Como fazer um relatório financeiro completo?

Escrito em 05 de Janeiro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 18 de Dezembro de 2023

O relatório financeiro de uma empresa tem o papel de dar visibilidade das movimentações e facilitar o gerenciamento do fluxo de caixa.

Um relatório financeiro completo está diretamente relacionado com uma efetiva captação e análises de dados dos fluxos financeiros que acontecem na empresa. Dessa forma, antes de tudo, é necessário que as métricas financeiras e os objetivos estejam bem definidos.

Independentemente do setor de atuação da companhia, os relatórios financeiros são documentos que apresentam os resultados econômicos e que asseguram a sua saúde financeira. 

Sendo assim, para que a gestão financeira gere bons resultados e impulsione o crescimento da sua empresa, é essencial que se tenha uma expertise em dados, desde o momento da segmentação até as boas práticas de apresentação. 

Mas, você deve estar se questionando: com tantos dados e processos na área financeira da empresa, como faço para organizar tudo e elaborar relatórios financeiros seguros e eficientes?

Não se preocupe! Neste artigo vamos explorar o tema por completo e, ao final, você terá as respostas para todas as seguintes perguntas:

  • O que é um relatório financeiro?
  • O que são registros financeiros?
  • Quais são os tipos de relatórios financeiros?
  • Como fazer um relatório financeiro completo?
  • Como a tecnologia pode auxiliar?

Além de descrevermos com todos os detalhes o que é um relatório financeiro, também te apresentaremos quais são os seus tipos. E o principal: um passo a passo para a elaboração de bons relatórios financeiros. Confira, você não pode perder! 

O que é um relatório financeiro?

Os relatórios financeiros são apresentações compiladas e extremamente descritivas dos dados financeiros de um determinado período da empresa. Assim, devem ser estruturados de maneira extremamente específica e cautelosa para uma melhor análise desses números.

Os relatórios financeiros servem, principalmente, para criar um histórico inteligente dos registros da empresa e para que os seus gestores analisem, linha a linha, os resultados obtidos. 

É a principal forma de controlar todas as áreas de atuação de um negócio e, a partir das conclusões dessas análises, traçar estratégias de melhoria e crescimento a curto, médio e longo prazo. 

Ou seja, toda a administração de um negócio deve ser pautada na estruturação e na análise dos relatórios financeiros, já que são eles que permitem o entendimento de tudo que está acontecendo e o que deve ser mudado em uma empresa. 

Por isso, os relatórios financeiros devem ser gerados por profissionais qualificados e treinados para essa atividade. Atualmente, existem muitas especializações nesse sentido, além de diversas ferramentas que automatizam e facilitam bastante esse processo

No final do artigo, falaremos com mais detalhes dessas ferramentas. Agora, vamos entender um pouco melhor o que são os registros financeiros. 

O que são registros financeiros?

Os registros financeiros se dividem em dois principais tipos: as métricas e os indicadores. E é muito comum, mesmo entre os profissionais dessa área contábil, a confusão entre os dois termos, já que são realmente muito parecidos e se relacionam diretamente.

Métricas são os dados brutos que compõem os indicadores, por exemplo:

  • receita bruta;
  • receita líquida;
  • custo fixo;
  • custo variável;
  • lucro bruto;
  • lucro líquido;
  • dívidas;
  • folha de pagamento.

Então, a partir do tratamento das métricas são gerados os indicadores:

  • Lucratividade;
  • Ticket médio;
  • Churn (taxa de cancelamento);
  • Margem de contribuição;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Taxa de inadimplência;
  • LTV (Life Time Value ou Valor de Vida do Cliente);
  • Taxa de renovação de contrato;
  • Rentabilidade;
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Resumindo: os indicadores são criados e alimentados pelas métricas. E as métricas são dados brutos colhidos a nível operacional, enquanto os indicadores são a combinação e o tratamento das métricas e entregam informações de nível mais tático e estratégico

Para melhor visualização dessa relação, podemos usar a taxa de inadimplência como exemplo. A taxa de inadimplência é um indicador financeiro calculado a partir de duas métricas: o total de faturas enviadas dividido pelo total de faturas não pagas.

Quais são os tipos de relatórios financeiros?

Os 5 tipos de relatórios financeiros mais essenciais e, consequentemente, mais conhecidos e aplicados, são: 

  • Relatório de fluxo de caixa
  • Demonstrativo de resultado de exercício
  • Planejamento orçamentário
  • Relatório de contas a pagar e a receber 
  • Balanço patrimonial. 

Como já sabemos o que é relatório financeiro, qual a sua importância e quais são os registros financeiros necessários para a sua elaboração, podemos nos aprofundar um pouco mais em cada um dos tipos:

Relatório de Fluxo de Caixa

Uma empresa ativa tem diversas entradas e saídas de capital, não é mesmo? O relatório de fluxo de caixa é o documento que resume tudo isso. 

Geralmente, o período considerado para a elaboração desse tipo de relatório é de um dia a no máximo dois meses. Ou seja, deve ser um relatório recorrente na empresa.

