O que é 3DS 2.0 e qual é o seu impacto nos pagamentos digitais?

Escrito em 18 de Janeiro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Impulsionado pela pandemia de COVID-19, o e-commerce brasileiro acumula recordes impressionantes. Contudo, o crescimento acelerado também vem acompanhado de desafios, como o aumento das fraudes. Para melhorar esse processo, foi desenvolvido o 3DS 2.0.

Ele nada mais é do que a atualização do protocolo 3DS 1.0, e garante mais segurança para transações financeiras realizadas no mundo virtual.

Além de melhorar a segurança nos pagamentos digitais e dos dados de todos os envolvidos no processo, o novo protocolo traz diversos benefícios para os negócios.

Então, que tal saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda o que é 3DS 2.0, como ele funciona e os benefícios para as empresas.

Experimente o player abaixo!

O que é 3DS 2.0?

O 3DS 2.0 (3D Secure 2.0) é um protocolo de autenticação que tem como objetivo gerar ainda mais segurança aos pagamentos online.

Diferente da versão 1.0, o 3DS 2.0 fornece dez vezes mais volume de dados durante o fluxo de comunicação entre titular do cartão, emissor do cartão e estabelecimento comercial. 

Com maior volume de dados, o protocolo consegue garantir a autenticidade das transações de forma definitiva, o que reduz drasticamente as ocorrências de fraudes em pagamentos.

Outro ponto que o diferencia da versão anterior é que o 3DS 2.0 é nativo mobile, o que permite a sua utilização em qualquer canal de compra.

Como funciona o 3DS 2.0?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o protocolo, é hora de saber como funciona o 3DS 2.0. 

Como vimos, a tecnologia utiliza um volume de dados muito maior durante as transações. 

Dessa forma, as etapas de verificação também serão maiores, e começam quando o consumidor utiliza o cartão em uma compra virtual: 

  • O consumidor utiliza os dados do cartão em uma compra online;
  • Em seguida, o provedor do 3DS 2.0 coleta os dados e os envia ao emissor do cartão, que solicita a autenticação da transação;
  • A partir disso, o sistema avalia o risco da transação e na decisão da melhor forma de autenticação, que pode ser por SMS,  senha, SMS, reconhecimento facial e biometria;
  • Após essa etapa, o emissor envia o resultado da autenticação para o e-commerce;
  • Em caso de autenticação positiva, a compra é autorizada e o pagamento é concluído.

A importância do 3DS 2.0 para os pagamentos online

O e-commerce brasileiro vem superando seus próprios índices ao longo dos anos: só em 2022, o e-commerce atingiu a marca de R $118,6 bilhões em vendas no país, alta de 6% em comparação com o mesmo período em 2021, quando o volume somou R $111,8 bilhões.

Os dados são do relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, e apontam a consolidação do e-commerce no cotidiano dos consumidores.

Mas, ao mesmo tempo em que acompanhamos o boom do e-commerce, vemos o aumento das fraudes em pagamentos digitais

Um estudo feito pela Serasa Experian revelou que, até março de 2022, foram registradas 389.788 tentativas de fraude, o que representa um aumento de 18,9% em relação ao mesmo período em 2021. 

Nesse sentido, contar com uma autenticação 3DS 2.0 é uma forma de garantir mais fluidez nos processos de compra, contribuindo para a diminuição do número de fraudes e, consequentemente, riscos aos negócios.

Vale ressaltar, ainda, que o 3DS 2.0  contribui para o aumento de segurança nas transações feitas com cartão de débito, considerado um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, o que também gera oportunidades de conversão.

CTA news

 

Quais são as vantagens do 3DS 2.0?

Se você é empreendedor, deve saber que a proteção de dados é um pilar indispensável para a construção e manutenção de um negócio sustentável. 

Sendo assim, o 3DS 2.0 representa uma camada extra de segurança nas transações online, beneficiando tanto quem vende, como quem compra

Isso porque ele garante que a sua empresa e o seu clientes fiquem mais protegidos contra possíveis fraudes. 

Além disso, o protocolo 3DS 2.0 traz diversas outras vantagens para os negócios. Veja só. 

1. Diminuição do chargeback

O 3DS 2.0 é um protocolo que protocolo que passa a responsabilidade do chargeback por fraude para o banco emissor.

Dessa forma, ele reduz os custos operacionais com transações de pagamento eletrônico.

2. Melhora na experiência do cliente

Com o 3DS.20, as autenticações de compras podem acontecer por meio de senhas, SMS, tokens e outras formas que melhoram a experiência do cliente, o que garante mais fluidez e satisfação.

3. Aumento das vendas

Sabemos que o um processo de checkout de pagamentos lento ou com muitas etapas é um tiro no pé em qualquer negócio.

Isso porque, se o consumidor precisar preencher muitos dados ou não sentir confiança durante a efetivação da compra, ele pode abandonar o carrinho ou ate procurar por outra solução.

Com o 3DS 2.0, no entanto, os pagamentos se tornam muito mais rápidos e flexíveis para todas as partes envolvidas. E quanto mais ágil é o processo de pagamento, maior número de vendas.

Potencialize o crescimento do seu negócio com a tecnologia

Ao longo do artigo, você entendeu o que é pagamento 3DS 2.0 e todas as vantagens que essa autenticação oferece para os negócios.

E, como vimos, a manutenção de protocolos de segurança em pagamentos digitais é cada vez mais decisiva para a sustentabilidade dos negócios, impactando aspectos como credibilidade, imagem da marca, competividade e aumento de lucros a médio e longo prazo.

Por isso, estar por dentro das boas práticas de segurança é a melhor forma de zelar pelo sucesso da sua empresa.

Baixe gratuitamente o nosso e-book e descubra como proteger sua empresa contra fraudes em pagamentos digitais

Nova call to action

 

Posts relacionados