Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é fintech white label e quais os benefícios de adotar uma?

Escrito em 23 de Setembro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 07 de Dezembro de 2020

Entender o que é fintech white label é uma estratégia fundamental para todo empreendedor que deseja ter sucesso em seu negócio. Afinal, esse modelo vem conquistando espaço e ganhando força no mercado brasileiro, e hoje representa uma evolução no setor e uma tendência a ser abraçada. 

Isso porque o core business dessas empresas que aliam tecnologia e inovação é oferecer os melhores produtos e serviços com o menor preço e de modo personalizado.

Logo, o crescimento das fintechs no mercado brasileiro tem chamado a atenção até de investidores internacionais, como de ninguém mais ninguém menos que Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo e de grande experiência da área financeira. 

O que é fintech white label: entenda o contexto do mercado 

A expansão desse setor espelha a mudança do comportamento do consumidor, uma vez que as pessoas estão buscando por serviços financeiros menos burocráticos, mais baratos e com menos taxas. 

De acordo com um levantamento feito pelo SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas e como o Sebrae, 4 em cada 10 pessoas utilizaram o cartão de crédito de alguma fintech nos últimos 12 meses. 

Segundo o estudo Fintech Deep Dive feito pela PWC e pela ABFintechs em 2019, 22% dessas startups financeiras estão focadas em meios de pagamento, sendo seguidas, imediatamente, por aquelas que desenvolvem opções em crédito e financiamentos, como você pode observar na imagem abaixo. 

o que é fintech white label

Crédito: Fintech Deep Dive

Nesse sentido, outro ponto que merece destaque é o impressionante crescimento das companhias que valem mais de 1 bilhão de dólares antes de ingressar na Bolsa de Valores, as famosas “unicórnios”. 

Um relatório da Distrito revelou que há ao redor do globo 449 startups unicórnios. A maior parte delas se concentra nos Estados Unidos. Porém, o Brasil anda surpreendendo e tem atraído olhares. 

Só para você ter uma ideia, em 2018, o país não constava nesta lista por não apresentar nenhuma empresa com esse status. Contudo, no ano seguinte,  o conquistou uma posição de destaque, sendo o terceiro do mundo a registrar novos unicórnios

Já no começo de 2020, o país contava com dez unicórnios e a tendência é de que, em um futuro próximo, esse número aumente, como mostram as palavras de Daniel Quandt, Data Lead do Distrito Dataminer :

“Nunca houve tanto investimento no mercado de inovação, startups e venture capital no Brasil. Os casos de sucesso são cada vez mais numerosos e comuns“.

Esses dados revelam que o mercado está bastante aquecido. Logo, há empresas no segmento que possuem a tecnologia e o know-how necessários para impulsionar o seu e-commerce. 

Para entender melhor sobre o tema e compreender a importância de adotar uma plataforma fintech em seu negócio, basta ler este post até o fim, que abordará: 

  1. Afinal, o que é fintech white label?
  2. O que é fintech white label: compreendendo o modelo de negócio
  3. Por que adotar uma plataforma fintech em seu e-commerce? 
  4. O que considerar na hora de contratar uma fintech white label?
  5. Qual a melhor fintech white label do mercado?

Boa leitura! 

1. Afinal, o que é fintech white label?

Uma fintech white label nada mais é do que uma plataforma que desenvolve uma solução tecnológica que permite que as companhias que a contratem a utilizem e a personalizem. 

Ou seja, oferece ao dono da loja virtual e aos gestores de startups e fintechs, um recurso já pronto, que pode que pode ser customizado de acordo com a proposta e os elementos de sua marca. 

De forma prática, isso significa que a plataforma contratada cede e autoriza o direito de sua ferramenta e permite, ao mesmo tempo, que a contratante mantenha as características de seu negócio. 

Para entender melhor esse conceito, sugerimos que assista ao vídeo a seguir. 