O relatório do fluxo de caixa é fundamental para uma melhor organização financeira da companhia, pois é a partir desses dados que o gestor é capaz de analisar a capacidade financeira da empresa.

Além disso, com um relatório de fluxo de caixa bem feito e frequente, a diminuição de erros é considerável. Isso porque nele é possível verificar o resultado e o impacto causado na empresa por cada uma das movimentações financeiras.

Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE)

O demonstrativo de resultado de exercício, mais conhecido como DRE, é um relatório de fluxo de caixa um pouco mais complexo e detalhado. Ele pode entregar os resultados de um período mais longo, como um semestre ou um ano, por exemplo. 

Por ser um relatório que é analisado apenas de tempos em tempos, a sua utilidade e a sua importância se dá pelo fato de que ele torna possível uma visão mais ampla de tudo o que está acontecendo na empresa.

Planejamento Orçamentário

Também analisado entre períodos mais longos, normalmente de seis em seis meses ou de ano em ano, o planejamento orçamentário é o relatório que compara os resultados entre períodos

Assim, por meio do planejamento orçamentário é possível ter uma visão geral do comprometimento do orçamento até o momento da análise. E, a partir disso, entender e estruturar o orçamento para os próximos períodos, prevendo gastos e investimentos

Relatório de Contas a Pagar e a Receber

Antes de qualquer coisa, é essencial para uma empresa ter de forma clara e objetiva uma visão de quais são as contas a pagar e quais são as contas a receber. Esse é um relatório, que assim como o fluxo de caixa, deve ser muito frequente

Por isso, esse documento deve ser alimentado diariamente, conforme as atividades da companhia vão acontecendo, já que praticamente todos os dias são geradas contas a pagar e vendas a receber. 

Parece simples, mas o controle de recebíveis de cartão, por exemplo, é bastante complexo e fácil de ser confundido, pois se estende para os meses subsequentes. 

Portanto, com um relatório desses bem estruturado, a empresa não atrasa suas contas e controla efetivamente seus recebíveis

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial engloba todas as movimentações financeiras da empresa em um determinado período de tempo. Nele são considerados os ativos (bens e direitos), os passivos (obrigações com terceiros) e o patrimônio líquido do negócio (obrigações com a própria empresa).

Como a elaboração desse relatório exige um maior grau de conhecimento técnico em contabilidade, ele é comumente desenvolvido em parceria com contadores, que podem ou não fazer parte da empresa. 

3 dicas para construir um relatório financeiro completo

Após entender quais são as métricas e indicadores importantes e selecionar qual o tipo de relatório necessário para a organização, recomendamos que a construção do relatório seja pautada a partir dos seguintes princípios: 

1. Centralizar e padronizar informações

A centralidade dos dados e a padronização das informações são fundamentais para a elaboração de relatórios financeiros de forma mais ágil e eficiente. Para isso, todas as informações relevantes, como as métricas, devem estar reunidas em um único lugar e divididas em categorias

Assim, o responsável pela elaboração dos relatórios conseguirá encontrar os dados imediatamente, pois a pesquisa por documentos será mais prática, rápida e simples. 

Para colocar essa dica em prática, a utilização de plataformas financeiras, como a da iugu, podem agilizar essa centralização. Pois, além da centralização e organização da dos dados financeiros, disponibilizamos uma dashboard completa de simples consulta e a extração de informações. 

2. Automatizar tarefas

A automação de tarefas consiste na digitalização de processos repetitivos por meio de softwares de gestão ou ferramentas de automação. Garantindo um processo realizado com agilidade, integridade, simplicidade, unidade e economia de esforços

Além disso, a automatização das tarefas é uma alternativa para as empresas que possuem um grande fluxo de caixa evitarem grandes investimentos na contratação de equipes.

Afinal, elaboração de relatórios financeiros demanda a realização de diversas atividades burocráticas e complexas de serem feitas de forma manual, pois leva-se grande tempo para realizá-las e a manualidade está suscetível a erros

3. Usar os dados para tomadas de decisões

Além de criar um histórico inteligente dos registros da empresa, os relatórios também precisam fornecer dados para a tomada de decisão dos gestores. Assim como informações para os colaboradores, investidores e outros interessados em saber sobre a situação financeira da empresa. 

Dessa forma, eles precisam ser elaborados para serem lidos e interpretados por pessoas que não têm conhecimento técnico sobre finanças ou contabilidade. 

Para isso, os relatórios precisam conter gráficos, planilhas e até mesmo textos descritivos. Devem ser de fácil manuseio, de fácil edição e seus dados precisam ser de fácil extração, ou seja, quanto mais visual o seu relatório for, melhor.

Como a tecnologia ajuda nos relatórios financeiros?

E é exatamente isso, dentre outras funcionalidades, que a tecnologia da iugu entrega: emissão de relatórios claros e objetivos

Esses relatórios, por serem compostos, em sua maioria, por indicadores de vendas, são essenciais para o entendimento e para a análise dos resultados da empresa. Não deixe de conhecer!

Ficou interessado? Entre em contato com nossos especialistas para fazermos uma demonstração das nossas soluções para a sua empresa!

 

Posts relacionados