Não sabe como fazer promoções no e-commerce? Confira!

Escrito em 04 de Novembro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O seu time de vendas sabe como fazer promoções no ecommerce? As mudanças na economia nos últimos anos trouxeram novos desafios para as empresas. Agora, conquistar clientes ficou mais difícil.

Afinal de contas, além de ter que se destacar à frente da concorrência, é preciso demonstrar que o seu produto é necessário, mesmo em um cenário de incerteza econômica. Com as promoções, essa decisão pode ser tomada facilmente: como o preço do produto estará mais baixo, ficará muito mais fácil para o consumidor fechar a sua compra.

Mas uma boa promoção exige planejamento. Saiba como fazer, a seguir!

Defina o público-alvo

A definição do público-alvo é o primeiro passo para fazer promoções de qualidade, especialmente nos meios digitais. Toda empresa mantém uma carteira de clientes fieis. Mas, em muitos casos, eles têm demandas, dores e perfis diferentes.

Por isso, saber qual será o público-alvo da sua promoção é muito importante. Isso ajudará na definição do desconto, os canais de vendas e a linguagem utilizada em cada campanha de marketing. Desse modo, a empresa poderá atrair as pessoas certas e fechar mais vendas.

Ou seja, definir o público-alvo auxilia o negócio a ter uma orientação mais robusta durante a sua campanha. A marca manterá um posicionamento adequado e dentro das expectativas do cliente. Com isso, as chances de vendas serem realizadas serão muito maiores.

Ofereça descontos para produtos relacionados

As promoções podem adotar uma estratégia que já é utilizada por várias empresas fora de momentos de crise para conseguir mais vendas: os combos de produtos. Eles conseguem unir mercadorias relacionadas com um custo mais baixo do que o normal e, assim, aumentar o ticket médio obtido com cada cliente.

Um exemplo muito comum está no cinema. É comum, por exemplo, que as redes forneçam pequenos descontos para quem opta por comprar um kit com refrigerante e pipocas.

Os combos devem ser pensados considerando os produtos que a empresa tem, as relações entre si e as demandas dos clientes. O negócio pode, por exemplo, criar combinações com itens semelhantes e que tenham pouca saída. Assim, ele atrai mais receitas e reduz as chances de ter prejuízos.

Diversifique os canais de divulgação

Toda promoção deve vir acompanhada de campanhas de marketing. Não adianta o seu negócio ter um desconto perfeito se o seu cliente não sabe que ele existe. Fazer com que os clientes sejam atingidos pelas suas campanhas será responsabilidade dos times de marketing e vendas.

Essas equipes deverão trabalhar lado a lado para identificar os melhores canais para alcançar o seu público-alvo. Ao mesmo tempo, precisam priorizar os ambientes em que mais recursos serão gastos e a linguagem adequada. Isso tornará as mensagens mais efetivas e evitará que o negócio desperdice a verba de publicidade.

As redes sociais, por exemplo, podem utilizar uma linguagem mais flexível e os mecanismos de publicidade direcionada. Já o e-mail consegue entrar em contato direto com o cliente com mais espaço para desenvolver o seu argumento. Por isso, não se esqueça de sempre aproveitar ao máximo os recursos de cada ambiente.

Aproveite datas comemorativas

Datas comemorativas são sempre momentos interessantes para conseguir novos clientes. Em muitos setores, aliás, elas são o momento em que mais vendas são feitas. Por isso a sua empresa deve pensá-las de modo estratégico.

Sempre considere os feriados que possam ser utilizados pelo seu negócio para fazer campanhas de vendas. Crie mensagens alinhadas com a data e incorpore isso no seu calendário de estratégias. A empresa, porém, não deve deixar de usar datas menos gerais para fazer campanhas.

Além da Black Friday, que já foi incorporada ao calendário da economia brasileira, seu negócio também pode considerar momentos importantes para sua história: do aniversário de fundação da empresa a momentos de grandes mudanças, tudo pode ser uma boa oportunidade para fazer promoções.

Tenha prazos limitados

Ofertas que chamam a atenção do cliente e tornam a decisão de compra mais fácil são as temporárias. Todas as pessoas adoram um desconto. Mas quando há a garantia de que ele não durará muito, os incentivos para aproveitá-lo são muito maiores.

Há empresas que chegam a incorporar a realização de promoções muito curtas nas suas estratégias. Sites de vendas online podem criar uma categoria de produtos que ficam com preços baixos apenas por 24 horas, por exemplo. Assim, o consumidor sempre terá um motivo para acessar a página em busca de uma promoção.

Mensure os resultados

As estratégias de vendas utilizam vários pontos ao longo da sua execução. Os profissionais devem definir a linguagem, avaliar o melhor canal de divulgação e o público-alvo. Também precisam identificar qual o melhor desconto para cada item.

Como verificar que tudo isso deu certo e se a empresa tomou as melhores decisões? O caminho mais simples é utilizar indicadores de performance.

A partir deles, a empresa pode mensurar o impacto de cada escolha tomada, assim como a sua influência direta e indireta na lucratividade do negócio. Portanto não deixe de incorporar métricas de conversão e retorno sobre o investimento para validar o que deve ser replicado em campanhas futuras!

A realização de promoções é uma estratégia tradicional para ampliar o número de clientes de uma empresa. Descontos em produtos auxiliam consumidores a decidir pela compra de um produto. Além disso, chamam a atenção para a marca, aumentando o seu público-alvo e o seu market share.

Em tempos de crise, como a provocada pela pandemia do novo coronavírus, fazer promoções é ainda mais importante. Como a facilidade para conquistar clientes caiu, o negócio precisa se planejar para se manter competitivo. Com as promoções, esse objetivo pode ser facilmente alcançado.

Por isso, garanta que a sua equipe de vendas e marketing consiga trabalhar em conjunto e saiba como fazer promoções no e-commerce. Utilizando os canais certos e definindo os descontos com cuidado, o negócio poderá se destacar no seu campo de atuação. Assim, você poderá se manter lucrativo mesmo em um momento difícil.

Gostou da nossa dica? Então, assine já a newsletter da iugu para receber as novidades do blog!

Posts relacionados