Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Retentativa de cobrança: saiba como ela pode ajudar o seu negócio

Entenda o que é a retentativa de cobrança e as vantagens de contar com essa funcionalidade.

Escrito em 13 de Maio de 2022 por Thainara Carvalho

Atualizado em 16 de Maio de 2022

Em algum momento, os clientes do seu negócio já passaram por uma situação bastante comum durante as compras com cartão de crédito: "pagamento não autorizado". Ela acontece por diferentes erros ou razões, mas pode levar ao abandono ou cancelamento de uma venda, o que gera prejuízos. Por esse motivo, a retentativa de cobrança pode ser uma forma de contornar o problema.

Com a mudança do comportamento dos consumidores e o aumento de compras em e-commerce, é essencial que a loja virtual do seu negócio esteja preparada e ofereça diferentes soluções de pagamento

Para te ajudar a entender mais sobre o que é a retentativa de cobrança e como ela pode aumentar as vendas da sua empresa, preparamos um post com algumas informações e dicas. Continue com a gente!

Afinal, o que é a retentativa de cobrança?

O pagamento é a etapa mais importante em uma compra. Isso porque ele envolve vários fatores, como dados sensíveis, informações bancárias e a própria experiência dos consumidores. Portanto, é fundamental que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Mas, por diferentes motivos, nem sempre o pagamento acontece:

  • Falha na conexão em servidores;
  • Falta de limite do cartão do cliente;
  • Informações inseridas de forma incorreta, como o CVV ou data de vencimento do cartão;
  • Entre outros.

Estes são alguns dos problemas comuns que acontecem em uma tentativa de compra com cartão de crédito.

E é nesse momento que as chances de desistência e abandono de carrinho aumentam. Por isso, contar com a retentativa de cobrança pode evitar que esses problemas comprometam o volume de vendas da loja, já que ela permite a recuperação de cobranças que não foram autorizadas.

Todo o processo ocorre de forma invisível, resultando em mais comodidade e praticidade para o seu cliente. Isso porque ele não precisará preencher dados novamente e só será notificado quando a compra for aprovada, o que ajuda a melhorar as taxas de conversão.

Como funciona a retentativa de cobrança?

A retentativa de cobrança depende de um fluxo de troca de informações entre a loja virtual, os bancos, as bandeiras de cartão e as redes de adquirência, que são as empresas responsáveis por fazer a conexão entre todas essas pontas.

Quando o pagamento é recusado, o gateway de pagamento é notificado e pode realizar outra tentativa de aprovação de pagamento, sempre de forma automática. 

Ao contar com uma plataforma de gestão financeira integrada com diferentes adquirentes, é possível realizar tentativas de cobrança em mais de uma adquirente. Assim, a aprovação dos pagamentos ocorre de forma mais rápida, possibilitando um processo de compra confortável para os consumidores do seu negócio.

Conheça as principais vantagens de contar com a retentativa no seu negócio

Como vimos logo no início, a retentativa de cobrança é uma importante aliada na hora de aumentar a taxa de conversão de um e-commerce. Mas quais são as outras vantagens de contar com essa função? Respondemos essa pergunta logo abaixo. Veja só.

 1.  Redução da inadimplência


Em pagamentos por assinatura, a retentativa de cobrança ajuda a diminuir a inadimplência dos clientes. Dessa forma, é possível evitar problemas com o fluxo de caixa e ter mais controle financeiro no seu negócio.

 2.  Fidelização de clientes


Oferecer soluções de pagamento que proporcionam mais agilidade faz a diferença na experiência do cliente. Com um processo de compra positivo, as chances de fidelização aumentam muito mais.

 3.  Análises mais eficientes


Para as empresas, a integração com diferentes adquirentes que possibilitam a retentativa de cobrança garante análises de pagamento muito mais eficientes, reduzindo o tempo de processamento de compras.

iugu: soluções financeiras que transformam o seu negócio

Você sabia que a retentativa de cobrança da iugu é totalmente personalizável?

Na nossa régua de cobrança, nossos clientes conseguem escolher quantas vezes querem fazer a retentativa. Ou seja, pode ser 1 tentativa por dia; 1 vez a cada 2 dias ou a cada 5 dias, dentro do período de 30 dias.

Para quem utiliza a cobrança recorrente, a retentativa é uma funcionalidade essencial na manutenção da boa saúde do caixa

Isso porque, como expliquei acima, algumas compras podem ser rejeitadas por falta de limite ou por algum problema no cartão - o que pode ser resolvido, facilmente, em um ou dois dias. 

Dessa forma, sua empresa não perde a venda e o seu cliente também não se frustra ao ter a compra recusada em sua loja virtual. Gostou de saber como realizar uma cobrança eficaz a partir da retentiva de cobrança? Então, que tal conhecer outras práticas que ajudam a melhorar a gestão financeira do seu negócio?

Agora, saiba mais sobre a antecipação de recebíveis e conheça todas as vantagens de contar com essa operação!