Automatização financeira: como aplicar na sua rotina

Escrito em 12 de Janeiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você já parou pra pensar quanto o sucesso de um negócio está diretamente ligado à sua gestão de processos? É neste contexto que se encaixa a automatização financeira!

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Aperte o play!

Isso acontece pois, somente com uma boa gestão, é possível adotar estratégias mais assertivas para vender mais, analisar seus resultados e também reduzir custos.

Sabendo disso, muitas empresas investem fortemente em ferramentas e sistemas que permitem o aumento de produtividade e otimização de processos.

A partir dessa perspectiva e com a aceleração da digitalização a partir das circunstâncias de 2020 em diante, muitas novas soluções em tecnologia surgiram no mercado.

Quando falamos em mercado financeiro, a automatização financeira contribui não somente para a redução de custos operacionais, mas também para a aceleração e otimização de processos rotineiros.

Veja neste texto quais são as principais vantagens em adotar a automatização financeira e como você pode aplicar na sua empresa!

O que é automatização financeira?

Se você acredita que a gestão financeira do seu negócio pode ser melhor, você provavelmente pode se beneficiar da automatização.

A automatização financeira significa a utilização de ferramentas digitais capazes de extrair e armazenar as informações financeiras de uma empresa. Mas não só isso.

Essas ferramentas também são capazes de gerar agilidade para uma organização, basicamente por substituírem as tarefas manuais e simplificar os processos.

Outro aspecto da automatização financeira é a padronização, o que otimiza as mais diversas atividades operacionais, desde as mais simples às mais complexas, como por exemplo a gestão de cobrança.

Ao adotar esse sistema automatizado, tarefas como gerar boletos e conciliar valores ganham agilidade e escalabilidade.

Automatização ou automação?

É comum confundirmos “automatização” com “automação”, entretanto, existem diferenças entre estes dois conceitos.

Como dissemos, automatização está diretamente ligada à automatizar processos, ou seja, a execução das tarefas em si, como gerar um boleto ou manter um sistema funcionando.

Já a automação, está mais ligada à inteligência do processo de automatização, sendo possível através dela, além de executar a tarefa, também aprender e tomar decisões sozinha.

Por exemplo, além de gerar um boleto, a automação também pode fazer escolhas e mudar a execução da tarefa, mesmo sem ajuda humana.

Investir em cada um desses tipos de soluções dependerá da necessidade da sua empresa e de quais problemas você precisa resolver para melhorar sua gestão financeira.

Principais vantagens da automatização financeira

Conhecendo mais sobre o tema, é possível entender melhor quais são as vantagens da automatização financeira para uma empresa.

Veja a seguir as principais e tente identificar qual delas pode ser mais benéfica para a sua empresa.

1. Aumento da produtividade

Não poderíamos deixar de falar do ganho de produtividade de uma empresa ao implementar a automatização financeira, sendo essa uma das maiores vantagens.

Basta pensar em quanto tempo as tarefas manuais da sua empresa demandam de sua equipe financeira. Provavelmente, muito mais do que se essas atividades fossem automatizadas, certo?

Ao adotar um sistema automatizado, seu time pode dedicar mais tempo a outras atividades, aumentando a produtividade e também reduzindo seus custos de operação.

imagem de case de sucesso quality

2. Otimiza a gestão de cobrança e diminuição da inadimplência

Outra grande vantagem da automatização refere-se à otimização na gestão de cobranças, o que consequentemente, gera uma queda na inadimplência de seus clientes.

A automatização é capaz de identificar instantaneamente os débitos em aberto, emitindo alertas aos clientes devedores e, assim, enviar cobranças personalizadas a eles.

Muitas empresas que oferecem o serviço de automatização financeira, oferecem também a funcionalidade da régua de cobrança personalizada, que você poderá adequar à sua necessidade e à realidade de seus clientes.

Veja como a WPensar reduziu de 40% para 3% a inadimplência de clientes!

3. Melhora o controle financeiro

Com o aumento da produtividade e uma melhor gestão de cobrança, o controle financeiro da sua empresa também tende a se tornar mais efetivo. Isso acontece pois, com a automatização, o processo de extrair dados de forma clara se torna muito mais ágil.

Com plataformas como a iugu, por exemplo, é possível parametrizar e configurar os dados dentro de um painel para emitir os relatórios que você precisa.

Veja como a Alfa Contabilidade otimizou em quase 100% seu trabalho financeiro!

4. Aumento da segurança

Para entender melhor sobre a questão da segurança, basta comparar o preenchimento manual de uma planilha com informações salvas automaticamente dentro de um sistema criptografado. Qual lhe parece mais seguro?

É dessa forma que um sistema de automatização financeira funciona, um ambiente seguro que permite a inserção e a manutenção de informações e que também possui uma tecnologia capaz de inibir ações de invasores como vazamento de dados e fraudes.

5. Dados mais relevantes

Outra grande vantagem da automatização financeira é o fato de ela gerar dados em tempo real.

Esses dados serão importantes para a otimização do seu controle financeiro, através da emissão de relatórios e gráficos que poderão ajudar os gestores nas tomadas de decisão de uma forma muito mais assertiva.

Veja como a Jurídico Certo automatizou 100% seu fluxo de caixa!

6. Melhora a experiência do cliente

É importante citar também que a automatização é capaz de melhorar a experiência do cliente dentro da sua empresa, seja no processo de pagamento ou de cobrança.

Já não é novidade que os clientes estão cada vez mais exigentes com relação à experiência que têm com as marcas. Uma pesquisa realizada pela PWC, apontou que 89% dos brasileiros levam a experiência em conta na hora de comprar.

Trazendo para o contexto da automatização financeira, por meio de uma solução que ofereça meios de pagamento, é possível reduzir o esforço no momento da compra, deixando o cliente mais satisfeito.

Apostar na diversificação é essencial para fornecer a ele um leque de alternativas, aumentando as chances de conversão e fidelização.

Afinal, alguns gostam de pagar com cartão de crédito, outros preferem boletos e não há quem não goste do Pix, com toda a sua praticidade.

imagem de case de sucesso

Conhecendo todas essas vantagens, agora você deve estar se perguntando como é possível aplicar a automatização financeira na sua empresa. Siga a leitura para descobrir!

Como aplicar a automatização financeira na sua empresa?

Automatizar o seu financeiro não precisa ser uma tarefa complicada. Basta contar com um sistema de pagamento online integrado que forneça as soluções financeiras que você precisa, tanto para gestão de pagamentos, como para gestão de cobrança, conciliação e emissão de relatórios.

Opte por uma solução tecnológica que resolva os problemas de seus clientes e que gere possibilidades de integração com a plataforma que você já utiliza. Isso pode fazer toda a diferença para te colocar na frente da concorrência!

Para te ajudar nessa missão, a iugu oferece o melhor custo-benefício do mercado e é referência em sistemas de automatização de pagamento online!

Além de nossa expertise, contamos com um time de especialistas que tem todo o conhecimento necessário para criar soluções personalizadas para o seu negócio.

Conheça nossos cases de sucesso e entenda como a iugu foi a melhor decisão que nossos clientes tomaram para automatizar seu financeiro, otimizar seus processos e aumentar suas vendas!

cases de sucesso

Posts relacionados