O que é carnê de pagamento? Como funciona, quais as vantagens e como é o processo de emissão

Escrito em 14 de Julho de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 19 de Abril de 2024

Um carnê de pagamento é um documento utilizado para registrar e organizar o pagamento parcelado de uma compra. Nele, são listadas as datas de vencimento das parcelas, o valor de cada uma e informações sobre o produto ou serviço adquirido. É muito comum em compras a prazo.

Você sabe o que é carnê de pagamento? Conhecer e entender essa opção é fundamental na hora de escolher os melhores meios de pagamentos online para a sua empresa. 

Afinal, com novos métodos surgindo, compreender as vantagens que cada forma de pagamento oferece é importante para diversificar as cobranças oferecidas no seu negócio e garantir mais variedade e flexibilidade aos seus clientes. 

Então, que tal saber mais sobre como funciona o carnê de pagamento, suas vantagens, as diferenças em relação a outros métodos de pagamento e como oferecer para os seus clientes? Continue a leitura do conteúdo e fique por dentro!

recorrência eficiente

O que é e como funciona o carnê de pagamento?

O carnê é um conjunto de boletos parcelados utilizado para compras a prazo. Ele é emitido mensalmente, e a data de vencimento é definida previamente entre o consumidor e a empresa. 

Portanto, se for acordado que o pagamento das parcelas deve acontecer no dia 10 de cada mês, ele seguirá o padrão pelos meses subsequentes.

Embora não seja mais tão popular, esse meio de pagamento é bastante utilizado para compras de maior valor, como automóveis, eletrodomésticos e eletrônicos

Com o carnê digital, os clientes da sua empresa têm mais liberdade para escolher como pagar, e podem efetuar os pagamentos por meio de boletos enviados mensalmente. 

Como emitir carnê de pagamento para os seus clientes? 

Para vender por carnê de pagamento é preciso criar e disponibilizar um documento que contém informações detalhadas sobre o pagamento parcelado. O passo a passo para essa emissão é: 

  • Escolha um software de gestão financeira e cadastre os clientes: escolha um software e cadastre os clientes para os quais você precisa emitir os carnês. Insira todas as informações relevantes, como nome, endereço e dados de contato. 
  • Defina os termos de pagamento: informe os detalhes sobre os pagamentos que serão realizados, como o valor da parcela, a data de vencimento e o número de parcelas, se aplicável. 
  • Gere os carnês: utilizando o software, gere os carnês de pagamento para cada cliente. Confira se todas as informações estão corretas e atualizadas. 
  • Envie os carnês aos clientes: após gerar os carnês, envie-os aos clientes. Você pode escolher entre enviar por e-mail ou disponibilizá-los para download no seu site, dependendo das preferências dos seus clientes e das opções oferecidas pelo software que você está utilizando. 
  • Faça o acompanhamento dos pagamentos: acompanhe os pagamentos conforme as datas de vencimento se aproximam. Isso pode ser feito manualmente ou através do próprio software de gestão financeira, que geralmente oferece recursos para registro de pagamentos e controle de inadimplência. 
  • Ofereça suporte ao cliente: esteja disponível para responder quaisquer dúvidas ou preocupações que seus clientes tenham em relação aos carnês de pagamento ou aos pagamentos em si.

>>Leia também: Carnê iugu: saiba mais sobre essa novidade

Quais são as vantagens do carnê de pagamento?

Oferecer uma boa variedade de meios de pagamento online é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores. Veja, abaixo, as principais vantagens do carnê e cobrança recorrente: 

1. Flexibilidade de pagamento 

Os carnês de pagamento permitem que os consumidores paguem suas compras em parcelas, o que facilita o gerenciamento de despesas e a aquisição de produtos ou serviços mais caros.

2. Acesso a crédito e inclusão

Os carnês são uma opção viável e inclusiva para os consumidores desbancarizados, que não possuem cartão de crédito ou não desejam utilizá-lo para não comprometerem o limite.

 3. Controle financeiro

O carnê de pagamento fornece um cronograma claro de pagamentos, ajudando os consumidores a se organizarem financeiramente e evitarem dívidas não planejadas.

 4. Cobrança de juros por atraso automática

A cobrança de juros por atraso automática é utilizado por empresas ou instituições financeiras para aplicar uma taxa adicional sobre o valor devido em um pagamento que não foi efetuado no prazo estabelecido. 

Quando um consumidor opta pelo pagamento pelo carnê, são estabelecidas datas de vencimento para cada parcela. Se o pagamento não for realizado até a data limite, a empresa pode automaticamente aplicar uma taxa de juros sobre o valor em atraso. 

