Plataforma de pagamento online para Clubes de Assinatura: como escolher?

Escrito em 05 de Julho de 2021 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Os clubes de assinatura são um modelo de negócio inovador que já mostrou que veio para ficar. Para ter sucesso no modelo, quem empreende nessa área precisa pesquisar como escolher uma boa plataforma de pagamentos online para facilitar a fidelização de assinantes.

Afinal, essa modalidade oferece aos consumidores uma experiência de compra com mais comodidade e facilidade, razão pela qual tem ganhado a preferência do público. 

Está sem tempo para ler? Você também pode escutar este artigo! Teste no play abaixo:

Panorama dos Clubes de Assinatura

Para se ter uma ideia, os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$1 bilhão no de 2020 no Brasil, e chega a um valor ainda maior nos Estados Unidos: cerca de US$10 bilhões anuais em movimentações. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o modelo de clubes de assinatura cresceu mais de 160% no país nos últimos anos - em 2018, existiam mais de 800 empresas atuando no setor, e entre janeiro e março de 2020 chegaram mais 350 novos modelos de negócio. 

E não é à toa: de acordo com um levantamento feito pela consultoria Deloitte, especializada em auditoria empresarial, a geração dos Millennials é a mais propensa a assinar serviços recorrentes e aderir a clubes de assinaturas, tendência que deve prevalecer também entre a hiperconectada geração Z. 

Além da facilidade, uma das razões para essa popularização é a segurança e comodidade que as pessoas encontram no pagamento online. Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre como escolher uma plataforma de pagamento online para clubes de assinatura e as vantagens desse serviço.

Confira!

Por que escolher uma boa plataforma de pagamentos online para seu clube de assinatura?

Utilizar um sistema de pagamento online em seu clube de assinatura é uma estratégia que pode oferecer excelentes resultados para o aumento das vendas de planos, sejam eles no formato mensal, anual ou outro tipo de pacote. 

Para que você entenda melhor, as plataformas de pagamentos online trazem modalidades de cobrança recorrente usadas por empresas gigantes, como Netflix e Spotify.

Os métodos de pagamento mais comuns são, certamente, o cartão de crédito, o boleto bancário e o Pix. Porém, o setor de pagamentos online tem inovado constantemente, trazendo novas opções e facilidades para os consumidores.

Para os clubes de assinatura, contar com uma plataforma de pagamento online é especialmente relevante. Afinal, não adianta oferecer produtos ou serviços de ótima qualidade, praticar um preço atrativo e chamar a atenção de potenciais clientes, se o seu público-alvo não encontrar a mesma facilidade para concluir a compra/assinatura.

Ou seja, se o objetivo do seu negócio é proporcionar a melhor experiência possível para os clientes, a gestão de pagamentos online precisa necessariamente ser uma das suas prioridades.

Entender os detalhes e especificidades das principais ferramentas de pagamento online é, sem dúvidas, uma das formas mais eficazes de fortalecer o seu clube de assinaturas.

Isso porque você consegue fazer uma escolha mais alinhada com os objetivos da empresa, e aumenta as chances de conseguir fechar vendas ao disponibilizar os métodos certeiros para os usuários.

Nesse sentido, é ideal buscar uma plataforma de pagamento online como a iugu, que oferece a opção de integrar um sistema de pagamentos recorrentes ao seu site de vendas.

Essa modalidade tem sido adotada por um número crescente de empresas que trabalham com serviços ou produtos por assinatura, já que simplifica bastante a cobrança e o recebimento, além de também oferecer vantagens para os clientes.

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma modalidade de pagamentos online em que as cobranças são feitas de forma automática durante um período determinado pela assinatura contratada.

O pagamento acontece através da realização de uma cobrança, seja por cartão de crédito, débito, boleto ou, até mesmo, o Pix. Para o cliente, ocorre de forma automática, sem que seja preciso que ele digite a senha do cartão ou autorize novamente a transação sempre que uma nova mensalidade for cobrada.

recorrência assinaturas

Diferenciais

Diferentemente do modelo de parcelamento, no formato de pagamentos recorrentes o limite de crédito do cartão do assinante não é comprometido pelo valor total do plano, mas apenas no valor de cada mês. 

Assim, nesse tipo de transação, o único valor debitado será o da mensalidade do mês vigente. Isso permite, por exemplo, que clientes com baixo limite de cartão consigam contratar planos maiores, sem haver problemas de saldo.

Esse método é bastante utilizado por empresas que trabalham com contratos de período determinado, em que o cliente adquire a realização de um serviço ou o recebimento de um produto durante um maior intervalo de tempo pré-estabelecido.

O período determinado para o pagamento recorrente varia de acordo com as opções de contrato oferecidas pela empresa, podendo haver cobranças semanais, mensais ou anuais, a depender do sistema utilizado e do modelo de negócio. 

Por que é vantajoso ter pagamento online recorrente no meu Clube de Assinaturas?

O assinante de um clube de assinatura geralmente busca por praticidade, já que seus pagamentos precisam ser feitos todo mês (ou em alguma outra frequência determinada).

Por isso, a automação da cobrança é a melhor forma de fidelizar esse cliente e evitar esquecimento ou dificuldades ao efetuar o pagamento online, o que geraria a interrupção do serviço ou produto.

