Clubes de Assinatura: como funciona e porque ficar de olho nessa tendência

Escrito em 01 de Outubro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O modelo de negócio dos Clubes de Assinatura baseia-se na ideia de vender um produto ou serviço de forma recorrente em vez de um pagamento único. O que se desdobra em uma receita que se renova mensalmente, ou até mesmo anualmente.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Basta apertar o play!

 

Os Clubes de Assinatura se concentram mais na retenção de clientes do que na aquisição de novos, praticando o pensamento de Philip Kotler de que “reter um cliente é mais barato do que conquistar um novo”.

Em essência, os negócios de assinatura se concentram na forma como a receita é gerada, de forma que, um único cliente realize vários pagamentos pelo acesso prolongado a um bem ou serviço.

Em 2021 já é possível afirmar que a economia está tendendo mais às assinaturas do que à propriedade do bem em si, como de carros, softwares, entretenimento e compras.

Segundo uma pesquisa realizada pela Betalabs, em 2013, havia apenas 300 empresas de Clubes de Assinatura no país. Mas esse número saltou para 800 em 2019, e depois para 3 mil em 2020, somando, atualmente, mais de 4 mil serviços em funcionamento.

Veja por que esse modelo de negócio ganhou tanta força nos últimos anos, quais são os Clubes de Assinatura que mais cresceram no Brasil e como você pode adaptar esse modelo ao seu negócio - ou começar um do zero!

Como surgiram os Clubes de Assinatura?

Na corrida pela transformação digital, existe uma grande tendência de que as empresas busquem cada vez mais eliminar processos manuais e desenvolvam, de forma inteligente, as suas relações com os clientes.

Pensando nisso, fica fácil entender por que vender de forma recorrente é mais vantajoso para as empresas do que realizar vendas pontuais.

A economia da recorrência, entretanto, não é necessariamente uma novidade.

A teoria surgiu em 2000 por Jeremy Rifkin, economista norte-americano que trouxe o questionamento de como o mundo seria se Henry Ford não tivesse pensado no carro como um bem de consumo, mas sim como se as pessoas tivessem direito à experiência de dirigir ou ser transportado. Imagine um mundo onde ninguém seria dono de um veículo.

Bastante diferente, né?

Entretanto, este modelo só tomou forma alguns anos mais tarde e um dos primeiros grandes players do mercado que iniciou a vender seu serviço de forma recorrente, como uma assinatura, foi a Microsoft, que antes vendia mídia física com o software para você instalar no seu computador.

Por uma quantia mensal, você tem uma licença de uso para usar o software e receber todas as atualizações, sem precisar adquirir um novo produto.

No segundo trimestre de 2017, pela primeira vez, as assinaturas ultrapassaram as vendas tradicionais do Office 365 e hoje a empresa já soma mais de 50 milhões de assinantes do seu serviço.

Outros exemplos de empresas que utilizam a economia da recorrência são os populares Netflix e Spotify.

O sucesso da recorrência nos Estados Unidos não demorou para chegar ao Brasil e, em 2019, esse modelo de negócios já movimentou em torno de 1 bilhão de reais.

Com a pandemia, os números vêm crescendo cada vez mais: em 2020 o crescimento foi de 10%, mesmo em meio à crise econômica que se instaurou.

Como funcionam os Clubes de Assinatura?

Muitas empresas estão mudando seu modelo de negócios em que a receita é feita a partir de um modelo de assinatura, de forma recorrente, em troca de acesso duradouro à entrega de um bem ou serviço.

As assinaturas geralmente são renovadas e ativadas automaticamente com o uso de um cartão de crédito, débito em conta corrente, boleto e do Pix recorrente.

Além da receita recorrente, um dos maiores benefícios de negócios por assinatura é criar relacionamentos mais sólidos com o cliente e melhorar ainda mais a Experiência do Cliente.

No Brasil, falar em Clube de Assinatura costuma ser bastante empolgante, pois trata-se de um modelo bastante personalizável, com bons cases de customização da experiência do cliente.

Um exemplo são as caixas personalizadas com produtos de acordo com o perfil do seu cliente, como vinhos, livros, cosméticos, cervejas e outros itens que você confere a seguir.

As assinaturas estão ganhando cada vez mais espaço, principalmente devido à pandemia, que intensificou, de certa forma, o consumo mais focado em “comodidade” e também a busca por hobbies, diversão em casa e cuidados físicos e mentais.

