Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica, não sejam MEI e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Indiquei um cliente pelo programa de Afiliados. Como eu posso consultar minha indicação?

Você pode consultar sua indicação no Painel do Indicador.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Quero ser cliente

Plano de marketing: fique fera no assunto!

Escrito em 29 de Maio de 2020 por Natalia Spigai

Na hora de montar uma empresa, você pensa em diversos pontos: como será o fornecimento, o esquema de atendimento aos clientes, como os produtos serão embalados, entre outros. Mas também é preciso estruturar como será feita a divulgação e, para isso, você vai precisar de um plano de marketing.

Mesmo que você não seja especialista no assunto, é possível montar um planejamento para dar os primeiros passos e começar a tornar sua empresa conhecida.

Quer ficar fera nesse assunto para estar afiado nas próximas reuniões de planejamento do seu negócio? Fique por aqui!

O que é plano de marketing?

Se você não tem afinidade com o assunto, é preciso primeiro esclarecer o que é um plano de marketing. Trata-se de um documento com todas as ações e estratégias que serão usadas para a divulgação do seu negócio. Nesse planejamento, todo o processo estará bem detalhado, para você não perder tempo pensando no próximo passo quando a empresa estiver em funcionamento.

Como eu faço isso?

Calma, não precisa se desesperar. A elaboração do plano de marketing pode ser feita internamente. Afinal, ninguém conhece melhor a sua empresa e os objetivos como você. Seguindo esses passos, é possível montar um planejamento bem direcionado e eficiente.

Analise a empresa

Nesse primeiro ponto, você vai fazer uma análise SWOT da sua empresa. Se você não conhece esse termo, pode entender melhor aqui. Mas, basicamente, você avaliará todos os pontos fortes e fracos da empresa, assim como as oportunidades e fraquezas que apresenta.

Não é dos exercícios mais fáceis, pois exige uma boa dose de desprendimento e visão analítica. Mas, certamente, é importante para uma visão bem completa do negócio e fundamental para o plano de marketing, ou seja, não dá para escapar dela.

Entenda melhor os concorrentes

Um olho no peixe e outro no gato: você já sabe exatamente como é a sua empresa. Agora, é hora de perceber mais sobre as outras que atuam no mesmo segmento.

Para isso, faça uma análise cuidadosa da concorrência e veja quais iniciativas eles estão aplicando, o que funciona para o seu nicho de negócio e o que é realmente viável. Essa investigação ajuda a ter uma visão mais realista e pode, até mesmo, trazer alguns insights para o seu planejamento.

Defina estratégias e ações

Agora que você conhece a sua empresa e o mercado, é hora de determinar os objetivos e definir o que será feito para alcançá-los. É nessa fase que você estabelecerá as ações que serão aplicadas tanto em ambiente online quanto offline, e o que pretende atingir com cada uma delas.

Lembre-se apenas de que o planejamento serve como guia, não como um roteiro que não pode ser alterado. Por isso, se perceber que determinada abordagem não está funcionando ou que há uma alternativa mais interessante, vale a pena realizar alguns ajustes.

Estabeleça um cronograma

A data de início e fim de cada ação e os recursos necessários também devem entrar no planejamento de marketing. Apenas com um calendário pré-definido você consegue administrar melhor o que será feito e, até mesmo, aproveitar datas comemorativas e feriados que podem ser excelentes oportunidades para promoções.

Acompanhe os resultados

De acordo com os objetivos definidos no começo do planejamento, avalie se os resultados foram alcançados. Para isso, estabeleça algumas métricas que serão aplicadas no início e fim das ações.

Por exemplo, se você decidiu que quer aumentar o número de clientes em 10%, esse número é uma métrica. Cheque a quantidade de clientes, faça o planejamento, execute-o e verifique novamente para ver se realmente você conseguiu conquistar os 10% a mais que precisava.

Como esse planejamento pode me ajudar?

Agora que você já entendeu o que é o plano de marketing e como estruturá-lo, é interessante saber um pouco mais das suas vantagens e de como ele realmente pode beneficiar a sua empresa.

Conhecimento de mercado

Ao fazer o plano de marketing, você tem um visão muito mais ampla do mercado, saindo um pouco da “bolha” e compreendendo mais as demandas e faltas. Assim, você pode pensar em suprir para se destacar da concorrência.

Entendimento do público

Assim como a visão do mercado, esse trabalho traz luz também em relação ao público-alvo, suas principais características e necessidades. A partir dessas informações, você pode melhorar constantemente a definição da sua persona e fazer com que as abordagens envolvam cada vez mais os consumidores.

Melhor aplicação do budget

Reservar um bom orçamento para o marketing é extremamente necessário, mas ao mesmo tempo, é frustrante quando esse esforço e dinheiro não trazem resultados. Com o planejamento, é possível alcançar um retorno muito maior nas ações.

Isso porque ele permite uma avaliação mais aprofundada do processo e, até mesmo, a percepção do que funciona melhor para o seu produto e público-alvo.

Construção de autoridade da marca

Quando há um investimento e um trabalho constante na divulgação da empresa, a marca começa a ficar mais forte diante da concorrência. Ela passa a ser considerada pelos clientes e a conquistar seu espaço.

O planejamento é essencial para isso, pois evita lacunas no processo de divulgação que podem tornar a marca vulnerável.

Alinhamento com os demais setores

Mesmo que a sua empresa ainda seja uma iniciativa pequena, ela é composta por várias áreas: financeiro, vendas, administrativo etc. Com um planejamento bem claro e estruturado, você consegue acompanhar o impacto das ações de marketing em cada um desses setores, ao mesmo tempo que entende a colaboração de cada um para que o planejamento dê certo.

Mesmo que pareça só uma iniciativa para divulgar seu estabelecimento, o plano de marketing vai muito além, ele ajuda a organizar os demais processos e a obter uma visão geral do empreendimento, facilitando o trabalho de gestão.

Ficou mais claro o que é o plano de marketing e como você pode fazer um para a sua empresa? Aproveite a oportunidade e comece a estruturá-lo: você vai ver como faz a diferença para o negócio.

Aproveite para seguir o perfil da iugu nas redes sociais e receber mais informações como estas. Estamos no YouTube, Twitter, Instagram, Facebook e Linkedin.