Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Plataforma de pagamento online para Clubes de Assinatura

Conheça a plataforma de pagamento online ideal para Clubes de assinatura!

Escrito em 05 de Julho de 2021 por Renato Ribeiro

Atualizado em 27 de Julho de 2021

Os clubes de assinatura são um modelo de negócio inovador que já mostrou que veio para ficar. Afinal, essa modalidade oferece aos consumidores uma experiência de compra com mais comodidade e facilidade, razão pela qual tem ganhado a preferência do público. 

Está sem tempo para ler? Você também pode escutar este artigo! Teste no play abaixo:

Para se ter uma ideia, essa tendência movimentou cerca de R$1 bilhão no de 2020, no Brasil, e chega a um valor ainda maior nos Estados Unidos: cerca de US$10 bilhões anuais em movimentações. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o modelo de clubes de assinatura cresceu mais de 160% no país nos últimos anos - em 2018, existiam mais de 800 empresas atuando no setor, e entre janeiro e março de 2020 chegaram mais 350 novos modelos de negócio. 

E não é à toa: de acordo com um levantamento feito pela consultoria Deloitte, especializada em auditoria empresarial, a geração dos Millennials é a mais propensa a assinar serviços recorrentes e aderir a clubes de assinaturas, tendência que deve prevalecer também entre a hiperconectada Geração Z. 

Além da facilidade, uma das razões para essa popularização é a segurança que as pessoas encontram no pagamento online. Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre as vantagens de contar com uma plataforma de pagamento online para clubes de assinatura e como fazer essa contratação. 

Confira!

Por que é relevante ofertar pagamentos online no seu clube de assinatura?

Utilizar um sistema de pagamento online em seu clube de assinatura é uma estratégia que pode oferecer excelentes resultados para o aumento das vendas de planos, sejam eles no formato mensal, anual ou outro tipo de pacote. 

Para que você entenda melhor, as plataformas de pagamento online trazem modalidades de cobrança usadas por empresas gigantes para realizar transações virtuais recorrentes.

Os métodos mais comuns e mais conhecidos são, certamente, o cartão de crédito, o boleto bancário e o débito automático. Porém, o setor de pagamentos online tem inovado constantemente, trazendo novas opções e facilidades para os consumidores.

Para os clubes de assinatura, contar com uma plataforma de pagamento online é especialmente relevante. Afinal, não adianta oferecer produtos ou serviços de ótima qualidade, praticar um preço atrativo e chamar a atenção de potenciais clientes por meio de estratégias de marketing, se o seu público-alvo não encontrar a mesma facilidade para concluir a compra/assinatura.

Ou seja, se o objetivo do seu negócio é proporcionar a melhor experiência possível para os clientes, a gestão de pagamentos online precisa necessariamente ser uma das suas prioridades.

Entender os detalhes e especificidades das principais ferramentas de pagamento online é, sem dúvidas, uma das formas mais eficazes de fortalecer o seu clube de assinaturas. Isso porque você consegue fazer uma escolha mais alinhada com os objetivos da empresa, e aumenta as chances de conseguir fechar vendas ao disponibilizar os métodos certeiros para os usuários.

Nesse sentido, é ideal buscar uma plataforma de pagamento online como a iugu, que oferece a opção de integrar um sistema de pagamentos recorrentes ao seu site de vendas. Essa modalidade tem sido adotada por um número crescente de empresas que trabalham com serviços ou produtos por assinatura, já que simplifica bastante a cobrança e o recebimento, além de também oferecer vantagens para os clientes.

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma modalidade de pagamentos em que as cobranças são feitas de forma automática durante um período determinado pela assinatura contratada. O pagamento acontece através da realização de uma cobrança, seja por cartão de crédito, débito, boleto ou, até mesmo, o Pix, para o cliente de forma automática, sem que seja preciso que ele digite a senha do cartão ou autorize novamente a transação sempre que uma nova mensalidade for cobrada.

Diferentemente do modelo de parcelamento, no formato de pagamentos recorrentes o limite de crédito do cartão do assinante não é comprometido pelo valor total do plano, mas apenas no valor de cada mês. 

Assim, nesse tipo de transação, o único valor debitado será o da mensalidade do mês vigente. Isso permite, por exemplo, que clientes com baixo limite de cartão consigam contratar planos maiores, sem haver problemas de saldo.

Esse método é bastante utilizado por empresas que trabalham com contratos de período determinado, em que o cliente adquire a realização de um serviço ou o recebimento de um produto durante um maior intervalo de tempo pré-estabelecido.

O período determinado para o pagamento recorrente varia de acordo com as opções de contrato oferecidas pela empresa, podendo haver cobranças por 3 meses, 6 meses, 12 meses, entre outros, a depender do sistema utilizado e do modelo de negócio. 

Recorrência é só para Clubes de Assinatura?

Além dos clubes de assinatura, outros tipos de negócios também utilizam bastante os pagamentos recorrentes, como o setor de serviços e experiências - a exemplo de escolas de idioma, academias de ginástica, estacionamentos, clubes de lazer, entre outros. 

Isso porque a cobrança simplificada e otimizada gera uma experiência de pagamento mais agradável e é capaz de fidelizar a base de clientes. 

Um relatório sobre o Mercado Americano de Pagamentos Recorrentes 2017-2021, divulgado pela consultoria norte-americana Research and Markets, mostrou que os pagamentos recorrentes devem atingir a marca de mais de U$ 473 bilhões em movimentações financeiras até o final de 2021. Ou seja, esse é um segmento que está crescendo bastante e ganhando destaque no mercado mundial. 

Entender como o pagamento recorrente funciona é muito importante para o sucesso de um clube de assinatura. Isso porque essa modalidade proporciona mais segurança e confiabilidade às transações digitais, resultando em clientes mais satisfeitos e no aumento das vendas. 

Por que é vantajoso ter pagamento recorrente no meu Clube de Assinaturas?

O assinante de um clube de assinatura geralmente busca por praticidade, já que seus pagamentos precisam ser feitos todo mês (ou em alguma outra frequência determinada). Por isso, a automação da cobrança é a melhor forma de fidelizar esse cliente e evitar esquecimento ou dificuldades ao efetuar o pagamento, o que geraria a interrupção do serviço ou produto.

Confira abaixo 4 boas vantagens de contar com a opção de pagamento recorrente no seu clube de assinaturas:

1. Mais vendas dos planos

Contar com um sistema de pagamento recorrente em seu clube de assinaturas pode ser uma excelente estratégia para aumentar as vendas de planos.

O que mantém uma pessoa como cliente fidelizado por um longo período é a satisfação com o serviço/produto oferecido, e um pagamento prático e automatizado é parte importante da experiência do consumidor, e que pode pesar bastante na decisão de continuar contratando o clube de assinaturas.  

É bem provável que os seus assinantes se interessem mais em permanecer no clube se não tiverem que se preocupar com as questões de pagamento. Além disso, muitas empresas no mundo já aderiram a esse método de pagamento, o que faz com que os consumidores já estejam mais abertos a essa opção.

2. Previsão de lucro

O modelo de recorrência permite acompanhar antecipadamente quantos pagamentos serão recebidos a cada mês, tornando possível prever os lucros de forma mais eficiente e elaborar relatórios com maior precisão.

Isso porque os contratos dos assinantes já têm prazo de vigência definido e, durante esse período, a empresa consegue ter uma previsão da receita para os meses seguintes. Assim, você pode ficar mais tranquilo e focar na aquisição de novos clientes. 

3. Garantia dos recebíveis

O pagamento recorrente é a melhor alternativa para reduzir o índice de inadimplência de qualquer negócio.

O sistema não deixa a opção de pagar ou não determinada mensalidade nas mãos do seu assinante, já que a cobrança é debitada automaticamente no cartão ou na conta do cliente na data de vencimento acordada. Dessa forma, fica mais fácil garantir que os pagamentos serão efetivamente realizados.

600x205 – Banner (1)

4. Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma das maiores vantagens de adotar o sistema de pagamento recorrente. Afinal, quanto mais honesto e prático for o relacionamento com o assinante, maior é a possibilidade de que ele se torne um cliente de longo prazo.

Além disso, a cobrança automática facilita a permanência no clube de assinatura e faz com que a aquisição desse produto seja fluida, sem se tornar algo trabalhoso que o assinante precisa se lembrar todos os meses de pagar. Tudo isso é ótimo para reduzir as taxas de churn - os cancelamentos de contrato - dos clientes da sua empresa.

O que conferir na hora de escolher uma plataforma de pagamento online para um clube de assinatura?

Agora que você já conhece os benefícios de aderir a uma plataforma de pagamento online para o seu clube de assinatura, veja abaixo quais são os principais pontos que você deve observar antes de fazer a contratação dessa solução:

Funcionalidades além da cobrança 

Para que a gestão de pagamentos recorrentes do clube de assinaturas seja mais eficaz, o ideal é que a plataforma de pagamentos online não somente opere as transações, mas permita também a criação de planos de pagamento, que podem ser customizados, e regras de cobrança, como multas, descontos e data de vencimento.

Plataformas como a iugu automatizam o envio das cobranças a cada data de vencimento (por exemplo: com recorrência mensal, semestral, ou anual), sem que seja necessário fazer qualquer tipo de operação manual para isso.

Antecipação de recebíveis

Outra funcionalidade importante em uma plataforma de pagamento é a antecipação de recebíveis. Basicamente, esse recurso permite que a empresa possa adiantar o recebimento de valores que só estariam disponíveis para ela mais tarde, pagos à prazo ou parcelados.

Ou seja, através dessa operação, o negócio pode receber dinheiro referente às vendas recorrentes ou a prazo de uma só vez, antes mesmo que a cobrança seja feita ao assinante. Essa é uma boa opção para empresas que precisam de uma injeção de fluxo de caixa. 

Sistema antifraude

As transações feitas no ambiente online sofrem diversas tentativas de golpe e fraude. Por isso, optar pela contratação de uma plataforma de pagamento online que ofereça a possibilidade de integração com sistema antifraude é essencial para proteger a empresa e seus consumidores.

Esse serviço também traz praticidade para o negócio, já que não é preciso contar com mais de um software para proteger suas operações online e ter segurança contra fraudes e prejuízos financeiros.

Tarifas

Por fim, também é preciso se atentar às tarifas cobradas pela plataforma de pagamento online. Em geral, é cobrado um percentual pelas transações realizadas de acordo com a quantidade de parcelas da recorrência, a depender do meio de pagamento configurado.

Pronto, agora você já sabe o que é pagamento recorrente, porque essa é a melhor opção para os clubes de assinatura e quais são os pontos a observar na hora de contratar essa solução. 

Se quer saber como melhorar os processos internos de gestão e controle financeiro do seu clube de assinaturas, acesse nosso site e agende uma conversa com nossos consultores! Somos especialistas em soluções de cobranças recorrentes.

Nova call to action