API e Painel iugu: saiba como usar cada um e suas vantagens

Escrito em 29 de Outubro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se a sua empresa atua no meio digital, otimizar processos, ganhar agilidade e eficiência com certeza são algumas das preocupações do seu dia a dia.

No mundo tecnológico em que vivemos hoje, onde a mudança no comportamento dos consumidores acontece a todo momento, as empresas que vendem online precisam criar estratégias que gerem vantagens competitivas frente aos seus concorrentes. Seja em atendimento ou proporcionando uma experiência de compras cada vez melhor aos seus consumidores.

Por isso a iugu está sempre em busca do que há de mais moderno no mercado de tecnologia e pagamentos, para atender essa demanda digital que só cresce no Brasil, oferecendo aos nossos clientes facilidades que os permitem atender ainda mais e melhor seus próprios clientes.

Quer saber mais sobre a API e o Painel iugu? Neste texto vamos explicar como funcionam e quais são suas vantagens!

O que é uma API?

Basicamente, API - “Application Programming Interface” do inglês, que em português significa “Interface de Programação de Aplicativos” - é um conjunto de rotinas, instruções e padrões de programação que possibilitam o acesso a um aplicativo de software ou plataforma online.

Ou seja, API nada mais é que uma interface simplificada e padronizada, que fornece a vários programadores um método para a construção de aplicações que se comunicam internamente.

Empresas, principalmente digitais, vêm utilizando as APIs, com o objetivo de facilitar e permitir que tarefas simples e rotineiras sejam realizadas por meio da automação de forma prática, diminuindo a margem de erros.

Por que utilizar uma API de pagamentos online?

Ao implantar uma API, os processos financeiros de pagamento e recebimento, são automatizados e passam a atuar de forma direta na interação entre a loja, o intermediador de pagamentos e os clientes.

A interação se dá através da codificação que é definida dentro dos parâmetros necessários para reconhecer os dados inseridos na plataforma, garantindo ao usuário as facilidades para realizar suas compras em um ambiente seguro e prático.

É a API, por exemplo, que possibilita o pagamento via cartão de crédito e faz a comunicação entre as instituições financeiras — a operadora do cartão de crédito e o banco da sua loja — e a plataforma de pagamento da sua loja, para o reconhecimento da compra e execução dos processos de envio.

Além da facilidade para pagamento pelo cartão de crédito, a API permite também que a plataforma emita o boleto para aqueles consumidores que não dispõem de crédito ou que simplesmente preferem essa forma de pagamento.

Veja, de forma resumida, quais são os principais benefícios da integração:

  • Redução de custos;
  • Facilidade de integração;
  • Otimização das atividades;
  • Redução da margem de erro;
  • Facilidades para o consumidor;
  • Segurança;
  • Análise de métricas.
  • Personalização - Ambiente whitelabel

Agora veja como funciona a API iugu e como integrá-la!

Sobre a API iugu

A iugu disponibiliza uma interface de programação web, no modelo REST. Por meio dessa interface, é possível conversar com o sistema da iugu, comandando ações, verificando configurações e realizando a sincronização com os seus sistemas.

São mais de 140 chamadas de API e diversas bibliotecas para a implementação: Java, .Net, PHP, Node.js, Ruby e Python.

Além disso, garantimos facilidades aos desenvolvedores com uma implementação acelerada, através dos nossos módulos desenvolvidos pela comunidade para Wordpress / WooCommerce, WHMCS, Magento, OpenCart e PrestaShop e muitos outros.​

Oferecemos também ambiente de teste 100% funcional para que a implementação não passe por surpresas no ambiente de produção.

Para saber mais sobre as funcionalidades da nossa API e suas integrações, acesse nossa Central do Desenvolvedor,

Sobre o Painel iugu

Você percebeu como empresas de sucesso utilizam cada vez mais os dados para embasar suas decisões?

Isso acontece pois, o volume de dados de consumidores e o acesso a eles nunca foi tão grande como nos dias atuais.

Com as estratégias certas, é possível capturar dados valiosos para fazer com que as suas decisões sejam cada vez mais assertivas para o seu público.

Entretanto, possuir esses dados não significa nada se você não souber como lidar com eles.

Nesse momento, contar com ferramentas de gestão é extremamente importante, ainda mais quando falamos em gestão financeira.

CTA e-book 39 ferramentas

Com a ferramenta certa, você pode:

  • Fazer a análise de dados em tempo real;
  • Ter maior assertividade na tomada de decisões;
  • Ter uma gestão mais transparente;
  • Ter maior colaboração entre as equipes.

Pensando em oferecer essas facilidades aos nossos clientes, criamos o Painel iugu, uma ferramenta completa para você gerenciar os seus pagamentos.

Mais do que isso, através de nosso painel, o cliente possui acesso a um gerenciamento completo de seu negócio, desde o dashboard simples com dados relevantes - e em tempo real - para a tomada de decisões em seu negócio, até funcionalidades como pagamentos de conta, saques e automação de cobranças.

Para empresas que não possuem necessidades muito complexas, o Painel pode ser uma excelente opção para operacionalizar a iugu no seu negócio, no lugar da API.

Conheça suas principais funcionalidades:

  • Cadastro de clientes;
  • Acompanhamento das vendas e recebimentos;
  • Emissão de faturas;
  • Criar assinaturas;
  • Configuração de réguas de cobrança;
  • Transferência de dinheiro entre contas;
  • Relatórios e extratos;
  • Antecipação de recebimentos;
  • Consulta de taxas;
  • Integração facilitada;

Primeiros passos para acessar API e o Painel

Além do suporte que você encontra nos nossos canais de atendimento, temos materiais para que você tenha autonomia e domine as funcionalidades do Painel e da integração com a API, encontrando todas as ferramentas que você precisa.

Veja um resumo e onde encontrar esses materiais.

API iugu

A autenticação na iugu é feita através da utilização de uma chave de API.

Esta chave serve para que o sistema identifique a sua conta, e concede permissões para que o sistema se comunique com a iugu em nome da conta em questão.

Há duas maneiras de se autenticar, sendo a primeira, e mais recomendada, utilizando HTTP Basic Auth. A outra maneira é enviar o API Token num parâmetro de nome api_token.

As chaves de API podem ser TEST (Teste) ou LIVE (Produção), sendo que cada chamada irá se comunicar com os respectivos ambientes e os dados também estarão disponíveis de forma isolada no painel, dependendo do modo que estiver ativado.

Para saber o passo a passo da integração, acesse a Central do Desenvolvedor.

central desenvolvedor api

Painel Iugu

Sobre o painel iugu, você pode seguir o passo-a-passo neste Guia Completo!

painel iugu

Lá você encontra os primeiros passos para acessar a sua conta e como utilizar todas as funcionalidades do painel, pra você aproveitar a ferramenta ao máximo, sem dificuldades!

Agora que você já conhece melhor a API iugu e o Painel iugu, analise qual atende melhor o seu negócio e comece hoje mesmo a automatizar os processos financeiros da sua empresa!

CTA e-book Cases de Sucesso

Posts relacionados

mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento
mão de cliente segurando celular e fazendo um pix automático