Inadimplência escolar: o que fazer para reduzir

Escrito em 16 de Maio de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 09 de Abril de 2024

A inadimplência escolar é um dos maiores desafios do segmento da educação. Para reduzir essa taxa, as instituições de ensino podem se valer de tecnologias que otimizam o dia a dia financeiro e que estabeleçam processos automatizados para evitar os atrasos nos pagamentos das mensalidades.

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na redução da inadimplência escolar? Logo, encontrar soluções e estratégias pode favorecer, e muito, a saúde financeira de sua instituição. Sem falar que a tecnologia também beneficia o planejamento de novos investimentos ou projetos. 

Nesse artigo, você descobrirá como a tecnologia e o desenvolvimento de um software específico podem favorecer o controle da inadimplência escolar. Além disso, entenderá por que esses recursos podem aprimorar a sua gestão financeira

Quais são os impactos da inadimplência nas escolas?

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em abril de 2021, mostrou que 67,5% das famílias brasileiras estavam endividadas,

Em abril de 2022, o índice saltou para 77,7%. De acordo com a avaliação de especialistas, a tendência é que os percentuais permaneçam elevados ao longo de 2023.

Em um cenário desafiador como esse, já dá para imaginar que as instituições de ensino são as mais prejudicadas. 

Isso porque, além da inadimplência, as escolas particulares também sofrem com a evasão. Segundo o Censo Escolar 2021, o número de estudantes matriculados em escolas particulares no Brasil caiu 10%, ou quase um milhão de estudantes, entre 2019 e 2021.

Os dados mostram que a soma entre inadimplência e evasão resulta em uma equação desastrosa para as instituições de ensino.

Nova call to action

Como reduzir a inadimplência escolar?

Ao desenvolver um sistema de cobrança, a escola poderá unificar as informações cadastrais de todos os clientes e analisar melhor os perfis. Assim, é possível criar políticas preventivas ou, até mesmo, auxiliar um cliente em apuros com ofertas de negociação e melhores condições de pagamento.

A construção de um bom relacionamento comercial começa com o sentimento de empatia de ambos os lados. De um lado, pais e responsáveis entendem que, se desejam um ensino de qualidade para seus filhos em uma escola particular, precisam pagar em dia as mensalidades.

Do outro, cabe à escola estabelecer as políticas de cobrança e pagamento, chamando a atenção para a importância da adimplência. Afinal, é isso que mantém a escola em funcionamento e promove a oferta de serviços de qualidade. 

Um sistema automatizado possibilita um acompanhamento mais apurado de cada cliente e do histórico de pagamento. Esse processo dá margens para identificar se a inadimplência escolar é resultado de uma situação momentânea ou de um comportamento típico do mau pagador.

É viável, por exemplo, parametrizar o software com opções de pagamento, como cartão de créditoboleto bancário e Pix. Assim, é possível facilitar a gestão financeira da escola e ofertar aos clientes melhores possibilidades de manter as contas em dia.

Outro fator de relevância na utilização da tecnologia é o estabelecimento da régua de cobrança. Trata-se de um recurso sistêmico que permite instituir etapas de cobrança conforme o nível de inadimplência, desde a mais branda, com alertas de vencimento; até a mais agressiva, com apontamento judicial.

Quais as vantagens de usar a tecnologia para combater a inadimplência escolar?

Além de melhorar a imagem da escola, a automação financeira cria uma atmosfera de controle e profissionalização. Assim, a tecnologia gera diversos benefícios que agregam valor à marca e conferem maior autoridade à instituição.

Quer conhecer mais  vantagens de como a tecnologia pode ajudar no controle da inadimplência escolar? Então, continue a leitura! 

1.Redução de custos operacionais

As tarefas manuais são maçantes e passíveis de erros graves, a cobrança indevida é um deles. Isso pode gerar prejuízos em um cenário já em posição desfavorável. A solução de automação tende a reduzir os diversos custos operacionais originados pelo retrabalho e processos desordenados.

2. Maior controle sobre os processos

Por falar em processos, o controle é inevitável com a utilização de um sistema de gestão de cobrança. A integração sistêmica, por meio da  API de pagamento, concentra todas as informações do cliente. Dessa forma, engloba desde o cadastro até a geração do pagamento e quitação das mensalidades.

Com isso, as mensalidades, os descontos, as cobranças de multas e juros serão atribuídos aos respectivos clientes de acordo com o perfil e comportamento de cada um, sem o risco de equívocos.

3. Automação de tarefas rotineiras

Apostar na tecnologia é fortalecer a ideia da inovação com uma ferramenta de otimização dos processos e controle de gestão. Com isso, o tempo de execução das atividades é  minimizado, tornando a rotina mais prática e eficiente.

Veja algumas atividades que o sistema pode absorver e tornar padrão. Por meio delas, todos os funcionários envolvidos podem ter acesso e dar continuidade ao atendimento ao cliente inadimplente. Dessa forma, não se perde o timing da negociação: 

  • geração e emissão de boleto;
  • envio de 2ª via;
  • alertas de vencimento;
  • controle da inadimplência por relatórios diários;
  • cálculo de juros e multas;
  • cobranças automáticas após o vencimento;
  • conciliação financeira;
  • parcelamento de dívida.

Por fim, a competitividade do mercado obriga todos os tipos de negócios que sobrevivem do pagamento de clientes a buscar alternativas para vencer a inadimplência. Sendo assim, é possível manter um mínimo de sustentabilidade financeira para continuar em atividade.

Para saber mais como diminuir a taxa de inadimplência de um negócio, separamos um webinar exclusivo sobre o tema: 

 

Para quem deseja alcançar um grau elevado de excelência é fundamental buscar empresas parceiras que tornem possível o uso da tecnologia inovadora como diferencial competitivo. A iugu é uma plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento e pode te apoiar nesse desafio.

Se você gostou deste post sobre o uso da tecnologia para reduzir a inadimplência escolar é porque percebeu a oportunidade de desenvolver um sistema de cobrança eficiente. A iugu conta com a melhor e mais completa API de pagamentos do mercado.

Entre em contato com nossos especialistas e entenda como vamos auxiliar o desenvolvimento da sua instituição de ensino. Clique no banner abaixo:

recorrência controle

Posts relacionados