2. O que é fintech white label: compreendendo o modelo de negócios 

Enquanto em um modelo clássico de negócios, a empresa fica responsável por desenvolver o sistema do zero, tendo que criar não só a sua proposta, como suas funções, ao implementar um sistema fintech, a companhia é autorizada a aproveitar o trabalho da empresa com a qual fez parceria. 

Muitos acreditam que essa modalidade funciona como uma franquia. Porém, apesar dos modelos apresentarem semelhanças, eles contam com diferenças relevantes.

Entre elas, podemos citar: a flexibilidade e o investimento envolvidos. 

Isso porque, diferentemente de uma franquia, uma plataforma fintech white label oferece flexibilidade para o uso de sua marca. Isto é, sua empresa aproveita a reputação e a expertise da tecnologia da empresa que a oferece e, ao mesmo tempo, tem a liberdade de imprimir a ela características especiais de seu negócio. 

Além disso, essa solução demanda muito menos taxas, como você pode visualizar no comparativo a seguir. Ou seja, ajuda a reduzir custos, o que configura uma excelente vantagem, ainda mais para um negócio que esteja em sua fase inicial. 

fintech white label

Crédito: Solides 

3. Por que adotar uma plataforma fintech em seu e-commerce? 

Além dos benefícios descritos acima, uma plataforma que oferece a solução white label favorece outras questões importantes, como as abordados na sequência. 

Faz com que sua empresa ganhe tempo e se lance mais rapidamente 

Pelo fato da empresa já contar com uma solução pronta, o lançamento de produtos podem ser antecipados, assim como o tempo é otimizado. 

Isso porque o fato de contar com uma solução já pronta possibilita que a loja virtual ganhe meses de vantagem no processo de testes de seus produtos/serviços o que, por sua vez, contribui para que ela construa sua carteira de clientes mais rapidamente. 

Melhora a satisfação dos clientes 

Como a equipe da empresa que adotou essa solução não precisa se focar em programar e implementá-la, ela pode se dedicar a outras atividades importantes, pelo fato da ferramenta já ter sido desenvolvida e por demandar apenas alguns ajustes relacionados à customização. 

Sendo assim, o seu time pode direcionar a sua atenção e seus esforços para outras áreas, como atendimento ao cliente e, assim aumentar o grau de satisfação entre eles. 

Sem falar que ao contar com uma solução criada por especialistas, a entrega de bons serviços também é potencializada. Logo, se trata de outro fator que fortalece o processo de satisfação e, como consequência, também valoriza a relação cliente empresa. 

Otimiza a gestão do orçamento

Ao adotar um plataforma fintech white label, você não tem surpresas em relação aos custos, uma vez que na hora de fechar o negócio, é possível saber o valor da ferramenta. Desse modo, o gestor consegue organizar melhor o seu orçamento

Gera credibilidade para sua marca

Um dos grandes benefícios da solução white label é que, por meio dela, você pode customizar seus meios de pagamento eletrônicos. Isso significa que eles apresentarão a identidade e os elementos visuais de sua marca estampados neles. 

Além de gerar credibilidade entre fornecedores e clientes por contar com um aspecto profissional, essa característica também contribui para que seus parceiros memorizem a sua marca e que, assim, optem por ela entre tantas outras presentes no mercado. 

Infográfico explicando o que é fintech white label

4. O que considerar na hora de contratar uma fintech white label?

Agora que você já sabe o que é fintech white label, conheceu a relevância dessas empresas no mercado e os benefícios oferecidos por elas, é preciso se atentar a outro aspecto crucial: o que observar na hora de contratar uma plataforma desse gênero?

Avalie a sua reputação no mercado

Para tanto, é essencial conversar com outros profissionais do setor e saber qual plataforma eles utilizam e se a indicam. Também é importante fazer uma busca nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. Desse modo, é possível conhecer o número de reclamações e descobrir se a  empresa se foca em solucioná-las com rapidez. 

