Payment as a Service: o que é, vantagens e como investir?

Escrito em 25 de Julho de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se você gosta de tecnologia, provavelmente já se deparou com inúmeras siglas que representam novas soluções ou modelos de negócio. 

Do SaaS’ (Software as a Service) ao BaaS (Banking as a Service), elas têm desempenhado um papel crucial surgimento de novas possibilidades para empresas e consumidores. Dentre elas, o Payment as a Service (PaaS) é uma das que têm se destacado no mercado financeiro.

Isso porque utilizar os pagamentos como serviço traz inúmeras vantagens para empresas, principalmente as que desejam escalar a sua operação e oferecer serviços diferenciados. 

Neste blog post, o que é Payment as a Service, como funciona e as vantagens que oferece para empresas que desejam simplificar e aprimorar suas operações financeiras.

Vamos lá?

O que é Payment as a Service?

O Payment as a Service (PaaS), ou pagamento como serviço, em português, é um modelo de negócios que visa facilitar e simplificar as operações de pagamento para empresas, fornecendo uma infraestrutura unificada para processamento de transações financeiras. 

De forma resumida, o PaaS é um modelo de negócios criado por empresas de tecnologia cujo objetivo é oferecer sua plataforma de pagamentos para outras empresas. 

Assim, em vez de lidar com a complexidade de desenvolver e manter uma solução de pagamento internamente, as empresas podem terceirizar essa função para empresas provedoras de PaaS. 

Esses provedores oferecem uma plataforma completa, abrangendo desde a aquisição e processamento de pagamentos até a segurança e conformidade.

Como Funciona o Payment as a Service?

As empresas que desejam adotar o modelo de Payment as a Service se integram às empresas de PaaS através de APIs (Application Programming Interfaces) ou plugins que são integrados às suas plataformas de comércio eletrônico ou sistemas de ponto de venda (POS). 

Essa integração permite que os negócios aceitem uma variedade de métodos de pagamento, como cartões de crédito, débito, Pix e boleto.

Ao utilizar uma empresa que oferece PaaS, as empresas podem oferecer aos seus clientes uma experiência de pagamento mais segura, integrada, eficiente, com maior agilidade no processamento das transações

Além disso, os provedores de PaaS cuidam da gestão de riscos e da conformidade com os padrões de segurança da indústria, como o PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento).

Por que investir em Payment as a Service?

Em um mundo cada vez mais competitivo, ávido por inovação e jornadas cada vez mais fluidas, os pagamentos como serviço vem chamando a atenção de empresas de diferentes nichos e tamanhos. 

A prova disso é que tendências como o Embedded Finance e o Banking as a Service (BaaS) já tem redesenhado o mercado financeiro e permitido que novos players entrem em cena para diversificar ainda mais o setor. 

De acordo com um estudo da consultoria Delloite, a oferta de serviços financeiros embarcados (Embedded Finance)  pode ser ampliada no Brasil e gerar receitas de até R$ 24 bilhões até 2026.

Já uma pesquisa da Grand View Research mostrou que o mercado de Payment as a Service deve movimentar U$25,7 bilhões até 2027.

Logo, investir em PaaS traz uma vantagem competitiva significativa para as empresas, que incluem:

  • Redução de custos e complexidade: ao optar pelo PaaS, as empresas podem evitar os altos custos iniciais associados ao desenvolvimento e manutenção de uma solução de pagamento internamente. A terceirização dessa função permite que as empresas economizem em infraestrutura, recursos humanos, atualizações de segurança e outros custos relacionados. Além disso, o gerenciamento das complexidades e atualizações regulatórias relacionadas a pagamentos fica a cargo do provedor de PaaS.
  • Mais agilidade nas transações: a plataforma de Payment as a Service é projetada para oferecer processamento de pagamentos rápido e eficiente, o que resulta em transações mais ágeis e experiências de compra mais satisfatórias para os clientes. Além disso, uma aprovação mais rápida também reduz o risco de desistência no checkout por parte do consumidor;
  • Maior segurança e conformidade: os provedores de PaaS são especializados em segurança de pagamentos e estão sempre atualizados com as mais recentes certificações de segurança. Dessa forma, as empresas que utilizam PaaS podem ter mais confiança na proteção dos dados financeiros de seus clientes e na conformidade com as normas do setor;
  • Flexibilidade de pagamento: com uma empresa de PaaS, a sua empresa pode oferecer suporte a uma variedade de meios de pagamento online e atender clientes com diferentes preferências de pagamento, como cartões de crédito, pagamentos móveis, Pix, carteiras digitais, boleto e muito mais; 
  • Foco no Core Business: ao delegar as operações de pagamento a uma empresa PaaS confiável, sua empresa pode direcionar recursos e esforços para as atividades principais do negócio, como desenvolvimento de produtos, marketing e atendimento ao cliente.
    mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Como investir em Payment as a Service?

Como vimos até aqui, o Payment as a Service tem se mostrado uma solução valiosa para empresas que buscam otimizar suas operações financeiras e diversificar os negócios, proporcionando transações seguras, rápidas e flexíveis para seus clientes. 

Ao adotar o PaaS, as empresas podem reduzir custos, simplificar processos, garantir conformidade e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência de pagamento mais conveniente, ágil e fluida para seus clientes. 

No entanto, desenvolver um sistema PaaS dentro do próprio negócio nem sempre é uma opção vantajosa. 

Isso porque, além de tempo, construir uma plataforma de pagamento nativa demanda investimentos altos e recursos humanos que poderiam ser aproveitados em outras frentes do negócio.

Por isso, o melhor caminho para investir em PaaS é encontrar uma empresa que ofereça uma tecnologia de pagamentos de fácil integração com o seu negócio, como a iugu

A iugu é um Hub de Pagamento completo para você automatizar e centralizar toda a sua operação financeira em um só lugar. 

Além de múltiplos meios de pagamento online e formas de cobrança que se adaptam às necessidades do seu negócio, a iugu conta com uma API em português e de fácil documentação para que você escale o seu negócio com a potência da nossa tecnologia. 

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo para a sua empresa!

pagamento online






Posts relacionados