Integração iugu + WooCoomerce: tudo sobre a versão 3.0 do nosso plugin

Escrito em 02 de Março de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Desenhado para ser simples e confiável, o plugin WooCommerce é um ambiente bastante popular para o desenvolvimento e operação de lojas online em WordPress.

Se você é responsável por uma loja desenvolvida em WooCommerce e deseja receber pagamentos direto pelo site, precisará de um intermediador de pagamentos. Também conhecidos como gateways de pagamento ou payment gateways, esses serviços de terceiros intermediam a comunicação entre o WooCommerce e a sua movimentação financeira.

Mas, num mundo em que o e-commerce ganha cada vez mais força, a competição também se torna cada vez mais acirrada. Para maximizar conversões, é importante oferecer uma experiência de compra simples, segura e que inspire confiança no consumidor.

Isso inclui garantir que o processo de pagamento seja sólido e livre de fricções. Logo, utilizar um gateway de pagamentos é essencial para o sucesso de uma loja WooCommerce.

 

O plugin iugu para lojas baseadas em WooCommerce

A iugu realiza o serviço de intermédio de pagamentos em lojas baseadas em WooCommerce. Para utilizar nosso gateway, o usuário deve instalar nosso plugin através do painel de administrador do WordPress. Caso tenha dúvidas sobre o processo, temos um tutorial que explica, passo-a-passo, o processo de instalação e configuração do plugin.

O plugin oferece um painel de controle para que o vendedor administre e acompanhe suas atividades comerciais e movimentações. Além disso, disponibiliza métricas relevantes sobre a operação, que também podem ser acompanhadas pelo painel.

O serviço permite que o vendedor aceite diretamente no seu site os principais métodos de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária e PIX.

 

Funcionalidades do plugin

Com o plugin iugu para lojas WooCommerce, o vendedor pode criar dois tipos de cobrança: simples ou recorrentes. As cobranças recorrentes, por sua vez, podem ser divididas em dois tipos: as assinaturas simples e as variáveis.

As cobranças simples são aquelas associadas a transações únicas, como as relacionadas à venda de um produto.

As assinaturas simples se repetem periodicamente e têm um valor fixo. As assinaturas variáveis servem para produtos ou serviços cujo valor pode flutuar, acarretando em cobranças de preços diferentes a cada ciclo. 

O painel de controle do plugin iugu oferece ferramentas inteligentes para a administração de assinaturas e contas de usuário. Logo, permite que o comprador da loja efetue um cadastro e armazene suas informações com segurança para cobranças futuras ou recorrentes.

O gateway de pagamentos da iugu permite ainda que o vendedor aplique descontos a produtos ou métodos de pagamento específicos e ofereça ao cliente a opção de pagamento parcelado.

Estas e outras funcionalidades, bem como suas instruções de uso, estão descritas em detalhe na documentação do plugin, disponível neste link.

Agora o plugin chega na sua versão 3.0, trazendo melhorias, correções de bugs e muitas novidades.

 

Novidades da versão 3.0

A nova versão do plugin foi desenvolvida para mitigar possíveis bugs no momento da migração entre versões do WooCommerce. Agora, os clientes podem contar com todas as novidades da atualização do plugin, aliadas aos recursos potentes do gateway de pagamento da iugu.

Além de melhorias nas funcionalidades existentes, trouxemos tudo o que estava faltando para permitir aos nossos usuários levar suas operações ao próximo nível.

Confira as novidades trazidas pela versão 3.0:

  1. Pix: a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central agora é mais uma das opções de pagamento através do gateway iugu;

  2. PARCELAMENTO: tornamos possível definir um limite máximo de parcelas para cada produto. Caso o carrinho possua produtos com diferentes limites de parcelamento, o pagamento do pedido fica definido de acordo com o produto com menor número máximo de parcelas;

  3. DESCONTO: além de aplicar descontos ao preço de produtos, agora é possível condicionar a aplicação do desconto a um método de pagamento específico (como Pix, cartão de crédito ou boleto);

  4. CUPOM DE DESCONTO: crie e ofereça cupons de desconto ao cliente. O valor do desconto aparece na fatura iugu.

  5. REEMBOLSO: permite que o vendedor reembolse integralmente o valor pago pelo comprador. O processo pode ser efetuado tanto pelo painel de administrador do WooCommerce, quanto pelo painel iugu.

