On demand SaaS: entenda por que este modelo faz tanto sucesso!

Escrito em 13 de Outubro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Entender o que são on demand SaaS deve estar entre as prioridades de todo gestor que é antenado e que deseja otimizar seus recursos. Afinal, não é à toa que esse mercado esteja atraindo olhares de várias empresas ao redor do globo, como mostra pesquisa da Statista. 

on demand saas

Segundo ela, até o fim de 2020, o mercado global de SaaS deve atingir um valor de 157 bilhões de dólares, o que representa mais do dobro do investimento em 2014, como você pode observar no gráfico abaixo:

Acha esse valor alto? Pois você ainda não viu nada! Isso porque, até 2023, esse setor deve atingir impressionantes 623 bilhões de dólares, o que representa uma taxa de crescimento anual de 18%. 

Não é só o mercado global que vem apostando nesse segmento, o mesmo cenário está sendo replicado aqui no Brasil. 

Foi o que revelou um levantamento da Capgemini no Brasil, que mostra que o SaaS é o modelo preferido de serviço de nuvem entre as companhias brasileiras, sendo que, 92% delas já adotaram pelo menos um recurso desse modelo. 

Aliás, o Brasil está dando um show nesse setor. Só para você ter uma ideia, os Estados Unidos, que representam um mercado maduro nessa categoria, levam mais do que um ano para recuperar o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC), já o Brasil, esse período é de apenas seis meses

Diante desses dados, é possível concluir que o on demand SaaS vivencia um momento favorável, não é mesmo? 

Para saber mais sobre o tema e conhecer cases de sucesso que oferecem esse modelo de negócio, basta seguir com a leitura! 

O que são on demand Saas? 

Os demand SaaS nada mais são do que softwares sob demanda. Isso é, esse modelo utiliza o serviço em nuvem, disponibilizado pela internet, para entregar recursos em forma de serviços para os usuários. 

Essa solução não exige instalação local. Ou seja, é mantida em uma rede de nuvem remota que pode ser acessada pela internet por meio de uma API e, por ela, o cliente pode armazenar dados e estudar informações. 

Para saber mais sobre esse modelo de negócios, assista ao vídeo abaixo. 

 

 

Quais são as principais vantagens de adotar o on demand SaaS? 

Adotar esse modelo em seu negócio conta com vantagens atraentes, como:

  • otimização de recursos: pelo fato de o licenciamento do software e de suas atualizações serem pagos pela empresa que o fornece;
  • segurança: como tudo fica em armazenado em nuvem, dificilmente os dados se perdem. Além disso, como a plataforma é atualizada pelo provedor, o risco de fraudes diminui;
  • facilidade: os usuários não precisam instalar ou fazer nenhum tipo de suporte ou upgrade do software, pois tudo isso fica a cargo do fornecedor. Além disso, os dados podem ser acessados de qualquer parte do mundo;
  • economia de tempo: pelo fato de sua implementação e utilização não demandarem processos complexos e de a solução ser rápida e segura, não é preciso perder tempo com instalações complicadas;
  • personalização: esse modelo apresenta flexibilidade e, logo, pode ser personalizado conforme o negócio. O simples fato desse recurso poder ser integrado a outros sistemas da empresa já promove a customização de algumas funcionalidades. 

Que empresas oferecem o on demand SaaS em seus negócios?

Confira, agora, algumas empresas que utilizam o on demand Saas em seus negócios e que têm gerado bons resultados com esse modelo. 

1. Zendesk 

A Zendesk utiliza o on demand SaaS tanto para melhorar a produtividade de seu time como para otimizar o atendimento ao cliente. Logo, representa um dos serviços de atendimento baseado em nuvem mais procurados da atualidade. 

Para isso, traz uma única interface que permite que o usuário acesse todos os dados e que consiga rastrear as conversas com os clientes exatamente de onde elas pararam. 

2. Netflix

Para oferecer filmes e séries online atualizados, a Netflix trabalha com o serviço on demand SaaS.

Para tanto, todo o trabalho fica por conta da empresa. Ou seja, o usuário não precisa atualizar o software e nem pagar pelo seu licenciamento, basta que pague uma mensalidade, tenha acesso a um computador, digite seu e-mail e senha para ter acesso a tudo. 

3. Agendor 

O Agendor conta com a ferramenta de gestão de CRM que potencializa todo o processo comercial. 

Isso porque o seu recurso em nuvem possibilita saber em que etapa do funil o cliente se encontra, um ponto importante no processo de vendas e crucial para garantir uma boa experiência ao consumidor atual

4. iugu

A iugu é uma plataforma de pagamentos digitais que trabalha com on demand SaaS e se trata de uma solução prática e eficiente que otimiza a cobrança recorrente. 

Para isso, conta com uma API flexível que permite a integração de sua base de dados de modo automatizado, o que reduz a margem de erros. Além disso:

Quer fazer como tantas empresas no Brasil e no mundo que adotaram pelo uma menos uma solução on demand SaaS em sua estratégia e que, assim, impulsionaram seus negócios? Então, você pode dar um pontapé inicial aperfeiçoando o seu sistema de cobranças. 

Crédito da foto de capa: Clockwise