Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Pagamento de Contas na iugu: Entenda tudo sobre a nova funcionalidade

Novidade promete centralizar as operações de saída de caixa na plataforma, para facilitar a rotina financeira dos negócios.

Escrito em 09 de Junho de 2021 por Rômulo Pereira

Atualizado em 14 de Setembro de 2021

Desde 2020, a iugu é uma Instituição de Pagamentos validada pelo Banco Central, o que vem possibilitando diversos upgrades em sua plataforma financeira, visando oferecer um serviço cada vez mais completo e alinhado às necessidades de seus clientes.

Algumas novidades da iugu nos últimos meses foram o Pix e suas atualizações na área de Cobranças, por exemplo. 

Agora, a iugu preparou mais um lançamento, que está relacionado à frente de Contas a Pagar das empresas, para facilitar e centralizar as operações também no momento do usuário lidar com seus compromissos financeiros e despesas empresariais.

Trata-se da funcionalidade de Pagamento de Contas, localizada na aba “Envio” do painel do usuário. Quer saber mais sobre esse novo recurso e como usá-lo na sua conta iugu? Nosso post vai te ajudar!

O que é o pagamento de contas na iugu?

Antigamente, quando um usuário realizava uma venda pela nossa plataforma, seu saldo recebido ficava em sua conta iugu, podendo ser transferido via saques na conta.

O usuário, então, utiliza esse saldo transferido para outros fins como, por exemplo, realizar seus pagamentos de contas e despesas empresariais.

Com a chegada da nova funcionalidade do Pagamento de Contas pela iugu, esse processo cheio de etapas não é mais necessário.

Agora é possível pagar boletos e contas de consumo diretamente por sua conta iugu! 

Veja quais contas podem ser pagas, diariamente, utilizando o saldo na iugu:

  • Água;
  • Energia;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Gás;
  • Boletos em geral (fornecedores, outras despesas).

Quem pode utilizar essa nova funcionalidade?

Todos os nossos clientes podem aproveitar esse benefício. Ele já está liberado em todas as contas e planos da iugu, automaticamente. Ou seja, não importa o tamanho ou o segmento da sua empresa, esse recurso facilita sua gestão de contas, melhorando e agilizando o seu dia a dia!

Mas, para uma maior segurança da sua conta, poderão acessar essa funcionalidade somente os usuários com perfil de Administrador e/ou Financeiro, quando logados.

Além disso, para as contas de marketplaces, o pagamento de contas também pode ser usado pelas subcontas cadastradas na plataforma, usando seus respectivos saldos. É muito mais praticidade também para os demais participantes do negócio.

Basta acessar e começar a usar quando precisar!

Como pagar uma conta pela iugu?

Agora, se você se interessou em usar o pagamento de contas pela iugu, saiba que o processo é bem simples.

Conforme mencionamos, esse recurso está liberado para os perfis de Administrador e/ou Financeiro da conta iugu.

Sendo assim, basta o perfil autorizado se logar na plataforma e seguir os seguintes passos:

  • No painel, clique em Envio (no menu lateral);
  • Depois, clique em Pagamentos Com Código de Barras > Novo;
  • Insira o código de barras da fatura que deseja pagar > Continuar;
  • Confira os dados do pagamento e informe a descrição do pagamento > Confirmar.

Após a confirmação o pagamento entrará em processamento pelo sistema bancário e poderá levar até o prazo usual de 3 dias úteis para a compensação.

Sugerimos que aguarde e siga analisando a situação do pagamento, que após compensado, passará a ter o status “Efetivado”.

Mas fique tranquilo, o comprovante de agendamento do pagamento já fica disponível a partir do momento em que você realiza o ato do pagamento.

Como acessar meus comprovantes de pagamento?

A partir do momento em que você concluir um pagamento, já poderá acessar seu comprovante. Veja como encontrá-lo:

  • No menu lateral, acesse Envio
  • Clique em Pagamentos Com Código de Barras;
  • Localize a transação pela identificação que você cadastrou > Clique em Ver;
  • No final da página, clique em Imprimir (você poderá imprimir ou somente salvar o PDF).

Após efetivado, o comprovante passa a ser válido para a busca do pagamento no sistema bancário.

Se você utiliza a iugu via API, veja como configurar o pagamento de contas:

Para a realizar o pagamento de boletos utilize a chamada criar pedido de pagamento na API.

Informe os campos ‘barcode’ sem pontos ou espaços, o valor da fatura em centavos nos parâmetros ‘amount_cents’ e ‘document_amount_cents’ e a descrição desse pagamento em ‘description’.

Aproveite a novidade e utilize sem moderação!

Quais as vantagens de ter esse novo serviço?

O pagamento de contas pela iugu visa, acima de tudo, gerar uma rotina financeira ágil para nossos clientes. Isso gera os benefícios que você pode conferir abaixo:

  • Agilidade: é uma forma de eliminar etapas intermediárias de transferência de dinheiro para outras instituições no momento de pagar suas contas; 
  • Centralização: você terá tudo centralizado em um só lugar, inclusive os comprovantes de pagamento, facilitando ainda mais o seu controle de fluxo de caixa;
  • Use seu saldo de maneira inteligente: você poderá utilizar mais rapidamente seu dinheiro recebido na iugu, sem precisar do processo de saque/transferência;
  • Gratuito: você não pagará nenhuma taxa pela utilização da funcionalidade de pagamento de contas! O serviço é gratuito e está disponível para todos os planos iugu;
  • Mais praticidade e menos burocracia para administrar o financeiro do seu negócio.

+ Quer aproveitar todos os benefícios da iugu com 50% de desconto na mensalidade? A hora é agora!

banner mês do cliente

Há taxas no pagamento de contas pela iugu?

Como mencionamos nas vantagens do novo serviço, ele é gratuito para todos os planos iugu, visando atender nossos clientes da melhor forma.

Ou seja, se você é um usuário da iugu, já pode acessar o Pagamento de Contas na sua plataforma ou API, sem pagar nenhum adicional em sua mensalidade.

Mas, atenção, a iugu não é responsável por eventuais multas e juros ocasionados por atrasos de pagamentos a terceiros. Atuamos como intermediadores dos pagamentos. Por isso, lembramos que é importante se atentar às datas de vencimento dos boletos.

Essas são as principais novidades que você deve saber para começar a usar hoje mesmo seu saldo iugu para pagamento de contas e trazer praticidade ao seu negócio.

Além disso, poderá contar com o nosso suporte para quaisquer dúvidas, e continuar usando todas as funcionalidades, que você já conhece, para otimizar suas cobranças e receber de forma automatizada e inteligente!

Case Dog Hero