O que é embedded finance e quais as vantagens

Escrito em 02 de Abril de 2024 por Maria Carolina Rosa

Embedded finance é o processo de incorporação de serviços financeiros ao leque de ofertas de uma empresa, sem que seja necessário reestruturar seu core business. A estratégia amplia o portfólio e aproxima a marca de seus clientes.

Fortalecimento de marca, ampliação de portfólio, aumento da retenção e fidelização de clientes, gestão centralizada de serviços financeiros. Estas são algumas das vantagens de aplicar o conceito de embedded finance, ou finanças incorporadas, à rotina do seu negócio. 

O amplo leque de vantagens é, sem dúvidas, um dos motores para o crescimento contínuo do embedded finance — que, de acordo com o relatório Future Market Insights de 2023, apresentado pela PWC, deve crescer cinco vezes em 10 anos, chegando a US$ 248,4 bilhões em 2032. 

Na América Latina, a perspectiva é igualmente animadora: uma pesquisa da Research and Markets indica que a receita do mercado deve aumentar, anualmente, 27% até 2029 — chegando a US$13,7 bilhões no final do período.

Nas próximas linhas, te contamos tudo o que você precisa saber sobre o tema: conceito, características, exemplos, benefícios, e, claro, caminhos para implementar. Aproveite! 

O que é embedded finance?

O Embedded finance, ou “finanças integradas” ou “incorporadas”, em português, representa um mecanismo que permite a incorporação e oferta de serviços financeiros por empresas não diretamente ligadas ao setor, com o objetivo de adicionar um diferencial competitivo ao negócio e potencializar a retenção e fidelização de clientes.  Dentre as opções disponíveis, estão linhas de crédito, financiamentos, contas ou carteiras digitais.

Extra! Antes de seguir em frente, leia mais sobre embedded finance e o futuro das fintechs.

Quais as principais características do embedded finance?

As principais características do embedded finance são: 

1- Personalização

2- Ampliação do portfólio

3- Uso da estrutura BaaS

4- Fortalecimento da cultura baseada em dados

Te ajudamos a entender mais sobre cada uma a seguir.

Personalização

Ao adotar o modelo de finanças incorporadas, as empresas têm a possibilidade de ajustar o portfólio de serviços às demandas dos clientes e, claro, ao core business do negócio.

Não à toa, o QuintoAndar,  startup focada no mercado imobiliário, esteve recentemente entre as 250 principais fintechs do mundo, segundo pesquisa da CB Insights. A classificação ocorreu em função da oferta de financiamentos para a reforma de imóveis e uma linha de crédito para corretores e imobiliárias.

Entende como, neste caso, a empresa personalizou a oferta de serviços financeiros para seu nicho de atuação? 

Outro exemplo é o Magalu, que oferece, para seus clientes, uma carteira digital (MagaluPay) que simplifica as compras virtuais em seu marketplace (e em outros canais).

Ampliação do portfólio

Outra característica inerente ao embedded finance é a ampliação do portfólio de serviços da empresa. 

Em resumo, para adotar soluções financeiras e apresentá-las como produtos adicionais ao cliente, é exatamente esta a lógica que as empresas devem seguir: a de somar serviços ao portfólio, mantendo sua essência e gerenciando o mesmo portfólio de serviços e produtos de antes. 

Uso da estrutura BaaS

Para viabilizar a integração de serviços financeiros ao portfólio, é preciso usar uma estrutura conhecida como BaaS, ou Banking as a Service (Banco como Serviço). 

Neste caso, a tecnologia bancária é vendida para empresas, que podem customizar de acordo com seu perfil e demandas específicas e, então, disponibilizar aos clientes na forma de serviços financeiros próprios da marca.

Fortalecimento da cultura baseada em dados

Por fim, o mecanismo de finanças incorporadas se caracteriza fortemente pela cultura data-driven.  O sistema coleta e armazena dados-chave sobre o comportamento de compra dos clientes para embasar tomadas de decisão e otimizar a oferta de serviços cada vez mais adequados às necessidades mapeadas. 

Quais as vantagens do embedded finance para os negócios?

Uma empresa que adota o embedded finance, antes de qualquer coisa, se posiciona como um negócio que sabe surfar a onda da evolução tecnológica. O posicionamento fortalece a marca no mercado, destacando-a da concorrência. 

Adicionalmente, as finanças incorporadas trazem como benefícios: 

  • a possibilidade de oferecer soluções financeiras sem precisar dispor de tempo e equipes especializadas em desenvolvimento (graças ao BaaS, que citamos anteriormente, e ao uso de APIs financeiras que permitem a conexão entre os produtos oferecidos e os demais sistemas e plataformas usados na empresa);
  • o aumento das frentes de fidelização de clientes, que deixam de migrar para empresas focadas em serviços bancários quando buscam por um produto oferecido pelo negócio do qual já compra;
  • o potencial aumento do público-alvo da empresa, que pode expandir a oferta de serviços até para os desbancarizados;
  • economia de recursos, uma vez que consegue gerenciar os serviços bancários e os meios de pagamento internamente (para saber mais sobre o tema, leia nosso artigo sobre PaaS, Payment as a Service). 

Quais produtos podem ser embedados pela minha empresa? 

O leque de possibilidades de produtos incorporáveis ao embedded finance é bastante extenso. Cabe à sua empresa conhecê-los e entender de que forma esta tecnologia financeira pode agregar valor ao seu processo de vendas, bem como ao relacionamento com o cliente. 

Conheça algumas opções de serviços para embedar: 

  1. Carteiras e contas digitais;
  2. Cartões da sua marca (os chamados private label);
  3. Linhas de crédito;
  4. Financiamento;
  5. Opções de investimento;
  6. Intermediação de Pagamentos;
  7. Criptomoedas.

Como implementar serviços financeiros embedados?

E aí, já imaginou ampliar seu leque de serviços com o embedded finance e, de quebra, aumentar as chances de fidelizar clientes? 

Então, é hora de entender quais passos seguir para implementar a estratégia. 

O primeiro passo, naturalmente, é entender e estudar o mercado, buscando uma instituição reconhecida e regulamentada para oferecer os serviços.

Lembre-se de que a idoneidade e o comprometimento do parceiro são essenciais para assegurar a qualidade das ofertas e um adequado suporte ao seu time interno na hora de gerenciar as frentes.

Adicionalmente,  conheça as demandas da empresa e do cliente. Como você viu, as possibilidades de serviços incluídos no embedded finance são múltiplas, e é preciso compreender quais delas, de fato, complementam o seu core business e te aproximam do seu consumidor. 

A iugu te ajuda a embedar serviços financeiros e alavancar o crescimento da sua empresa. Nossa plataforma completa facilita a sua gestão de caixa e a automatização de meios de pagamento, além de oferecer diversos planos que se adequam à realidade do seu negócio.

Conheça as modalidades de adesão à iugu e decida qual a melhor para a sua empresa!

Posts relacionados