Outro ponto é analisar se a empresa conta com cases de sucesso para, assim, descobrir em que pontos a plataforma agregou para gerar a melhora dos resultados. 

Também é imprescindível observar o desempenho site da companhia. Ele é responsivo? Ou seja, funciona bem tanto no desktop como no celular? O seu carregamento é rápido? 

Além disso, é bom verificar se a empresa tem um blog, uma vez que isso denota que ela investe em informação de qualidade, um ponto crucial que reflete na reputação. 

Desconfie de orçamentos muito baixos 

Como já abordado acima, um dos benefícios de contar com uma fintech white label é o de ela agregar qualidade e não demandar altos investimentos. 

Porém, as melhores empresas do setor, além de investirem em tecnologia, também contam com um time de especialistas para desenvolverem a solução. Logo, desconfie se receber orçamentos muito aquém do mercado. 

Verifique se a platforma é robusta

É imprescindível verificar se a plataforma contratada apresenta, de fato, a infraestrutura e a tecnologia necessárias para atendê-lo bem.

Nesse quadro, é importante analisar se ela está apta para atender um alto volume de processos financeiros, se tem como foco elevar a experiência do cliente e se oferece a possibilidade de integração com outras ferramentas e com marketplaces

Nesse contexto, segue uma dica valiosa: plataformas que trabalham com APIs geralmente são as melhores para suportar essas operações.  

Qual a melhor fintech white label do mercado?

Não é possível dizer, com exatidão, qual seja a melhor fintech white label do mercado brasileiro, visto que há empresas de renome no setor que contam com boas soluções. 

Além disso, é preciso entender as necessidades de um negócio para descobrir se as suas expectativas e a sua realidade estão alinhadas com o que a plataforma tem a oferecer. 

Porém, é inegável, também, que existam algumas empresas que se destaquem no mercado ao aliarem expertise, tecnologia e ótimo custo-benefício.  

É o caso da iugu, uma empresa referência em cobranças recorrentes e que conta com uma poderosa estrutura white label, perfeita para customizar a sua marca e também as suas cobranças. 

Além disso, com  a iugu, você: 

  • ganha mais agilidade, otimiza tempo em relatórios e consegue adicionar campos extras e personalizados ao painel da API e, assim, consegue extrair todas as informações necessárias;
  • elimina os erros manuais pelo fato da plataforma realizar processos e cálculos de forma automatizada;
  • quebra o ciclo de clientes vendedores, uma vez que o sistema ajuda a diminuir os casos de inadimplência, por contar com uma régua de cobrança que emite notificações e lembrete automáticos com base no status do pagamento pendente e vencido;
  • possibilita que você a integre a qualquer negócio, pois sua API é robusta;
  • promove a experiência de seus clientes: pelo fato de contar com checkout transparente e não direcioná-lo para outra página. Além disso, oferece vários métodos de pagamento e várias opções de parcelamento;
  • permite que você aceite receber pelas principais bandeiras de cartão de crédito;
  • viabiliza que você cobre em um única fatura, sem gerar cobranças adicionais.

A iugu já tem mais de 8 anos de mercado, mais de 6 bilhões processados ao ano e tem como missão simplificar os processos financeiros de clientes e ajudá-los e potencializar suas vendas. 

Para tanto, a empresa conta com um time altamente qualificado e preparado para tirar suas dúvidas e a propor soluções com ética e transparência. 

Não é à toa que a iugu apresente um índice de quase 100% de satisfação entre seus clientes. Aliás, sabe que companhias já fizeram parceria com a iugu? A ContaAzul, o Me salva!, a Dog Hero, o Nibo e muitas outras!

Ainda tem dúvidas e quer entender melhor como a iugu trabalha? Não tem problema, converse com um dos experts da plataforma agora mesmo, sem compromisso, e descubra por que essa parceria pode valer muito a pena para o seu negócio!

Crédito da foto de capa: Medium