita à empresa e aos departamentos um diálogo único e alinhado às estratégias de vendas da loja.

As atividades, antes desempenhadas de acordo com o formato de cada departamento, passam a ter um mesmo padrão, o que otimiza o tempo de cumprimento das tarefas e de dedicação dos profissionais envolvidos, sobrando espaço, inclusive, para a capacitação de equipes sempre que necessário.

O sistema integrado ainda ajuda na identificação de processos duplicados, na análise do desempenho do departamento de vendas, na apuração de resultados e, efetivamente, na movimentação financeira para auxiliar a gestão na tomada de decisão.

Outro impacto importante percebido pela loja e que reflete nos negócios como um todo é que a integração de sistemas possibilita maior segurança dos dados e dos acessos, inclusive, podendo ser implementada uma ferramenta capaz de detectar fraudes e tentativas de invasão.

Com isso, disponibilizar ao cliente diversas formas de pagamento — cartão de crédito, boleto registrado e transferência — não será um problema, pelo contrário, dará ao consumidor maior motivação para comprar na sua loja e se sentir confortável e seguro.

Se a sua empresa dispõe de um estoque, esse será outro departamento beneficiado pelas ações da integração. Tão logo a venda seja realizada e a mercadoria preparada para envio, o sistema de estoque fará a baixa.

Nessa movimentação é possível identificar onde há necessidade de reposição ou quais são os produtos de maior giro, bem como aqueles parados por muito tempo nas prateleiras. As ações promocionais podem nascer inclusive da necessidade de liberar espaço no estoque.

Como integrar aplicativos e sistemas?

A solução utilizada para integrar o aplicativo próprio e os demais sistemas é a API, do inglês Application Programming Interface, termo que traduzido significa "programação aplicada à interface".

A função de uma API é interligar as funcionalidades do site e dos aplicativos e as demais plataformas para compartilhar os processos coletivos. Os aplicativos integrados a outros sistemas favorecem o trabalho das equipes financeira e comercial.

No financeiro, as compras e os pagamentos realizados por meio da plataforma no ambiente da loja são relacionados diretamente com as operadoras de cartão de crédito e o banco correspondente. Toda vez que um cliente fizer uma transação no site é possível detectá-la no sistema.

Quais são as dicas para fazer uma integração eficiente?

Planejar a integração é fundamental para que os resultados sejam coerentes com o esperado pela empresa. Os benefícios da mudança devem ser percebidos ainda na fase de levantamento de necessidades.

Com isso, as etapas do processo de implantação poderão, inclusive, ser modificadas, caso se perceba resultados diferentes do planejado. O bom de fazer a integração é que, fatalmente, uma reestruturação será prevista para os processos, o que beneficia a otimização e a eliminação de atividades robustas e pouco produtivas.

Veja algumas dicas para tornar a integração eficiente:

  • defina os objetivos da integração;
  • identifique as soluções que a empresa deseja obter;
  • amplie a visão para toda a empresa e inclua uma possível expansão;
  • mapeie o controle dos processos internos;
  • envolva os profissionais da empresa;
  • treine as equipes;
  • acompanhe todas as alterações;
  • realize testes antes da implantação definitiva.

Você percebeu que a integração de sistemas não é apenas mais uma ferramenta de gestão eficiente, mas sim o diferencial que talvez você esteja há tanto tempo buscando para a sua loja online?

São infinitas as possibilidades e recursos disponíveis depois de uma bem-sucedida integração de sistemas. Tanto a plataforma online quanto os sistemas integrados agregam resultados favoráveis, que transmitem ao público externo a maturidade de quem deseja alcançar um patamar elevado e de referência no mercado.

A iugu pode ajudar a sua loja online nesse sentido. Como plataforma intermediadora de pagamento online, tem expertise para interagir com qualquer tipo de aplicativo e fornecer serviços de gestão de pagamento e cobrança utilizando uma API inteligente, completa e intuitiva. Além de contar com várias opções de bibliotecas para integração e mais de 140 chamadas, permite o reenvio de dados em caso de falhas e conexão com diversos módulos desenvolvidos especialmente para e-commerces.

Se você gostou deste post e percebeu que a integração de sistemas é um caminho diferenciado para a sua loja online, que tal saber um pouco mais sobre como a iugu pode te ajudar.Conheça nossos planos

Posts relacionados