Esse processo é automatizado, o que significa que não é necessário entrar em contato com o cliente para aplicar os juros, eles são adicionados automaticamente ao saldo devedor. A finalidade da cobrança de juros por atraso é compensar a empresa pelos custos e inconvenientes causados pelo não cumprimento do prazo de pagamento estabelecido, além de incentivar os clientes a pagarem em dia. 

5. Opção de parcelamento

Ao escolher o parcelamento no carnê de pagamento, o cliente concorda em pagar uma quantia fixa em cada período de pagamento até que o valor total seja quitado. Este método é comum em muitos tipos de transações financeiras, como compras a prazo, pagamento de empréstimos, parcelamento no cartão de crédito, impostos e outros tipos de obrigações. 

O carnê de pagamento é um documento que lista as parcelas a serem pagas, as datas de vencimento de cada parcela e os valores correspondentes. O parcelamento é uma maneira conveniente para os clientes gerenciarem os seus pagamentos ao longo do tempo, facilitando a compra e a experiência do público com a empresa. 

Qual a diferença entre o carnê e boleto bancário?

O carnê e o boleto bancário são métodos de pagamento utilizados em transações comerciais, mas apresentam diferenças significativas. 

O boleto bancário é emitido pelo banco ou pela empresa vendedora, usualmente para pagamento à vista ou em poucas parcelas, com a data de vencimento definida pelo emissor. Por outro lado, o carnê de pagamento é usado para parcelamento de pagamentos em várias parcelas, com datas de vencimento preestabelecidas, e pode ser gerado tanto pelo vendedor quanto pelo comprador por meio de uma plataforma online de pagamento. 

As formas de pagamento também variam, sendo o boleto mais flexível em termos de opções de pagamento, enquanto o carnê é geralmente quitado por meio de cartão de crédito, débito em conta ou outros métodos eletrônicos oferecidos. Além disso, as taxas e custos associados podem divergir, com o boleto sujeito às taxas do banco ou instituição financeira, enquanto no carnê é o vendedor quem assume as taxas de intermediação da plataforma de pagamento.

Qual a diferença entre o carnê e cobranças recorrentes? 

Agora que você já sabe o que é carnê, vamos entender a diferença entre este método de pagamento e as cobranças recorrentes.

Como mencionamos no início, tanto o carnê de pagamento, quanto a cobrança recorrente, são formas eficazes de pagamento, mas possuem diferenças que podem ser relevantes para diferentes situações. 

O carnê, por exemplo, é ideal para aqueles consumidores que desejam ter controle sobre as parcelas e pagamentos mensais, evitando as temidas dívidas de cartão de crédito, ou para quem não possui limite suficiente para compras de ticket médio maior.

Além disso, o carnê permite maior flexibilidade nas condições de pagamento, o que pode ser uma vantagem para consumidores com diferentes necessidades financeiras.

A cobrança recorrente, por outro lado, oferece uma experiência  automatizada, fluída e conveniente. Isso porque, ao pagar com recorrência, o cliente não precisa se preocupar em lembrar das datas de pagamento ou emitir boletos, pois a cobrança é feita automaticamente. 

Sendo assim, essa opção é ideal para as empresas que vendem serviços ou produtos de assinatura, já que a renovação ocorre em períodos pré-determinados.

Negativados podem pagar por carnê?

Sim, pessoas negativadas podem pagar por carnê em algumas situações, dependendo das políticas e critérios de cada estabelecimento comercial ou instituição financeira. 

Se uma pessoa está negativada, isso pode significar que ela tem restrições de crédito devido a pagamentos em atraso ou dívidas não pagas. Nesse caso, ela pode encontrar dificuldades para obter crédito ou financiamento. 

No entanto, algumas empresas podem permitir o pagamento por carnê mesmo para pessoas com restrições de crédito, embora isso possa estar sujeito a condições específicas, como pagamento de uma entrada maior, taxas de juros mais altas ou outras medidas de segurança.

Como oferecer carnê e cobranças recorrentes?

Oferecer carnê e cobranças recorrentes pode ser uma ótima alternativa para diversificar as opções de pagamento na sua empresa e atender às demandas de consumidores com necessidades específicas. 

No entanto, é fundamental que você conte com uma plataforma de cobranças online que ofereça múltiplos meios de pagamento, como a iugu

Com a tecnologia de automatização de meios de pagamento da iugu, além de cobranças recorrentes e avulsas, você pode oferecer carnê de pagamento de forma simples e com opções de parcelamento em até 24x. 

Quer saber como a tecnologia pode otimizar a sua estratégia de cobranças? Conheça todos os meios de pagamento online que a iugu oferece e potencialize o sucesso da sua empresa com a tecnologia de pagamento da iugu!

Planos-iugu

 

Posts relacionados