Carnê e cobrança recorrente: quais as vantagens e diferenças?

Escrito em 14 de Julho de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você sabe qual é a diferença entre carnê e cobrança recorrente? Embora sejam similares, existem diferenças importantes entre eles. Por isso, entendê-las é fundamental na hora de escolher o melhor meio de pagamento online para a sua empresa.  

Afinal, com novos métodos surgindo, compreender as vantagens que cada forma de pagamento oferece é importante para diversificar as cobranças oferecidas no seu negócio e garantir mais variedade e flexibilidade aos seus clientes. 

Então, que tal saber mais sobre como funciona o carnê, as cobranças recorrentes, as diferenças entre eles e quais são as vantagens de contar com esses métodos de pagamento? Continue a leitura do conteúdo e fique por dentro!

O que são cobranças recorrentes?

As cobranças recorrentes são um modelo de cobrança que possibilita que empresas cobrem seus clientes de forma regular e automatizada, 

Muito utilizado por serviços de streaming, os pagamentos recorrentes também podem ser em outros modelos de negócio, como:

  • Escolas, universidades e Edtechs;
  • Cursos;
  • Academias;
  • Clubes de assinatura diversos.

Dessa forma, em vez de processos manuais e burocráticos a cada transação, a cobrança recorrente oferece a comodidade de cobranças automáticas e periódicas, que podem ser mensais, quinzenais ou anuais. 

No dia a dia da empresa, isso significa que o setor financeiro não precisará se preocupar em lembrar das datas de vencimento ou em inserir os detalhes do pagamento, como dados de cartão de crédito. Uma vez configurado, o sistema cuidará de toda a parte transacional. 

recorrência eficiente

O que é e como funciona o carnê?

O carnê é um conjunto de boletos parcelados utilizado para compras a prazo. Ele é emitido mensalmente, e a data de vencimento é definida previamente entre o consumidor e a empresa. 

Portanto, se for acordado que o pagamento das parcelas deve acontecer no dia 10 de cada mês, ele seguirá o padrão pelos meses subsequentes.

Embora não seja mais tão popular, esse meio de pagamento é bastante utilizado para compras de maior valor, como automóveis, eletrodomésticos e eletrônicos

Com o carnê digital, os clientes da sua empresa têm mais liberdade para escolher como pagar, e podem efetuar os pagamentos por meio de boletos enviados mensalmente. 

Carnê e cobranças recorrentes: afinal, qual é diferença?

Agora que você já sabe o que é carnê, vamos entender a diferença entre este método de pagamento e as cobranças recorrentes.

Como mencionamos no início, tanto o carnê de pagamento, quanto a cobrança recorrente, são formas eficazes de pagamento, mas possuem diferenças que podem ser relevantes para diferentes situações. 

O carnê, por exemplo, é ideal para aqueles consumidores que desejam ter controle sobre as parcelas e pagamentos mensais, evitando as temidas dívidas de cartão de crédito, ou para quem não possui limite suficiente para compras de ticket médio maior.

Além disso, o carnê permite maior flexibilidade nas condições de pagamento, o que pode ser uma vantagem para consumidores com diferentes necessidades financeiras.

A cobrança recorrente, por outro lado, oferece uma experiência  automatizada, fluída e conveniente. Isso porque, ao pagar com recorrência, o cliente não precisa se preocupar em lembrar das datas de pagamento ou emitir boletos, pois a cobrança é feita automaticamente. 

Sendo assim, essa opção é ideal para as empresas que vendem serviços ou produtos de assinatura, já que a renovação ocorre em períodos pré-determinados.

Quais são as vantagens de cada método?

Oferecer uma boa variedade de meios de pagamento online é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores. Veja, abaixo, as principais vantagens do carnê e cobrança recorrente: 

Carnê de pagamento:

1. Flexibilidade de pagamento 

Os carnês de pagamento permitem que os consumidores paguem suas compras em parcelas, o que facilita o gerenciamento de despesas e a aquisição de produtos ou serviços mais caros.

2. Acesso a crédito e inclusão

Os carnês são uma opção viável e inclusiva para os consumidores desbancarizados, que não possuem cartão de crédito ou não desejam utilizá-lo para não comprometerem o limite.

3. Controle financeiro

O carnê de pagamento fornece um cronograma claro de pagamentos, ajudando os consumidores a se organizarem financeiramente e evitarem dívidas não planejadas.

Cobrança recorrente:

1. Conveniência 

Com as cobranças recorrentes, os pagamentos são automatizados e ocorrem em intervalos regulares e pré-definidas. Dessa forma, elas eliminam a necessidade de lembrar datas de vencimento ou realizar pagamentos manualmente a cada período.

2. Redução da inadimplência 

As cobranças recorrentes permitem que as empresas tenham um maior controle sobre os pagamentos realizados ou pendentes, o que reduz a inadimplência e proporciona mais previsibilidade de receita.

3. Eficiência operacional 

Ao automatizar cobranças, as empresas podem economizar tempo e recursos, pois não precisam emitir faturas individuais ou acompanhar pagamentos manualmente. 

4. Flexibilidade de pagamento

Ao oferecer pagamentos recorrentes, você também oferece mais flexibilidade aos clientes da sua empresa, já que eles podem escolher se a cobrança será feita por cartões de crédito, boleto ou Pix.

Como oferecer carnê e cobranças recorrentes?

Oferecer carnê e cobranças recorrentes pode ser uma ótima alternativa para diversificar as opções de pagamento na sua empresa e atender às demandas de consumidores com necessidades específicas. 

No entanto, é fundamental que você conte com uma plataforma de cobranças online que ofereça múltiplos meios de pagamento, como a iugu

Com a tecnologia de automatização de meios de pagamento da iugu, além de cobranças recorrentes e avulsas, você pode oferecer carnê de pagamento de forma simples e com opções de parcelamento em até 24x. 

Quer saber como a tecnologia pode otimizar a sua estratégia de cobranças? Conheça nossos planos e potencialize o sucesso da sua empresa com a tecnologia de pagamento da iugu!

Planos-iugu

 

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mulher empreendedora em frente a computador fazendo split nas vendas de fim de ano
mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento