Pagamentos recorrentes: saiba como otimizar na sua empresa

Escrito em 15 de Junho de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A otimização da experiência do cliente é uma prioridade absoluta. Nesse contexto, o aprimoramento dos pagamentos recorrentes deve ser considerado uma das áreas-chave para alavancar os resultados das empresas que oferecem produtos ou serviços baseados nessa modalidade. 

Ao garantir que os pagamentos ocorram de forma eficiente e conveniente, você pode melhorar a satisfação do cliente, aumentar a retenção e impulsionar o crescimento constante e saudável do seu negócio. 

Mas sabemos que essa tarefa nem sempre é fácil. Com o mercado de recorrência e as necessidades do consumidor mudando a todo momento, é comum que gestores que utilizem esse modelo de negócios se sintam perdidos quanto às melhores estratégias para otimizara experiência dos pagamentos recorrentes.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Neste artigo, vamos entender o que é pagamento recorrente e exploraremos estratégias eficazes para otimizar a experiência de pagamentos recorrentes nas empresas.

Vamos lá?

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que são pagamentos recorrentes?

Os pagamentos recorrentes são um modelo de cobrança que permite às empresas cobrarem seus clientes de forma regular e automatizada, seja por assinaturas mensais, mensalidades escolares, planos de academia ou até mesmo serviços de streaming.

Dessa forma, em vez de lidar com processos manuais a cada transação, o pagamento recorrente oferece a comodidade de cobranças automáticas e periódicas. 

Isso significa que não é preciso se preocupar em lembrar das datas de vencimento ou em inserir os detalhes do pagamento, como dados de cartão de crédito, repetidamente. Uma vez configurado, o sistema cuidará de toda a parte transacional para você.

Resenha B2B

mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito

Por que otimizar a experiência de pagamentos recorrentes?

As cobranças recorrentes oferecem uma enorme facilidade para os consumidores. Contudo, se não otimizadas e pensadas para trazer mais comodidade e vantagens para os clientes, elas podem se tornar uma dor de cabeça, levando, inevitavelmente, ao temido churn rate.

O churn rate, ou taxa de rotatividade, em português, é a métrica que indica a taxa de cancelamento de clientes. Portanto, quanta mais alta, maior será o prejuízo da empresa. 

Nesse contexto, oferecer uma experiência de pagamento otimizada e pensada para facilitar a jornada de compra do seu público contribui para a diminuição dessa métrica, e ainda oferece outras vantagens. Veja só. 

  • Fidelização do cliente: uma experiência de pagamentos recorrentes otimizada contribui para a fidelização do cliente. Isso porque, quando seus clientes têm uma experiência sem fricção, eles são mais propensos a continuar usando os serviços ou produtos da empresa, reforçando a confiança e lealdade;
  • Melhoria da eficiência operacional: ao otimizar a experiência das cobranças recorrentes, as empresas podem melhorar sua eficiência operacional, já que processos automatizados e integrados reduzem a carga de trabalho manual, eliminam erros de cobrança e reduzem custos administrativos;
  • Aumento da previsibilidade de receita: a implementação de um sistema de pagamento recorrente eficiente proporciona maior previsibilidade de receita para as empresas. Com pagamentos regulares programados, é possível ter uma visão clara do fluxo de caixa e fazer projeções financeiras mais precisas; 
  • Segurança e Conformidade: aprimorar as vendas recorrentes também contribui para a segurança e conformidade das transações. Ao implementar medidas de segurança robustas, como criptografia de dados, tokenização e proteção contra fraudes, as empresas podem proteger as informações financeiras dos clientes e evitar possíveis violações de segurança. 
    Nova call to action

5 dicas para otimizar a experiência de pagamentos recorrentes nas empresas

Agora que você já sabe como funciona o pagamento recorrente e as vantagens dessa modalidade, é hora de entender como otimizar essa experiência de compra na sua empresa. Confira!

1. Personalize as comunicações de cobrança

A personalização é a chave para envolver e manter os clientes do seu negócio satisfeitos. 

Por isso, ao enviar comunicações de cobrança, certifique-se de que elas sejam personalizadas e relevantes, como o valor a ser pago e informações claras sobre os serviços ou produtos associados aos pagamentos recorrentes.

Além disso, considere o uso de cobranças via e-mail ou SMS para ajudar os clientes a se manterem atualizados e evitar a inadimplência acidental.

2. Ofereça uma área de cliente intuitiva

Oferecer uma área do cliente bem projetada e intuitiva é uma poderosa ferramenta para otimizar a experiência de pagamentos recorrentes. 

Através dele, os clientes podem visualizar faturas, alterar informações de pagamento, atualizar detalhes de contato e acompanhar o histórico de pagamentos. Dessa forma, eles poderão gerenciar suas contas com facilidade e autonomia, melhorando sua experiência geral.

3. Invista em segurança

A segurança é um pilar fundamental para uma experiência de pagamentos fluida e transparente. Afinal, os clientes precisam se sentir confiantes ao fornecer informações sensíveis, como dados do cartão de crédito. 

Portanto, certifique-se de implementar medidas de segurança robustas, como criptografia de dados, autenticação em dois fatores e tokenização.

4. Ofereça múltiplos meios de pagamento online

Com cada vez mais opções, as formas de pagamento dos consumidores podem variar. 

Por isso, é importante oferecer opções diversificadas, como cartões de crédito, débito automático, Pix, boleto, transferências bancárias ou até mesmo pagamento com criptomoedas, se aplicável. 

Dessa forma, os clientes têm a liberdade de escolher o método de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades, aumentando a conveniência e a satisfação.

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix

5. Conte com um Hub de Pagamentos para automatizar suas cobranças

Encontrar uma plataforma de pagamento recorrente para automatizar as cobranças da sua empresa é um passo fundamental para otimizar a experiência dos clientes. 

Muito mais do que uma plataforma, a iugu é um Hub de Pagamentos completo que concentra toda a operação financeira da sua empresa em um só lugar. 

Além de automatização de meios de pagamentos e cobranças recorrentes, a iugu oferece dashboards completos que facilitam a gestão financeira da sua empresa. Assim, você pode esquecer a burocracia e focar no que realmente importa: o sucesso do seu negócio.

Quer saber como a tecnologia flexível da iugu pode escalar sua operação? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal!

recorrência controle

Posts relacionados

mão de empreendedora teclando em notebook para fazer uma comissão automatizada
mulher empreendedora em frente a computador fazendo split nas vendas de fim de ano
mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento