Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é XaaS: benefícios e exemplos do modelo de negócio que prevê "tudo como serviço"

Escrito em 26 de Agosto de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 30 de Julho de 2021

XaaS, ou everything as a service, ou ainda, tudo como serviço, representa um conjunto amplo de tecnologias que podem ser contratadas de maneira terceirizada, de acordo com a demanda do cliente e podem ser acessadas por dispositivos variados, sem a necessidade de instalação ou compra definitiva da solução. 

Quando você compra um produto, por exemplo, uma televisão, você paga uma vez por ela e a usa até ela estragar ou ficar desatualizada. Geralmente, ela fica localizada em algum lugar da sua casa e se você quiser em mais cômodos, você vai precisar comprar outro aparelho. Esse processo de compra vai se repetir sempre que uma das TVs chegar ao final de sua vida útil. 

Quando você adquire um serviço, como a contratação do streaming da Netflix, você paga uma mensalidade definida de acordo com a sua demanda (poder assistir em mais de uma tela ao mesmo tempo, por exemplo) e terá acesso à programação no seu computador, smartphone, tablet, na SmarTV, dentro da sua casa, na casa de um amigo e até em outro país. 

O sistema de streaming da Netflix é um exemplo do uso da tecnologia XaaS ou tudo como serviço. 

O que é XaaS dentro das empresas? 

Vamos a um exemplo clássico, mas que representa bem o que é XaaS. Os Software as a Service (SaaS), transformaram a relação de empresas com os sistemas que elas usam no dia a dia. 

Ao invés de comprar o software e instalá-lo em um computador para poder usá-lo (como se fosse um produto), a empresa paga uma mensalidade que inclui uma série de funcionalidades que variam de acordo com a demanda da empresa, por exemplo:

  • número de perfis que podem ser criados, 
  • canais de atendimento para suporte, 
  • opções multitelas e mais. 

Não é necessário que o software seja instalado em um dispositivo. Com um login e uma senha, o usuário acessa a página do sistema, da mesma forma que em qualquer outro site.

Além disso, o SaaS permite o acesso ao software de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet, por um usuário previamente autorizado.

Dentro do conceito do que é XaaS tudo pode ser oferecido: 

  • por intermédio da tecnologia cloud computing, 
  • com acesso por diferentes dispositivos permitido,
  • de acordo com a demanda do cliente. 

Leia também: TI na nuvem: entenda mais sobre os seus ganhos!

XaaS vs SaaS

XaaS, entretanto, não é um sinônimo de SaaS. O SaaS faz parte do leque de opções oferecidas pelo modelo que encara tudo como serviço. Ou seja, o SaaS é um tipo de XaaS.

Dentro do conceito sobre o que é XaaS podemos incluir todas as tecnologias que podem ser contratadas, de acordo com a demanda do cliente, e que podem ser acessadas por meio da nuvem, em qualquer local e dispositivo. 

Quando você ouvir o termo “tudo como serviço” pode relacioná-lo, diretamente, à uma solução hospedada e acessada a partir da tecnologia de computação em nuvem. Ela permitiu que variados tipos de sistemas e soluções passassem a ser oferecidos como um serviço.

Exemplos de XaaS além do SaaS

Agora que você entende a relação entre XaaS vs SaaS é importante conhecer as demais opções de sistemas que usam esse tipo de tecnologia e que podem ser aplicados em sua empresa, como, por exemplo:

  • MaaS, ou Monitoramento como Serviço: por ele uma empresa pode manter a  infraestrutura em nuvem e ter um monitoramento automático para seus sistemas,
  • CaaS, ou Comunicação como Serviço: usado, principalmente, para serviços de telefonia, por exemplo, o VoIP (VaaS), que oferece a troca automática de ramais, 
  • IaaS, ou Infraestrutura como Serviço
  • DaaS, ou Desktop como um Serviço: oferece infraestrutura de back-end, como armazenamento de dados e backup em nuvem,
  • DRaaS, ou Recuperação de Desastres como Serviço.

Entre os benefícios de implementar o tipo de tecnologia XaaS dentro da sua empresa podemos citar: 

  • mobilidade para o trabalho dentro ou fora da empresa, oferecendo a opção de você criar uma empresa digital e atendendo às demandas de profissionais remotos ou de campo,
  • aumento da produtividade da equipe
  • maior segurança com a concentração de informações em um único local, diminuindo o armazenamento de documentos e dados em áreas de trabalho e pastas espalhados pelos computadores de empreendedores e colaboradores, 
  • redução de custos para montagem da infraestrutura necessária, 
  • escalabilidade do negócio, afinal, a tecnologia pode ser adquirida conforme o negócio se expande.

Automação para a cobrança no modelo tudo como serviço

Uma outra área que vem ganhando espaço quando o assunto é XaaS é o sistema de cobrança recorrente para SaaS.

Se você oferece um sistema em SaaS para seus clientes, espera receber deles um pagamento recorrente. Para ter um controle efetivo, sem erros e sem acúmulo de trabalho manual para sua equipe, investir em um sistema de cobrança recorrente que seja automático, alinhado com o modelo XaaS, é fundamental.

Complementando as mesmas diretrizes do XaaS, de armazenamento em nuvem e acesso remoto, sem a instalação de softwares, a automação de cobranças pode gerar uma série de benefícios para sua empresa como: 

  • fidelização de clientes, 
  • escalabilidade de acordo com o crescimento da empresa, 
  • segurança no controle financeiro da empresa
  • maior previsibilidade de fluxo de caixa, 
  • gestão financeira eficiente,
  • eliminação do trabalho manual, 
  • melhor experiência para clientes, e mais. 

A iugu oferece uma solução prática de automação de cobranças de pagamento recorrentes, segura, integrada a sua base de dados e se propõe a reduzir a margem de erros.

Empresas como ContaAzul e Passei Direto, entre várias outras, usam nosso sistema para manter a cobrança recorrente a seus clientes. 

A plataforma oferece um serviço diferenciado para auxiliar sua gestão de pagamento recorrente, como:

  • geração de boletos registrados;
  • flexibilidade de escolha da data de vencimento pelo cliente;
  • envio de faturas e boletos para o e-mail do cliente;
  • checkout transparente e ágil;
  • segurança e sigilo das informações pessoais e de cartão de crédito;
  • upgrade e downgrade de planos sem burocracia;
  • cobrança automática após o vencimento.

Depois de entender melhor o que é XaaS (everything as a service) e como sua empresa pode se beneficiar de um sistema de cobrança recorrente para negócios virtuais, fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração. Conheça mais sobre a solução de valor agregado capaz de referenciar sua empresa no mercado.