Pagamento de Contas na iugu: entenda tudo sobre a nova funcionalidade

Escrito em 09 de Junho de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Desde 2020, a iugu é uma Instituição de Pagamentos validada pelo Banco Central, o que vem possibilitando diversos upgrades em sua plataforma financeira, visando oferecer um serviço cada vez mais completo e alinhado às necessidades de seus clientes.

Algumas novidades da iugu nos últimos meses foram o Pix e suas atualizações na área de Cobranças, por exemplo. 

Agora, a iugu preparou mais um lançamento, que está relacionado à frente de Contas a Pagar das empresas, para facilitar e centralizar as operações também no momento do usuário lidar com seus compromissos financeiros e despesas empresariais.

Trata-se da funcionalidade de Pagamento de Contas, localizada na aba “Envio” do painel do usuário. Quer saber mais sobre esse novo recurso e como usá-lo na sua conta iugu? Nosso post vai te ajudar!

O que é o pagamento de contas na iugu?

Antigamente, quando um usuário realizava uma venda pela nossa plataforma, seu saldo recebido ficava em sua conta iugu, podendo ser transferido via saques na conta.

O usuário, então, utiliza esse saldo transferido para outros fins como, por exemplo, realizar seus pagamentos de contas e despesas empresariais.

Com a chegada da nova funcionalidade do Pagamento de Contas pela iugu, esse processo cheio de etapas não é mais necessário.

Agora é possível pagar boletos e contas de consumo diretamente por sua conta iugu! 

Veja quais contas podem ser pagas, diariamente, utilizando o saldo na iugu:

  • Água;
  • Energia;
  • Internet;
  • Telefone;
  • Gás;
  • Boletos em geral (fornecedores, outras despesas).

Quem pode utilizar essa nova funcionalidade?

Todos os nossos clientes podem aproveitar esse benefício. Ele já está liberado em todas as contas e planos da iugu, automaticamente. Ou seja, não importa o tamanho ou o segmento da sua empresa, esse recurso facilita sua gestão de contas, melhorando e agilizando o seu dia a dia!

Mas, para uma maior segurança da sua conta, poderão acessar essa funcionalidade somente os usuários com perfil de Administrador e/ou Financeiro, quando logados.

Além disso, para as contas de marketplaces, o pagamento de contas também pode ser usado pelas subcontas cadastradas na plataforma, usando seus respectivos saldos. É muito mais praticidade também para os demais participantes do negócio.

Basta acessar e começar a usar quando precisar!

Como pagar uma conta pela iugu?

Agora, se você se interessou em usar o pagamento de contas pela iugu, saiba que o processo é bem simples.

Conforme mencionamos, esse recurso está liberado para os perfis de Administrador e/ou Financeiro da conta iugu.

Sendo assim, basta o perfil autorizado se logar na plataforma e seguir os seguintes passos:

  • No painel, clique em Envio (no menu lateral);
  • Depois, clique em Pagamentos Com Código de Barras > Novo;
  • Insira o código de barras da fatura que deseja pagar > Continuar;
  • Confira os dados do pagamento e informe a descrição do pagamento > Confirmar.

Após a confirmação o pagamento entrará em processamento pelo sistema bancário e poderá levar até o prazo usual de 3 dias úteis para a compensação.

Sugerimos que aguarde e siga analisando a situação do pagamento, que após compensado, passará a ter o status “Efetivado”.

Mas fique tranquilo, o comprovante de agendamento do pagamento já fica disponível a partir do momento em que você realiza o ato do pagamento.

Como acessar meus comprovantes de pagamento?

A partir do momento em que você concluir um pagamento, já poderá acessar seu comprovante. Veja como encontrá-lo:

  • No menu lateral, acesse Envio
  • Clique em Pagamentos Com Código de Barras;
  • Localize a transação pela identificação que você cadastrou > Clique em Ver;
  • No final da página, clique em Imprimir (você poderá imprimir ou somente salvar o PDF).

Após efetivado, o comprovante passa a ser válido para a busca do pagamento no sistema bancário.

Se você utiliza a iugu via API, veja como configurar o pagamento de contas:

Para a realizar o pagamento de boletos utilize a chamada criar pedido de pagamento na API.

Informe os campos ‘barcode’ sem pontos ou espaços, o valor da fatura em centavos nos parâmetros ‘amount_cents’ e ‘document_amount_cents’ e a descrição desse pagamento em ‘description’.

Aproveite a novidade e utilize sem moderação!

Quais as vantagens de ter esse novo serviço?

O pagamento de contas pela iugu visa, acima de tudo, gerar uma rotina financeira ágil para nossos clientes. Isso gera os benefícios que você pode conferir abaixo:

  • Agilidade: é uma forma de eliminar etapas intermediárias de transferência de dinheiro para outras instituições no momento de pagar suas contas; 
  • Centralização: você terá tudo centralizado em um só lugar, inclusive os comprovantes de pagamento, facilitando ainda mais o seu controle de fluxo de caixa;
  • Use seu saldo de maneira inteligente: você poderá utilizar mais rapidamente seu dinheiro recebido na iugu, sem precisar do processo de saque/transferência;
  • Gratuito: você não pagará nenhuma taxa pela utilização da funcionalidade de pagamento de contas! O serviço é gratuito e está disponível para todos os planos iugu;
  • Mais praticidade e menos burocracia para administrar o financeiro do seu negócio.

Há taxas no pagamento de contas pela iugu?

Como mencionamos nas vantagens do novo serviço, ele é gratuito para todos os planos iugu, visando atender nossos clientes da melhor forma.

Ou seja, se você é um usuário da iugu, já pode acessar o Pagamento de Contas na sua plataforma ou API, sem pagar nenhum adicional em sua mensalidade.

Mas, atenção, a iugu não é responsável por eventuais multas e juros ocasionados por atrasos de pagamentos a terceiros. Atuamos como intermediadores dos pagamentos. Por isso, lembramos que é importante se atentar às datas de vencimento dos boletos.

Essas são as principais novidades que você deve saber para começar a usar hoje mesmo seu saldo iugu para pagamento de contas e trazer praticidade ao seu negócio.

Além disso, poderá contar com o nosso suporte para quaisquer dúvidas, e continuar usando todas as funcionalidades, que você já conhece, para otimizar suas cobranças e receber de forma automatizada e inteligente!

Posts relacionados

mão de empreendedora teclando em notebook para fazer uma comissão automatizada