Qual o futuro dos meios de pagamentos? Descubra 6 tendências

Escrito em 06 de Dezembro de 2018 por Renato Ribeiro

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Que a tecnologia deixou de ser tendência e se tornou uma ferramenta fundamental para quem possui uma loja virtual, você já sabe. Mas você sabe qual o futuro dos meios de pagamento? Confira 6 tendências que vão revolucionar o mercado.

A pauta da vez são os diversos serviços agregados que podem aumentar ainda mais o faturamento com vendas online — e, entre esses serviços, estão as tendências dos meios de pagamento.

Além de facilitar a gestão financeira, empresas de meios de pagamento tendem a oferecer ao consumidor uma experiência de compras mais agradável, o que contribui também para a sua fidelização e boas referências da sua loja em todos os canais de comunicação em que ele passar.

Neste post, vamos falar sobre o futuro dos meios de pagamento e seis tendências incríveis em meios de pagamento que estão chegando para revolucionar o mercado e dar aquele suporte que o universo online tanto precisa. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Qual o futuro dos meios de pagamento?

Cada passo de evolução que a tecnologia dá, vai deixando para trás uma série de inovações que eram consideradas tendências, mas, se ficaram obsoletas, já não causam mais tanto frisson.

Esse cenário prova que, em se tratando de tecnologia, deve-se caminhar olhando para frente, procurando pelas novidades para incorporar ao negócio e sair em disparada abrindo vantagem competitiva sobre a concorrência.

Com um futuro ainda incerto, mas com grande potencial, as empresas comerciais — de lojas físicas ou virtuais — precisarão acompanhar o progresso e tudo o que ele apresentar como facilitador para o consumidor, como as tendências dos meios de pagamento.

Independentemente do segmento, todos os comércios que tiverem o consumidor envolvido diretamente no resultado financeiro devem ficar de olho no futuro dos meios de pagamento e terão que se adaptar e buscar alternativas — flexíveis e complementares — para atender e corresponder cada vez mais às expectativas.

Leia também: Como escolher um bom intermediador de pagamento online

Algumas das tendências de meios de pagamento que vamos apresentar já são praticadas em outros países e, agora, chegam de mansinho introduzindo soluções práticas, seguras e ganhando espaço no mercado. São elas:

  • NFC
  • mPOS
  • Carteira móvel
  • Biometria
  • Bitcoins
  • Cachless

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:

1. NFC

A solução tecnológica NFC (Near Field Communication), que pode ser entendida como uma comunicação por proximidade, funciona ao permitir que dois dispositivos troquem dados em uma distância de centímetros — desde que um chip específico esteja instalado em ambos os equipamentos.

Ela é uma tendência dos meios de pagamentos pois com ela, será possível realizar transações e pagamentos por meio dos dispositivos em lojas que disponibilizam os terminais de cartão de crédito e conexão com o serviço.

2. mPOS

O mPOS faz a comunicação entre dois dispositivos móveis, a partir de uma comunicação via Bluetooth ou NFC, com a leitura do cartão de pagamento de crédito ou débito — onde quer que esteja o consumidor.

Ele faz parte do futuro dos meios de pagamento, pois oferece a vantagem que o lojista contará com serviços adicionais que contribuem para uma melhor gestão financeira, como:

  • atualização do cadastro do cliente,
  • geração de relatórios financeiros,
  • envio de faturas por e-mail.

3. Carteira móvel

O consumidor da atualidade já não utiliza mais uma quantidade enorme de documentos na carteira. Os documentos pessoais foram reduzidos, hoje por exemplo com a carteira de habilitação você já possui dados como CPF e identidade.

O mesmo aconteceu com os meios de pagamentos — cheques, cédulas e moedas foram substituídos por um cartão com funções de débito e crédito.

No futuro dos meios de pagamentos, em sua evolução progressiva, a carteira móvel, em que os dados financeiros são armazenados, efetuará qualquer tipo de compra e pagamento utilizando uma empresa de meio de pagamento especializada como base de dados.

Com a violência crescente, poder sair de casa sem grandes quantias de dinheiro é um ganho enorme para o consumidor e para os lojistas, que precisam se proteger diariamente.

4. Biometria

As cenas de filmes, em que vemos portas se abrirem e computadores serem desbloqueados com um simples reconhecimento de íris, já estão deixando o campo imaginário das ficções para fazerem morada nos processos de pagamento, garantido maior confiabilidade e segurança.

A dificuldade do usuário em decorar senhas de vários cartões poderá ser substituída por um processo simples de identificação biométrica e minimizar o tempo destinado às compras e à burocracia do pagamento.

5. Bitcoins

Bitcoin é uma criptomoeda, uma forma de dinheiro eletrônico, que ganhou adeptos no mundo inteiro e, agora, alcança os lojistas por tratar-se de um ativo financeiro virtual com tarifa baixa e ausência de impostos.

Ela é gerida de forma descentralizada por diversos computadores, não havendo sequer uma instituição de controle. Nem mesmo o Banco Central detém poder sobre a sua produção, e a movimentação não está condicionada ao intermédio dos sistemas bancários.

Muitos consumidores têm ainda receio de aderir a essa tendência, pois é uma moeda que não pode ser encontrada de maneira física. Sua movimentação está condicionada ao acesso a uma conta específica por computador, o que dificulta roubos ou transferências não autorizadas pelo usuário.

6. Cashless

O sistema Cashless (sem dinheiro) é uma das tendências dos meios de pagamento que incentiva um comportamento de utilização mínima de dinheiro e adesão a um serviço de créditos contratados previamente, para serem consumidos nos mais diversos estabelecimentos comerciais.

Valendo-se da tecnologia disponível nos smartphones, o consumidor pode efetuar suas compras por meio do dispositivo ou ainda realizar transferência entre bancos, desde que as contas sejam cadastradas para esse tipo de serviço.

Viu como você precisa, a todo o momento, atualizar-se e ficar de olho nas novidades recém-chegadas no mercado? A tecnologia é uma caixinha de surpresas, e as inovações estão sempre focadas em oferecer facilidades com segurança e praticidade.

Os consumidores da atualidade vivem uma rotina acelerada e têm pressa de efetuar suas compras e pagamentos, sem deixar de lado as questões de segurança que envolvem o dinheiro e o risco iminente de perda.

Para você e sua loja virtual, toda e qualquer inovação que favoreça a experiência e a satisfação do consumidor deverá ser analisada criteriosamente. Isso também vale para o sistema de pagamento online — que poderá passar a ser um diferencial —, além de todos os outros serviços ofertados.

Agora que você já sabe mais do futuro dos meios de pagamento e o que será tendência em um futuro próximo, conte com a iugu para automatizar os meios de pagamento de seu negócio online.

Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa. Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Posts relacionados