Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Empresas de pagamentos: o que são, quem são e como escolher a melhor!

Conheça quem são as empresas de pagamentos, o que elas fazem e algumas dicas essenciais para escolher a melhor opção para o seu negócio!

Escrito em 20 de Agosto de 2021 por Carolina Fanin

Atualizado em 08 de Setembro de 2021

A forma como compramos vem mudando ao longo dos anos - e com isso, a forma como pagamos as nossas compras. Manter-se atualizado neste mercado em constante mudança, garantindo a confiança de lojistas e consumidores, é vital para as empresas de pagamentos.

E isso já está sendo notado no mundo todo. Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, até 2030, seis em cada 10 transações na Europa serão realizadas por meios de pagamento digitais, sem o uso do dinheiro físico.

Além disso, a mesma pesquisa apontou que 48% dos compradores dão preferência para comprar de lojas que oferecem uma ampla gama de meios de pagamento, além dos meios tradicionais como boleto e cartão de crédito.

Muito dessa mudança ocorreu pelo cenário pandêmico que encontramos em 2020, que perdura até os dias atuais. Hoje, podemos afirmar com certeza que, a aceitação de pagamento nunca mais será a mesma pós-COVID-19. Para os consumidores, contar com facilidade na hora do pagamento é algo que veio pra ficar.

No Brasil, embora o dinheiro ainda seja bastante utilizado, o cartão de crédito está crescendo exponencialmente em número de adeptos, principalmente por conta das compras online que se intensificaram nos últimos meses, e com a chegada do PIX, outros meios de pagamento também tem tendência de serem cada vez mais utilizados!

Cientes desse cenário, empresas de todos os setores se movimentaram para tornar as transações de pagamento mais rápidas, diversificadas e seguras para seus clientes, utilizando toda a expertise e tecnologia das empresas de pagamento.

Vamos entender melhor sobre elas?

O que são empresas de pagamento?

Até pouco tempo atrás, os consumidores brasileiros possuíam ainda poucas opções de pagamento para realizar compras online, isso porque de fato existiam poucas empresas que ofereciam soluções tecnológicas nesta área, e os empresários ficavam na mão dos grandes bancos e algumas adquirentes.

Com a chegada das Fintechs, o cenário mudou bastante, e hoje, empresas de pagamento estimulam a concorrência oferecendo serviços cada vez melhores e mais diversificados.

Hoje, termos como adquirentes e gateways, se tornaram mais conhecidos, mas vamos entender melhor quem são os principais agentes desse processo e como cada um deles funciona na prática!

Quem são as empresas de pagamento?

Empresas de pagamento são todas as que orquestram o mundo dos pagamentos e recebimentos, seja ele físico ou online. Toda compra e venda passa por algum, ou vários, desses agentes. Veja a seguir quem são eles:

Bandeiras

Essas são as empresas responsáveis por regular o mercado de pagamentos. Elas definem como funciona o sistema de cartões e os meios de pagamento.

Outra responsabilidade das bandeiras é fazer a filiação de bancos, adquirentes e facilitadoras de pagamento de maneira a permitir que as transações sejam devidamente processadas. Entretanto, não é a bandeira que  realiza a transação, ela apenas a torna viável.

Exemplo de bandeiras:

  • Elo;
  • Mastercard;
  • Visa;
  • American Express;

Adquirentes

As adquirentes são empresas responsáveis pela comunicação entre a loja online e os bancos emissores de cartões de crédito e débito. Elas efetuam as transações financeiras e entregam o dinheiro das vendas realizadas por estes meios aos lojistas.

Exemplos de adquirentes:

  • Cielo;
  • Rede;
  • Stone;
  • Getnet.

Subadquirentes

Subadquirentes são o que chamamos de intermediadoras de pagamento, fazendo a intermediação entre os adquirentes, os lojistas e os clientes. São usadas, principalmente, por lojas menores, pois são de fácil integração e mais baratas de implementar, sendo habilitadas pela credenciadora para realizar as transações em nome dos estabelecimentos.

Gateways

Gateways são os responsáveis por processar o pagamento durante o checkout, efetivando a compra e fazendo as transações realizadas por diversos meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, boletos e com as subadquirentes. 

Sem a conexão com um adquirente, o gateway não consegue processar a transação.

Bancos

Os bancos são instituições financeiras que operam sob licença do Banco Central.

São eles que emitem os cartões de crédito para os consumidores e autorizam a transação, liberando o pagamento do produto ou serviço adquirido.

Instituições de Pagamento

A principal função de uma IP, ou Instituição de Pagamento, é fornecer a movimentação de recursos voltados para pagamentos sob a autorização do Banco Central.

Essas empresas possibilitam aos clientes realizar pagamentos, e as empresas receberem, independentemente de relacionamentos com bancos e outras instituições financeiras.

Hoje, segundo lista oficial do Banco Central (abril de 2021), existem 29 instituições de pagamento operantes no Brasil. São elas:

  • Iugu Instituição de Pagamento S.A
  • Redecard                                                                  
  • Verde - Administradora De Cartoes De Credito S.A.                               
  • Fortbrasil Administradora De Cartoes De Credito S/A                             
  • Brasil Card Meios De Pagamentos Ltda                                            
  • Pagseguro Internet S.A.                                                         
  • Wirecard Brazil S.A.                                                            
  • Gerencianet S.A.                                                                
  • Super Pagamentos e Administração De Meios Eletrônicos S.A.                      
  • Green Net Administradora De Cartão Ltda                                         
  • Getnet Adquirência E Serviços Para Meios De Pagamento S.A.                      
  • Mercadopago.Com Representações Ltda.                                            
  • Paypal Do Brasil Serviços De Pagamentos Ltda.                                   
  • Acesso Soluções De Pagamento S.A.                                               
  • BPP Instituição De Pagamento S.A.                                               
  • Agillitas Soluções De Pagamentos Ltda.                                          
  • Hub Pagamentos S.A                                                    
  • Stone Pagamentos S.A.                                                           
  • Nu Pagamentos S.A.                                                              
  • Adiq Solucoes De Pagamento S.A.                                                 
  • Neon Pagamentos S.A.                                                            
  • Boletobancário.com Tecnologia De Pagamentos Ltda.                               
  • Picpay Servicos S.A.                                                            
  • Bolt Card Credenciadora De Cartão De Crédito Ltda                               
  • Facebook Pagamentos Do Brasil Ltda.                                             
  • Sorocred Meios De Pagamentos Ltda.                                              
  • Credi Shop Sa Administradora De Cartões De Crédito                              
  • Repom S.A.

Como escolher a melhor empresa de pagamentos para o seu negócio?

Dependendo do seu volume de transações, porte da sua empresa e da operação, física ou online, você poderá analisar melhor cada um desses agentes que citamos acima para decidir qual se adapta melhor ao seu negócio.

Mas, existem algumas dicas que podem te ajudar na hora de tomar essa decisão!

Veja alguns pontos de atenção na hora de contratar uma empresa de pagamentos:

Tecnologia

Como dissemos, uma empresa de pagamentos, principalmente quando falamos em Fintechs, precisa trazer soluções tecnológicas que tornem o seu dia-a-dia e o dos seus clientes mais prático, rápido e seguro.

Na dúvida, escolha empresas que estão antenadas no mercado e que escutem os seus clientes, sempre trazendo as melhores soluções que, de fato, farão diferença para o seu negócio.

Taxas

Opte sempre por empresas que sejam transparentes com relação às suas taxas, afinal ninguém gosta de surpresas quando tocamos neste assunto, certo?

Conheça as taxas e prazos que a empresa cobra por cada transação e tire todas as suas dúvidas antes de contratar.

Suporte

Certifique-se de que a empresa contratada oferece o suporte necessário para a realização de suas operações, tanto para você quanto para o seu cliente.

Uma empresa séria possui canais de atendimento variados como chat, e-mail, telefone e até mesmo um FAQ completo para que, de maneira rápida, você consiga sanar suas dúvidas. Além, é claro, de profissionais preparados e qualificados que poderão lhe dar o suporte necessário!

Integrações

Como citamos há pouco, a escolha da melhor solução de pagamentos para a sua empresa dependerá de alguns fatores, um deles com certeza será a integração certa entre o seu site ou sistema, ao sistema da empresa de pagamentos.

Verifique se o intermediador oferece as integrações com os sistemas que você utiliza, como ERP, CRM e plataforma de e-commerce através de uma API poderosa.

Case vittude

Segurança

Uma boa empresa de pagamentos, sem dúvidas, conta com um robusto sistema antifraudes e certificados de compliance, bem como profissionais qualificados para agir e garantir a segurança dos dados dos seus clientes e suas operações.

Busque por essas informações antes de contratar!

Referências

Se puder, analise também se os clientes atendidos pela empresa, estão satisfeitos com o serviço! Analise os cases de sucesso que a empresa possui, converse com pessoas e forme sua opinião!

Aqui na iugu você encontra tudo isso! Atuamos vigorosamente para garantir a plena operação e satisfação dos nossos mais de 50 usuários ativos, oferecendo as melhores funcionalidades do mercado como Split de Pagamentos e Cobranças Recorrentes, com as melhores tecnologias.

Além disso, mantemos um canal de interação aberto com nossos clientes, onde os mesmos podem sugerir melhorias em nossos serviços, no Painel iugu ou em funcionalidades que julgar serem importantes para o seu negócio!

Conheça nossos planos e comece hoje mesmo a otimizar o financeiro da sua empresa!

Experimente Grátis