  6. CANCELAMENTO DE CONTA DE USUÁRIO: por meio do plugin de terceiros “Block User Account”, o vendedor agora pode desativar e reativar contas de clientes.

  7. COMPRA EM UM CLIQUE: tornamos possível que o cliente salve seu método de pagamento favorito para cobranças simples.

  8. COBRANÇAS RECORRENTES: a versão 3.0 traz as seguintes novidades para as cobranças recorrentes:
    • ASSINATURA VARIÁVEL: com a nova versão, torna-se possível alterar o plano vinculado a uma assinatura;
    • RECORRÊNCIA COM FREE TRIAL: ofereça um período de testes nos planos de assinatura;
    • UPGRADE E DOWNGRADE DE PLANOS DE ASSINATURA: tornamos possível alterar a modalidade de planos. Agora o cliente pode fazer upgrade ou downgrade de plano direto pelo site.
    • MOTOR DE RECORRÊNCIA DA ASSINATURA: também possibilitamos que o cliente altere a recorrência da cobrança, de mensal para diária e vice-versa.
    • MÉTODO DE PAGAMENTO: além da modalidade de assinatura e período de recorrência, agora o cliente pode alterar o método de pagamento para suas assinaturas.
    • CANCELAMENTO DE ASSINATURA: tanto o vendedor quanto o cliente agora podem cancelar uma assinatura a qualquer momento. Caso seja o cliente a solicitar o cancelamento, o vendedor precisará confirmá-lo.
    • REATIVAÇÃO DE ASSINATURA: as assinaturas canceladas podem ser reativadas. Se a solicitação de cancelamento (feita pelo cliente) ainda estiver pendente (não aprovada pelo vendedor), a reativação é instantânea. Caso o cancelamento já tenha sido aprovado, é necessária a aprovação da reativação pelo vendedor.
    • RENOVAÇÃO DE ASSINATURA: exibe a opção “Renove agora” para o comprador que já utiliza ou alterou seu método de pagamento para uma modalidade não-automática (boleto bancário e Pix).

 

Correções de bugs:

Corrigimos uma série de bugs encontrados em diferentes etapas do processo de compra ou venda pelos usuários da versão anterior (2.2) do nosso plugin. São eles:

1. COBRANÇAS SIMPLES: solucionamos na versão atual os seguintes problemas enfrentados pelo comprador com cobranças simples
  • PAGAMENTO POR BOLETO: compradores que criaram sua conta durante o uso da versão 2.1.6 ficavam incapazes de gerar boletos após o administrador atualizar o plugin para a versão 2.2. Ao tentar gerar o boleto, o usuário recebia a mensagem “customer not found” (cliente não encontrado).

  • PARCELAMENTO: solucionamos os seguintes problemas relatados pelos compradores ao efetuar compras parceladas:

  • SELEÇÃO DO NÚMERO DE PARCELAS: em alguns casos, o comprador não conseguia selecionar a quantidade de parcelas desejada.

  • CÁLCULO DE JUROS: em outros casos, o valor informado ao comprador não contabilizava os juros implicados pelo número de parcelas.

  • JUROS INDEVIDOS: ao efetuar compras parceladas, alguns clientes encontraram um bug que aplicava juros à primeira parcela. A aplicação era indevida pois a primeira parcela é paga à vista.

2. COBRANÇAS RECORRENTES: corrigimos os seguintes problemas enfrentados pelo comprador com as assinaturas simples:

  • ASSINATURA SIMPLES POR CARTÃO DE CRÉDITO: ao tentar efetuar uma assinatura simples com cartão de crédito, os compradores se deparavam com os erros “customer not found” (cliente não encontrado) ou “internal server error” (erro interno do servidor)

  • ASSINATURA SIMPLES POR BOLETO BANCÁRIO: corrigimos três bugs relacionados assinaturas com boleto bancário:

  • BOLETO NÃO GERADO: alguns usuários relataram um bug que fazia com que o boleto de pagamento da cobrança recorrente não fosse gerado.

  • BOLETO GERADO COM VALOR DIFERENTE: em outros casos, o boleto era gerado com valor diferente do esperado.

  • DESCONTO NÃO APLICADO: usuários relataram casos em que descontos corretamente configurados no WooCommerce não eram aplicados ao boleto gerado.

Vamos levar seu eCommerce ao próximo nível?

Conheça nossos planos e aproveite essa segurança!

Descobrir

 

Posts relacionados

mulher empreendedora em frente a computador fazendo split nas vendas de fim de ano
mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu