Saiba como funciona o SaaS On demand e por que este modelo faz tanto sucesso!

Escrito em 13 de Outubro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Janeiro de 2024

SaaS On Demand é um Software as a Service (SaaS) disponível instantaneamente, permitindo acesso sob demanda a aplicativos hospedados na nuvem. Esse modelo flexível elimina a necessidade de instalações locais, oferecendo eficiência e escalabilidade às empresas, que pagam pelo uso conforme necessário.

Entender o que é SaaS On demand deve estar entre as prioridades de todo gestor que é antenado e que deseja otimizar seus recursos. Afinal, não é à toa que esse modelo de negócio esteja atraindo olhares de várias empresas ao redor do globo, como mostra pesquisa da Statista.

on demand saas

Não é só o mercado global que vem apostando nesse segmento, o mesmo cenário está sendo replicado aqui no Brasil. Esse é um modelo que tem sido cada vez mais adotado por empresas brasileiras, que enxergam nela uma boa oportunidade de mercado. 

Aliás, o Brasil está dando um show nesse setor. Só para você ter uma ideia, os Estados Unidos, que representam um mercado maduro nessa categoria, levam mais do que um ano para recuperar o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Para o Brasil, esse período é de apenas seis meses. 

Diante dessas informações, deu para perceber que a SaaS On demand vivencia um momento favorável, não é mesmo? Para saber mais sobre o tema e conhecer cases de sucesso que oferecem esse modelo de negócio, siga com a leitura!

O que é Saas On Demand?

Os demand SaaS nada mais são do que softwares sob demanda. Isso é, esse modelo utiliza o serviço em nuvem, disponibilizado pela internet, para entregar recursos em forma de serviços para os usuários. 

Essa solução não exige instalação local. Ou seja, é mantida em uma rede de nuvem remota que pode ser acessada pela internet por meio de uma API e, por ela, o cliente pode armazenar dados e estudar informações. 

Para saber mais sobre esse modelo de negócios, assista ao vídeo abaixo. 

Quais são as principais vantagens da SaaS On demand?

Adotar esse modelo em seu negócio conta com vantagens atraentes, como:

  • otimização de recursos: pelo fato de o licenciamento do software e de suas atualizações serem pagos pela empresa que o fornece;
  • segurança: como tudo fica em armazenado em nuvem, dificilmente os dados se perdem. Além disso, como a plataforma é atualizada pelo provedor, o risco de fraudes diminui;
  • facilidade: os usuários não precisam instalar ou fazer nenhum tipo de suporte e upgrade do software, pois tudo isso fica a cargo do fornecedor. Além disso, os dados podem ser acessados de qualquer parte do mundo;
  • economia de tempo: pelo fato de sua implementação e utilização não demandarem processos complexos e de a solução ser rápida e segura, não é preciso perder tempo com instalações complicadas;
  • personalização: esse modelo apresenta flexibilidade e, logo, pode ser personalizado conforme o negócio. O simples fato desse recurso poder ser integrado a outros sistemas da empresa já promove a customização de algumas funcionalidades. 

Como cobrar com o SaaS On demand?

Cobrar por uma SaaS on demand envolve estratégias flexíveis, como o modelo pay-per-use, assinaturas escalonadas, precificação por recurso, freemium, pacotes de créditos ou contratos personalizados. O pay-per-use permite que os clientes paguem com base no uso, enquanto as assinaturas escalonadas oferecem diferentes níveis de serviço. 

A precificação por recurso cobra pelos recursos específicos utilizados, o modelo freemium fornece funcionalidades básicas gratuitas com opções premium pagas, e os pacotes de créditos oferecem flexibilidade. Contratos personalizados são adequados para clientes corporativos. Independentemente da abordagem escolhida, a transparência e o valor percebido são fundamentais, exigindo ajustes ao longo do tempo com base no feedback do cliente e nas condições do mercado.

Quais empresas oferecem o SaaS On demand em seus negócios?

Confira, agora, algumas empresas que utilizam o on demand Saas em seus negócios e que têm gerado bons resultados com esse modelo. 

1. Zendesk 

A Zendesk utiliza o on demand SaaS tanto para melhorar a produtividade de seu time como para otimizar o atendimento ao cliente. Logo, representa um dos serviços de atendimento baseado em nuvem mais procurados da atualidade. 

Para isso, traz uma única interface que permite que o usuário acesse todos os dados e que consiga rastrear as conversas com os clientes exatamente de onde elas pararam. 

2. Netflix

Para oferecer filmes e séries online atualizados, a Netflix trabalha com o serviço on demand SaaS.

Para tanto, todo o trabalho fica por conta da empresa. Ou seja, o usuário não precisa atualizar o software e nem pagar pelo seu licenciamento, basta que pague uma mensalidade, tenha acesso a um computador, digite seu e-mail e senha para ter acesso a tudo. 

3. Agendor 

O Agendor conta com a ferramenta de gestão de CRM que potencializa todo o processo comercial. 

Isso porque o seu recurso em nuvem possibilita saber em que etapa do funil o cliente se encontra, um ponto importante no processo de vendas e crucial para garantir uma boa experiência ao consumidor atual

4. iugu

A iugu é uma plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento, que trabalha com SaaS on demand e trata-se de uma solução prática e eficiente que otimiza a cobrança recorrente.

Para isso, conta com uma API flexível que permite a integração de sua base de dados de modo automatizado, o que reduz a margem de erros. Além disso:

Quer fazer como tantas empresas no Brasil e no mundo que adotaram pelo menos uma solução on demand SaaS em sua estratégia e que, assim, impulsionaram seus negócios? Então, você pode dar um pontapé inicial aperfeiçoando o seu sistema de cobranças.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como a iugu pode atuar como sua plataforma de serviços financeiros. 

Posts relacionados