Confira abaixo 4 boas vantagens de contar com a opção de pagamento recorrente no seu clube de assinaturas:

1. Aumento de vendas dos planos

Contar com um plataforma de pagamentos online em seu clube de assinaturas pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas de planos.

O que mantém uma pessoa como cliente fidelizado por um longo período é a satisfação com o serviço/produto oferecido, e um pagamento prático e automatizado é parte importante da experiência do consumidor, e que pode pesar bastante na decisão de continuar contratando o clube de assinaturas.  

É bem provável que os seus assinantes se interessem mais em permanecer no clube se não tiverem que se preocupar com as questões de pagamento. Além disso, muitas empresas no mundo já aderiram a esse método de pagamento, o que faz com que os consumidores já estejam mais abertos a essa opção.

2. Previsão de lucro

O modelo de recorrência permite acompanhar antecipadamente quantos pagamentos serão recebidos a cada mês, tornando possível prever os lucros de forma mais eficiente e elaborar relatórios com maior precisão.

Isso porque os contratos dos assinantes já têm prazo de vigência definido e, durante esse período, a empresa consegue ter uma previsão da receita para os meses seguintes. Assim, a gestão é otimizada e consegue focar na aquisição de novos clientes. 

3. Garantia dos recebíveis

O pagamento recorrente é a melhor alternativa para reduzir o índice de inadimplência de qualquer negócio.

O sistema não deixa a opção de pagar ou não determinada mensalidade nas mãos do seu assinante, já que a cobrança é debitada automaticamente no cartão ou na conta do cliente na data de vencimento acordada. Dessa forma, fica mais fácil garantir que os pagamentos serão efetivamente realizados.

4. Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma das maiores vantagens de adotar o sistema de pagamento recorrente. Afinal, quanto mais honesto e prático for o relacionamento com o assinante, maior é a possibilidade de que ele se torne um cliente de longo prazo.

Além disso, a cobrança automática facilita a permanência no clube de assinatura e faz com que a aquisição desse produto seja fluida, sem se tornar algo trabalhoso que o assinante precisa se lembrar todos os meses de pagar.

Tudo isso é ótimo para reduzir as taxas de churn - os cancelamentos de contrato - dos clientes da sua empresa.

Pagamentos online e recorrentes atendem só Clubes de Assinatura?

Além dos clubes de assinatura, outros tipos de negócios também utilizam bastante os pagamentos recorrentes, como o setor de serviços e experiências - a exemplo de escolas de idioma, academias de ginástica, estacionamentos, clubes de lazer, centros de estética, entre outros negócios recorrentes,

Isso porque a cobrança simplificada e otimizada gera uma experiência de pagamento mais agradável e é capaz de fidelizar a base de clientes. 

Entender como o pagamento recorrente funciona é muito importante para o sucesso de um clube de assinatura. Isso porque essa modalidade proporciona mais segurança e confiabilidade às transações digitais, resultando em clientes mais satisfeitos e no aumento das vendas. 

Como escolher uma plataforma de pagamento online?

Agora que você já conhece os benefícios de aderir a uma plataforma de pagamento online para o seu clube de assinatura, veja abaixo quais são os principais pontos que você deve observar antes de fazer a contratação dessa solução:

Funcionalidades além da cobrança 

Para que a gestão de pagamentos de um clube de assinaturas seja eficaz, o ideal é que a plataforma de pagamentos online não somente opere as transações, mas permita também:

  • Criação de planos de pagamento customizados;
  • Configuração de regras de cobrança, como multas, descontos e data de vencimento.

Plataformas como a iugu automatizam o envio das cobranças a cada ciclo, por exemplo: com recorrência mensal, semestral, ou anual; sem que seja necessário fazer qualquer tipo de operação manual para isso.

Antecipação de recebíveis

Outra funcionalidade importante em uma plataforma de pagamento é a antecipação de recebíveis. Basicamente, esse recurso permite que a empresa possa adiantar o recebimento de valores que só estariam disponíveis para ela mais tarde, pagos à prazo ou parcelados.

Ou seja, através dessa operação, o negócio pode receber dinheiro referente às vendas de uma só vez. Essa é uma boa opção para empresas que precisam de uma injeção de fluxo de caixa. 

Sistema antifraude

As transações feitas no ambiente online sofrem diversas tentativas de golpe e fraude. Por isso, optar pela contratação de uma plataforma de pagamento online que ofereça a possibilidade de integração com sistema antifraude é essencial para proteger a empresa e seus consumidores.

Esse serviço também traz praticidade para o negócio, já que não é preciso contar com mais de um software para proteger suas operações online e ter segurança contra fraudes e prejuízos financeiros.

Tarifas

Por fim, também é preciso se atentar às tarifas cobradas pela plataforma de pagamento online. Em geral, as tarifas dependem do meio de pagamento configurado.

Pronto, agora você já sabe o que é pagamento recorrente, porque essa é a melhor opção para os clubes de assinatura e quais são os pontos a observar na hora de contratar essa solução. 

Além disso, podemos melhorar os processos internos de gestão e controle financeiro do seu clube de assinaturas. Confira nossa solução de pagamentos online e fale com nossos consultores.

pagamentos online

Posts relacionados