Mensagem de cobrança: como reduzir a inadimplência com SMS e e-mail

Pesadelo das empresas, a inadimplência é um problema que pode ser contornado a partir de mecanismos simples. Saiba como

Escrito em 21 de Novembro de 2022 por Thainara Carvalho

Enviar uma mensagem de cobrança para clientes não é uma tarefa fácil. Durante o processo, é comum que muitas dúvidas apareçam. Afinal, qual tom utilizar? Quais são os canais ideais para o envio?

Esses cuidados são fundamentais não apenas para contornar os problemas de inadimplência, mas também para que o relacionamento com o cliente não seja prejudicado.

Entretanto, receber os pagamentos atrasados ainda deve ser uma prioridade. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a entender mais sobre como utilizar a mensagem de cobrança via SMS e e-mail para reduzir a inadimplência no seu negócio.

Boa leitura!

Qual é a importância da mensagem de cobrança?

Se você possui um negócio, deve saber que é comum que clientes atrasem ou até mesmo esqueçam dos vencimentos das contas a pagar. 

Apesar de comum, este tipo de conduta pode causar efeitos nocivos e comprometer o  fluxo de caixa da empresa. A longo prazo, os prejuízos podem passar de uma dor de cabeça momentânea para consequências mais sérias.

Por esse motivo, saber como enviar uma mensagem de cobrança da maneira certa pode contribuir para a redução da inadimplência sem comprometer a relação da empresa com o cliente.

Assim, a sua empresa consegue controlar o financeiro e evitar prejuízos. Além disso, o envio de mensagens de cobranças contribui para que o seu cliente possa se organizar financeiramente e evitar dívidas futuras.

Por que enviar mensagem de cobrança via SMS e e-mail?

Enviar uma mensagem de cobrança para clientes inadimplentes não é uma tarefa fácil. Sendo assim, contar com diferentes meios de comunicação é a saída para otimizar o processo e obter resultados mais satisfatórios.

Isso porque, em muitos casos, cobranças feitas por ligações telefônicas tendem a ser ignoradas ou não atendidas, já que, cada vez, clientes recusam chamadas de números não identificados. 

Além disso, a utilização do telefone gera mais custos com ligação e mão de obra.

A mensagem de cobrança para clientes via SMS ou e-mail, por outro lado, traz diversos benefícios, como:

  • Menor custo: uma das principais vantagens desse método é que ele possui um baixo em relação a ligação telefônica;
  • Mais eficácia: com o SMS ou e-mail, há mais chances de o cliente receber a mensagem. Além disso, com esses métodos, você pode anexar boletos ou enviar links de pagamento, o que facilita a transação;
  • Auxilia na prevenção do esquecimento: com o envio de alertas, você pode evitar que o seu cliente esqueça do vencimento e efetue o pagamento na data prevista. Assim, evita-se a inadimplência.

O papel da economia na alta da inadimplência

As turbulências do cenário econômico brasileiro vem se intensificando há alguns anos, o que contribui para o crescente endividamento de famílias. 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada hoje pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), apontou que, em setembro deste ano, o total de lares brasileiros com dívidas a vencer chegou a 79,3%, o terceiro aumento consecutivo em 2022.

O panorama atual de endividamento pode ser explicado, entre outros motivos, pelas dificuldades financeiras que muitas famílias enfrentaram durante a pandemia de COVID-19 e suas consequências.

Além disso, a falta de gestão e educação financeira e os altos juros de cartão de crédito também se somam à equação.

Conheça 3 dicas para enviar uma mensagem de cobrança

A mensagem de cobrança pode ser enviada antes, durante ou após o vencimento do pagamento. 

A partir de uma estratégia preventiva na abordagem, é possível evitar a inadimplência e efeitos negativos no caixa. 

Entretanto, tenha em mente que uma abordagem incisiva é diferente de uma abordagem grosseira. Veja alguns exemplos a seguir:

1. Mensagem de cobrança antes do vencimento

Nesse período, o tom da mensagem não deve ser de cobrança, mas sim um lembrete de que a data de vencimento está se aproximando. 

Aqui, você pode oferecer ofertas para pagamento antes do vencimento ou lembrar o seu cliente que o pagamento antecipado é uma forma de evitar juros e multas.

2. Mensagem de cobrança na data do vencimento

Na data do vencimento, o tom ainda não deve ser de cobrança, mas sim enfático em relação ao prazo para pagamento. 

Aqui, a dica é lembrar o seu cliente e facilitar o pagamento através de links ou anexos com o boleto

3. Mensagem de cobrança após a data do vencimento

Após o vencimento, o tom deve ser cobrança. Contudo, lembre-se que ela não deve ser ríspida ou ameaçadora. Afinal, essa postura pode prejudicar a sua relação com o cliente. 

Portanto, a dica é enviar uma mensagem lembrando que o prazo para pagamento já passou, mas que a empresa pode auxiliá-lo a resolver as pendências e regularizar a situação. 

Saiba como utilizar a mensagem de cobrança via SMS e e-mail no seu negócio

Como vimos ao longo do artigo, a mensagem de cobrança via SMS e e-mail é uma forma eficaz de evitar um dos maiores pesadelos das empresas: a inadimplência.

Para evitar o problema, a sua empresa deve criar mecanismos de defesa antes que ela se aprofunde e impacte o financeiro de forma negativa.

Nesse sentido, contar com um sistema de automatização de cobrança é fundamental para manter a saúde do negócio. 

Isso porque, além de minimizar possíveis erros humanos, ele promove uma abordagem mais assertiva e ainda conta com funcionalidades especiais para evitar casos de inadimplência. 

Com a régua de cobrança da iugu, você pode enviar notificações por SMS, e-mail e outros meios de comunicação.  

Dessa forma, você pode otimizar todo o seu sistema de cobrança, pois a solução acompanha todas as práticas de suas operações, desde a geração da cobrança até seu pagamento.

Então, que tal potencializar o seu financeiro? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal para o seu negócio.

Planos-iugu