Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Recorrência para escolas: facilitando a cobrança de mensalidades

Entenda como a recorrência para escolas pode ser a solução para atrair mais alunos e diminuir a inadimplência.

Escrito em 27 de Outubro de 2021 por Carolina Fanin

Atualizado em 21 de Janeiro de 2022

Durante a pandemia do Covid-19, as escolas, assim como os alunos, precisaram se adaptar rapidamente a um novo modelo de ensino remoto. Foi um ano difícil para muitas instituições que, ao não se adaptarem, acabaram fechando suas portas.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Basta dar o play!

 

Existe também um desafio já muito conhecido pelas escolas: a inadimplência nos pagamentos das mensalidades - muitas pessoas tiveram dificuldades para manter suas contas em dia.

Para a escola, seu principal objetivo é oferecer ensino de qualidade para seus alunos, entretanto, ela não deixa de ser um negócio, como qualquer outro, que precisa gerar lucro para que essa qualidade seja mantida.

Por isso, a inadimplência é um dos principais desafios quando falamos em gestão financeira, e criar estratégias para prevenir, ou até mesmo recuperar os inadimplentes acaba sendo uma preocupação constante para os administradores.

Neste texto vamos falar sobre a recorrência para escolas e como essa estratégia de automatização de pagamentos pode melhorar seu relacionamento com os alunos e pais de alunos e, de quebra, reduzir custos e a inadimplência.

Principais desafios de cobrança das escolas

A inadimplência escolar é um problema que atinge 87% das instituições de ensino no Brasil, sendo um dos principais fatores de fechamento.

Isso acontece porque todas as empresas, inclusive as escolas, precisam de recursos para manter suas atividades e seu nível de qualidade.

Para as escolas, esses recursos vêm principalmente das mensalidades cobradas dos alunos, o que faz com planejem o seu financeiro se baseie no valor dessas entradas.

Um aluno inadimplente prejudica tanto o seu planejamento financeiro quanto o próprio relacionamento aluno-escola e, dependendo da forma como a cobrança é feita nesses casos, pode afetar também a taxa de rematrícula.

Veja, entre outros, quais são os principais motivos que tornam os alunos inadimplentes:

  • Desemprego;
  • Falta de controle financeiro;
  • Falhas ou burocracia na gestão escolar.

Apesar de não ter controle sobre todos os motivos pelos quais os alunos se tornam inadimplentes, as falhas na gestão ou mesmo a burocracia no pagamento também são motivos de inadimplência e podem ser resolvidos por ajustes internos da própria escola.

Cobrança tradicional x Recorrência

Grande parte das instituições de ensino, até mesmo escolas de idiomas, informática, música, entre outras, ainda utilizam o modelo de cobrança tradicional, ou seja, enviam um ou vários boletos ou carnês para que o aluno planeje o pagamento ao longo do ano.

O problema é que, para emitir os boletos, dependendo do número de alunos, gasta-se muito tempo e dinheiro, que poderiam estar empregados em outras funções administrativas.

Além disso, após todo esse trabalho burocrático e manual de emissão de boletos, os alunos ou pais de alunos podem simplesmente se esquecer de fazer o pagamento até o vencimento, gerando um retrabalho para o seu financeiro (cobrar, emitir segunda via, calcular multas, e por aí vai…).

Num mundo tão dinâmico e tecnológico que vivemos, utilizar a tecnologia a nosso favor já não é mais um diferencial, mas sim essencial para manter a produtividade, minimizar custos e agilizar processos.

Pensando nisso, a recorrência para escolas pode ser exatamente a facilidade que você buscava para prevenir a inadimplência, melhorar seu relacionamento com os alunos e conquistar novos! 

Entenda mais sobre o que é recorrência e suas vantagens.

Por que adotar a recorrência para escolas?

A cobrança recorrente não é novidade, provavelmente você já realiza pagamentos através dessa modalidade em sua academia, ou mesmo nos pacotes de streaming que você assina, como o Netflix.

Para escolas, se você vai receber de seus alunos todos os meses, já sabe qual será o valor e qual o dia de vencimento desse pagamento, essa já é caracterizada como uma cobrança recorrente.

Sabendo disso, você pode automatizar o processo de cobrança, tornando-o mais ágil, assertivo e mais barato.

O pagamento recorrente automatizado tira quase todo o trabalho de cobrança da sua equipe financeira, e a economia de tempo permite que a escola consiga dar mais atenção ao seu core business que é a educação.

Veja quais são as maiores vantagens:

Previne e reduz a inadimplência

Uma vez que você possui cobranças recorrentes automatizadas, você reduz a chance de erro humano na hora do envio das cobranças aos alunos, como valores incorretos, minimizando a chance de inadimplência.

Se você optar pela cobrança por cartão de crédito, você tem a vantagem da certeza do recebimento e o aluno tem a vantagem de não ser cobrado integralmente, pois na recorrência só é debitado de seu cartão o valor da mensalidade.

Mais controle

Além de ser melhor para os pais e alunos que conseguem ter maior organização no momento de fazer os pagamentos, a sua escola também terá maior controle da sua gestão financeira, uma vez que é preciso ter uma plataforma para adotar essa modalidade de cobrança e essa plataforma irá oferecer um painel completo de gestão.

Reduz custos

Automatizar o processo de cobrança exigirá menos tempo e mão de obra da sua equipe financeira, que poderá focar em outras questões.

Melhora o relacionamento entre pais/alunos e escola

Ter alunos inadimplentes pode comprometer o relacionamento e até mesmo a sua taxa de rematrículas.

Quando o pagamento é automatizado, seja no cartão de crédito, boleto ou Pix, os pais se sentem mais confortáveis com relação ao pagamento livre de burocracias, assim como a escola evita a situação embaraçosa de cobrança ativa, na maioria dos casos.

Sabendo de todas essas vantagens, veja agora como funciona a recorrência para escolas através de uma plataforma de automação.

Como funciona a recorrência para escolas na iugu?

Ao utilizar plataformas como a iugu para automatizar o seu processo de cobrança recorrente, você pode receber pagamentos recorrentes via Boleto, Cartão de Crédito e Pix.

Por meio do painel ou integração da base via API da iugu você realiza facilmente todos os processos de cadastro de clientes. Com possibilidades de personalização da régua de comunicação, formas de pagamento disponíveis e ciclos de cobrança semanal, mensal ou anual.

Veja outras vantagens da nossa plataforma:

  • Liberdade para inserir itens avulsos como parcelas de material ou matrícula;
  • Definir suas próprias regras de juros e multa em cada cobrança;
  • Criação da régua de cobrança personalizada avisando seus alunos sobre o vencimento e a incidência de juros quando necessário.

Através da nossa plataforma você acompanha de perto a performance financeira do seu negócio, por meio dos status das cobranças recorrentes como saldo em conta, pagamentos realizados, pendentes e cancelados.

Ainda com dúvidas sobre a recorrência para escolas e o quanto elas podem ser benéficas para sua escola e para os pais e alunos? Acesse nosso Guia Completo sobre Cobranças Recorrentes e conheça nossos serviços!

Nova call to action