Conheça o Painel iugu: Funcionalidades e principais diferenciais

Escrito em 18 de Agosto de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se você ainda não é nosso cliente, aproveite para conhecer, previamente, todas as vantagens do nosso painel e veja como, de forma simples, ele poderá te ajudar com o gerenciamento financeiro completo do seu negócio - mesmo a partir do plano básico!

No mercado competitivo e sempre em evolução que nos encontramos hoje, ter as informações do seu negócio na ponta dos dedos é fundamental para conduzir a rápida tomada de decisões, permitindo assim o sucesso contínuo da sua empresa.

O painel servirá justamente para isso, armazenar e mostrar informações, métricas e indicadores da empresa de uma forma prática e intuitiva, através do uso de gráficos, tabelas e filtros. Além, é claro, de outras funcionalidades que falaremos ao longo do texto e que farão toda a diferença no seu negócio!

Por que investir em um dashboard completo?

Existe uma grande tendência de que as empresas lidem com cada vez mais dados  (e cada vez mais volumosos) para embasar suas decisões. Afinal, o uso de números é necessário para garantir uma decisão mais assertiva.

Mas, de nada adianta simplesmente dispor de uma grande quantidade de dados - é preciso organizá-los para, assim, conseguir interpretá-los e gerar insights importantes.

Essa é, justamente, a principal finalidade do dashboard. Organizar, em uma tela, informações importantes sobre o seu negócio!

Além disso, o painel também te ajudará a tornar sua empresa mais transparente para seus colaboradores, que poderão acompanhar, em tempo real, seus resultados e contribuir ainda mais para o sucesso da empresa.

Dessa forma, sua gestão se torna muito mais efetiva,  possibilitando que seu time tenha uma visão macro das metas, além de facilitar a compreensão dos projetos que estão acontecendo e progredindo, além de visualizar quais são os pontos de melhoria das áreas.

Em resumo, as principais vantagens de um dashboard são:

  • Análise de dados em tempo real;
  • Maior assertividade na tomada de decisões;
  • Gestão transparente;
  • Maior colaboração entre as equipes.

Quer um exemplo na prática? Dá uma olhada no case de sucesso da Doghero!

Case Dog Hero

Painel iugu e suas funcionalidades

dash

Quando falamos em um dashboard completo, falamos em mais do que apenas uma tela inicial com os dados. Trata-se de um gerenciamento financeiro completo da sua empresa, através de um menu navegável e intuitivo. Por isso, aqui na iugu chamamos essa ferramenta de Painel iugu!

O Painel iugu surgiu da soma de dois fatores:

  • Um deles, a necessidade do cliente de encontrar, em um único lugar, todas as informações necessárias para fazer uma boa gestão financeira, de forma prática, fácil e intuitiva. 
  • E o outro, o compromisso e a vontade da iugu em criar um canal de interação que tornasse mais próxima a relação com nossos clientes, entregando um painel completo, com todas as funcionalidades que as empresas precisam para realizar suas ações e decisões.

Através de nosso painel, o cliente possui acesso a um gerenciamento completo de seu negócio, desde o dashboard simples com dados relevantes para a tomada de decisões em seu negócio, até funcionalidades como pagamentos de conta, saques e automação de cobranças.

O Painel é uma excelente ferramenta, principalmente para empresas que não possuem necessidades muito complexas, mas que precisam de um meio para operacionalizar a iugu no seu negócio.

Ebook Gestão Financeira

Principais funcionalidades do Painel iugu

Como dissemos, o painel iugu diferencia-se de um dashboard simples devido às suas muitas funcionalidades, que permitem aos gestores uma visão amplificada de sua empresa e uma gestão financeira muito mais eficiente!

Conheça as principais funcionalidades da ferramenta:

Cadastro de clientes

Com facilidade, você pode cadastrar seus clientes individualmente ou importar uma base com os cadastros que você já possui. Assim você tem menos trabalho e começa a faturar com mais rapidez!

Acompanhamento das vendas e recebimentos

Através do dashboard inicial e dos relatórios, é possível acompanhar as vendas e recebimentos em tempo real, sem complicação!

Emissão de faturas

Com os clientes cadastrados, é possível emitir faturas avulsas através do painel, podendo selecionar data de vencimento, inserir a descrição do produto, quantidade e valor. Além disso, é possível também selecionar a cobrança de juros e multas - e descontos para pagamentos antecipados. Também é possível selecionar os diferentes métodos de pagamento disponíveis.

Criar uma assinatura

Através da nossa ferramenta de recorrência, você consegue realizar um processo de cobrança contínuo, que não afeta o limite do cartão de crédito de seus clientes, e com o intervalo que você quiser. Para isso, você precisa criar um plano de recorrência de cobrança. É um processo simples para você ter fluxo de caixa contínuo e, de quebra, reduzir a inadimplência do seu negócio. Essa recorrência de assinatura está disponível em todos os métodos de pagamentos: Cartão de Crédito, Pix e Boleto.

Configuração de réguas de cobrança

No painel é possível criar réguas de cobranças totalmente personalizadas, por e-mail e, em breve, também por SMS. Através delas, é possível enviar comunicações para os seus clientes avisando sobre o vencimento - antes dele ocorrer - e após o ter ocorrido. Essa é uma excelente ferramenta utilizada para diminuir a inadimplência.

Transferência de dinheiro entre contas

Depois de configurar e otimizar seu processo de cobrança, é bem simples realizar saques dos seus recebimentos quando eles estiverem disponíveis! Basta cadastrar a conta que irá receber a transferência e finalizar a transação. Se desejar, você pode automatizar esse processo para facilitar ainda mais o seu dia a dia!

Relatórios e Extratos

Além de contar com relatórios completos para uma conciliação financeira eficiente direto no painel, você também pode consultar o extrato da sua conta sem complicações e baixar no formato que preferir!

Antecipação de Recebimentos

Sabemos que, em momentos de imprevistos, a funcionalidade de antecipação de recebimentos é essencial para evitar dívidas, principalmente quando a empresa não conta com um capital de giro. No painel iugu, antecipar seus recebimentos é fácil e sem burocracias, sendo possível também automatizar esse processo, se necessário.

Consulta de taxas

Para um relacionamento transparente, as taxas cobradas pela iugu estão sempre à vista dos nossos clientes! No painel iugu (em Configurações) você consegue consultá-las a qualquer momento!

Integração entre o seu site e a iugu

A iugu disponibiliza uma interface de programação web, no modelo REST. Por meio dessa interface, é possível conversar com o sistema da iugu, comandando ações, verificando configurações e realizando a sincronização com os seus sistemas. O endereço base de comunicação é api.iugu.com, acompanhado sempre do protocolo seguro https:// como prefixo. As versões da API são agrupadas por diretório, sufixadas ao endereço base (https://api.iugu.com/v1).

Diferenciais da iugu

Além de todas as funcionalidades do painel iugu, também oferecemos alguns diferenciais para auxiliar o dia a dia dos nossos clientes!

Conheça alguns deles:

Suporte

Independente da forma como você entra para o time de clientes da iugu, do plano mais básico pela auto contratação, até o Motor iugu, onde você contará com um time de Customer Success (CS) que irá lhe acompanhar em todos os momentos, seu primeiro acesso na plataforma e todas as primeiras interações são facilitadas através do nosso suporte.

Ao contratar nossos planos, você receberá um material completo que explicará o passo a passo para realizar as suas primeiras interações com a ferramenta. Tudo para que esse primeiro acesso seja o mais tranquilo e doubt-free possível!

Para isso, você pode contar também, dentro do painel iugu, com um FAQ completo, com centenas de perguntas e respostas, que identificamos ser mais frequentes entre nossos clientes, facilitando a sua navegação sem que precise entrar em contato com nossos atendentes.

Melhorias

Dentro do painel iugu você também encontra o campo “Melhorias”, um canal de interação que traz a proximidade que buscamos com nossos clientes!

Em ‘Melhorias’ você encontrará soluções da ferramenta que estão por vir do time de produto e do time de desenvolvedores da iugu, para tornar a sua experiência ainda mais completa!

Lá, também é possível sugerir funcionalidades novas que você acredita serem importantes para o seu negócio, com a certeza de que será ouvido e, quem sabe, ter a sua sugestão como um novo upgrade!

Pagamento de contas pelo painel iugu

Esta é mais uma funcionalidade do nosso painel!

Através da área de Pagamento de Contas é possível pagar boletos do seu negócio, como água e luz, diretamente pela sua conta iugu, utilizando seu saldo, sendo possível também acessar os comprovantes posteriormente! 

Tudo para facilitar a sua gestão financeira!

Agora que você conheceu melhor o Painel iugu, que tal conhecer nossos planos? Se está na dúvida de qual plano é o ideal para o seu negócio, não se preocupe, utilize a calculadora de planos e descubra!

Conheça nossos planos

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online