Principais Clubes de Assinatura do Brasil

Você com certeza conhece um - ou vários - Clubes de Assinatura! E talvez até já seja assinante.

As empresas que oferecem esse serviço costumam utilizar uma forte estratégia de marketing digital para atingir seu público alvo, inclusive o marketing por influência, que está tão em alta atualmente.

Seja qual for o interesse dos clientes, existe um clube de assinatura para todos os gostos!

Conheça os mais conhecidos e inspire-se:

Wine

Do nicho de bebidas existem alguns Clubes de Assinatura de vinhos e cervejas, mas um dos mais conhecidos é a Wine!

Um clube de assinatura de vinhos que garante diversidade e qualidade para os amantes dessa bebida, que mensalmente recebem uma caixa recheada de novos rótulos para experimentar!

wine-1

Box Petiko

Quem não adotou - ou conhece alguém que adotou - um animalzinho durante a quarentena que atire a primeira pedra!

Do nicho pet, o Box Petiko é bastante famoso por utilizar o marketing de influência para promover sua caixa de itens para cães e gatos, não sendo difícil encontrar influencers peludos divulgando a marca pela internet.

petiko 2

Glambox

Famosa caixinha de “mimos” - focados em cosméticos - para pessoas que amam se cuidar!

Uma das pioneiras do mercado de clube de assinaturas aqui no Brasil, a Glambox oferece desde 2012 uma caixa com vários produtos incríveis para as pessoas testarem, como hidratantes, maquiagens, produtos para cabelo, esmaltes e muito mais!

glambox 2

Tag

Para quem ama livros, a Tag é o clube de assinatura perfeito!

A ideia é construir uma experiência literária diferente e oferecer, todos os meses, kits literários. Os livros são sempre uma surpresa. Além de serem em edição exclusiva para os associados.

livros 2

Muscle Box

Não poderia faltar um representante do mercado fitness que cresceu tanto durante a pandemia!

A Muscle Box é uma caixa com produtos destinados às pessoas que curtem a boa alimentação e a prática de atividade física, trazendo produtos como suplementos e snacks saudáveis e até vestuário.

muscle 2

Leiturinha

Para finalizar nossa lista, um exemplo de clube de assinaturas do nicho infantil, o Leiturinha!

O clube oferece uma curadoria de livros feita por especialistas, especialmente para crianças de 0 a 10 anos e também outras experiências que ajudam as crianças a criarem o hábito da leitura!

leiturinha

Muito fofo né?

Além destes, existem muitos outros Clubes de Assinatura que fazem muito sucesso no Brasil!

Como criar o seu próprio Clube de Assinatura

Não importa se você quer começar o seu clube de assinaturas do zero ou se quer adotar a economia de recorrência no seu negócio já existente - é preciso entender as particularidades desse nicho e seguir um plano estratégico!

Para iniciar do zero, considere seguir este passo a passo:

  1. Comece com uma ótima ideia para a caixa de assinatura, considerando seu nicho de interesse e o interesse de seus futuros clientes;
  2. Defina o preço de sua caixa de assinatura, considerando os produtos que irão na caixa , divulgação e logística, e além de tudo a camada de experiência que você vai adicionar (curadoria e comodidade também agregam valor!);
  3. Monte uma caixa de assinatura modelo para iniciar a sua divulgação;
  4. Comece sua fase de pré-lançamento, utilizando estratégias de marketing digital;
  5. Configure seu site ou suas redes sociais - ou ambos;
  6. Conte com uma boa plataforma para automatizar seus pagamentos;
  7. Esteja pronto para receber pedidos e fazer o envio das caixas de assinatura;
  8. Aumente sua base de assinantes com estratégias de marketing e indicação de clientes!

Confira mais dicas para montar seu clube de assinaturas aqui: Passo a passo definitivo de como criar um clube de assinaturas

Importante saber que a tendência para os próximos anos é de que, em 2023, 75% das empresas oferecerão assinaturas. Portanto, começar hoje pode garantir um lugar privilegiado frente à concorrência!

Uma boa dica também é entender melhor sobre recorrência e o papel das empresas de pagamento para facilitar a gestão financeira de um modelo de Clubes de Assinatura. Para isso, recomendamos o nosso Dicas para a gestão financeira de Clubes de Assinatura!

CTA e-book Gestão de Clubes de Assinatura

 

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech