Formas de pagamento: saiba como diversificar na sua empresa

Escrito em 02 de Junho de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Cartão de crédito, dinheiro ou boleto? Até pouco tempo atrás, esses métodos triunfavam na rotina dos consumidores. Contudo, o mundo mudou e, hoje, é essencial que as empresas se adaptem e ofereçam formas de pagamento que atendam às necessidades de seus clientes. 

A diversificação das formas de pagamento não é apenas uma vantagem competitiva, mas também uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas e a satisfação do cliente. 

Isso porque, em um cenário de constantes transformações e meios de pagamento online surgindo a todo momento, os consumidores se tornaram mais exigentes. 

E essa exigência pode resultar em um possível abandono de carrinho, caso eles não encontrem sua opção preferida durante o checkout. 

Portanto, é preciso se manter à frente da concorrência. Além de preços e um bom atendimento, oferecer opções de pagamento diversificadas é uma forma eficaz de aumentar as vendas da sua empresa.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios de diversificar as opções de pagamento e como sua empresa pode implementar essa prática com sucesso. 

Vamos lá?

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

O que são formas de pagamento?

As formas de pagamento são todos os métodos e opções disponibilizadas pelas empresas para os clientes poderem pagar por um produto ou serviço. 

Dentre as mais populares, podemos destacar o dinheiro em espécie, que ainda é aceito nas compras físicas. No entanto, a expansão do e-commerce e a chegada de meios de pagamento alternativos, como o Pix, reduziram drasticamente a utilização dessa forma de pagamento. 

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

Com a evolução do comportamento do consumidor e novas formas de pagamento online surgindo, a tendência é que a utilização do dinheiro em espécia diminua cada vez mais. 

Uma análise da PwC e de seu braço de consultoria estratégica, a Strategy&, mostrou que os volumes globais de pagamentos alternativos (feitos sem dinheiro em espécie), deverão aumentar em mais de 80% até 2025, com as transações passando de cerca de um trilhão para quase 1,9 trilhão por ano. Até 2030, o total deve quase triplicar, o que mostra a perda de relevância do dinheiro em espécie.

Quais são os tipos de formas de pagamento: tradicionais x recentes

Como vimos anteriormente, o dinheiro em espécie é a forma de pagamento mais tradicional. Entretanto, outros tipos de pagamento tradicionais incluem:

  • Cheque;
  • Boleto;
  • Cartão de débito;
  • TED e DOC;
  • Cartão de crédito
    mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

    mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Entre os métodos mais recentes, o Pix se consolidou como a forma de pagamento mais utilizada no Brasil, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Além desses métodos de pagamento, as inovações mais recentes incluem:

Quais são as vantagens de investir em diferentes formas de pagamento?

Como mencionamos logo no início do texto, investir em diferentes formas de pagamento online é crucial para se destacar em ambiente tão competitivo quanto o digital. 

Entretanto, diversificar as formas de pagamento também traz outras vantagens para a sua empresa. Veja só.  

1. Mais oportunidades de crescimento

A diversificação das formas de pagamento é um catalisador para o crescimento dos negócios. Ao expandir as opções de pagamento, sua empresa alcança uma base mais ampla de clientes potenciais. 

Isso acontece porque, com mais opções, os consumidores que poderiam se sentir desencorajados a continuar o checkout devido às limitações de pagamento, agora têm a oportunidade de comprar seus produtos ou serviços. Quanto mais clientes você conseguir alcançar, maiores serão as chances de aumentar as vendas e impulsionar o crescimento do seu negócio.

2. Adaptação mais rápida às mudanças nas tendências do mercado

O mundo dos pagamentos está em constante evolução. Ao diversificar os modos de pagamento, sua empresa demonstra estar sintonizada com as últimas tendências do mercado. 

Com isso, é possível aumentar a confiança dos clientes em sua marca e ainda abrir novas oportunidades de negócios. Sendo assim, é importante estar preparado para aceitar pagamentos por meio de criptomoedas, pagamentos sem contato e outras inovações para se destacar.

3. Aumentar a confiança dos clientes

Quando falamos sobre transações financeiras no ambiente digital, a segurança dos consumidores deve ser a prioridade. 

Nesse sentido, oferecer um leque de pagamento seguros contribui para a construção de confiança com os clientes, criando uma imagem positiva de sua empresa, aumenta a fidelidade e a reputação no mercado.

4. Redução de riscos e melhoria da eficiência operacional

Ao diversificar as formas de pagamento, você reduz os riscos associados aos pagamentos a receber. 

Por exemplo, ao aceitar pagamentos eletrônicos, você elimina os riscos de lidar com dinheiro em espécie, como roubos ou perdas. 

Além disso, ao automatizar cobranças, você melhora a eficiência operacional e reduz as tarefas manuais demoradas, como conciliação de caixa e contabilidade, liberando tempo e recursos para que você possa se concentrar em outras áreas-chave de seu negócio.

Como diversificar as formas de pagamento da sua empresa?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, é hora de entender como diversificar as formas de pagamento da sua empresa. Abaixo, elencamos 4 dicas para te ajudar no processo. 

1. Entenda o seu público

Entender a fundo o seu público e as necessidades dele é o primeiro passo para oferecer as melhores formas de pagamento. 

Aqui, a dica é estudar as tendências de mercado, os concorrentes e o perfil do seu público para entender como ele prefere pagar pelos serviços e produtos que o seu nicho oferece. 

A partir desse estudo, você terá uma visão mais ampla sobre as necessidades dos seus consumidores, os gastos e quais são as formas de pagamento mais utilizados por eles. 

2. Ofereça métodos alternativos

Os métodos de pagamento alternativos têm ganhado mais aderência a cada ano. Entre eles, o Pix e as carteiras digitais são os que mais se destacam em preferência dos consumidores. 

De acordo com um levantamento do Serasa Experian, em 2022, cerca de 70% dos brasileiros utilizaram as carteiras digitais nos primeiros seis meses do ano. 

Além dessas opções, o carnê digital também é uma ótima forma de atender as demandas de uma parcela da população com baixo limite de crédito ou desbancarizada, mas que ainda consomem produtos ou serviços com ticket médio elevado. 

Logo oferecer opções alternativas é uma ótima forma de melhorar as vendas da empresa.

3. Mantenha as opções tradicionais

Embora seja importante oferecer opções de pagamento modernas e inovadoras, é igualmente importante não negligenciar todas as formas de pagamento mais tradicionais, como o boleto bancário ou o cartão de crédito. Afinal, alguns clientes ainda preferem essas opções e é essencial atender às suas necessidades.

boleto registrado iugu

4. Invista em um Hub de Pagamentos completo

Um Hub de Pagamentos é um sistema, oferecido por uma empresa de pagamentos, que centraliza toda a operação financeira do seu negócio. 

Por meio de uma tecnologia robusta e fácil de utilizar, toda a gestão de cobranças, fluxo de caixa, conciliação financeira e automatização de meios de pagamento fica concentrada em apenas uma plataforma. 

Dessa forma, em vez de lidar com diferentes instituições, as empresas podem concentrar a sua operação de cobranças e recebimentos em apenas um Hub de Pagamento, como a iugu.

Além de aceitar uma variedade de métodos de pagamento, como cartões de crédito, Pix, carnê e transferências bancárias, os empresas contam com conciliação financeira e relatórios. 

Então, que tal entender como a tecnologia para automatização de meios de pagamento da iugu pode potencializar o sucesso da sua empresa? Fale com nossos especialistas e escolha o plano que atende às necessidades do seu negócio.

pagamento online

pagamento online

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de empreendedora teclando em notebook para fazer uma comissão automatizada
mulher empreendedora em frente a computador fazendo split nas vendas de fim de ano