Desenvolvimento de software sob demanda: como prospectar clientes?

Escrito em 11 de Abril de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O desenvolvimento de software sob demanda é uma solução que vem sendo adotada por várias empresas. Para quem trabalha na área de TI, com a criação de softwares personalizados, é fundamental traçar as táticas corretas para prospectar clientes.

Trata-se de um mercado competitivo, em que os lucros podem ser tão altos quanto o número de pessoas competindo pela mesma oportunidade de negócio.

Se esse é o seu caso, veja abaixo os cinco pontos básicos que envolvem a prospecção de clientes para o desenvolvimento de software sob demanda!

Identifique o seu público-alvo

A identificação do público-alvo é uma das questões mais importantes de qualquer estratégia comercial. Saber para quem a empresa venderá seus serviços, as demandas de cada cliente e suas necessidades evita o risco de um projeto ser mal estruturado, aumenta sua competitividade e melhora o posicionamento no mercado.

Portanto, sempre busque por dados para compreender melhor seu público-alvo. Saiba o que ele busca com o desenvolvimento de um software sob demanda, qual é seu ticket médio e até o tipo de infraestrutura em que as aplicações normalmente serão executadas. Dessa forma, será mais fácil estruturar serviços de qualidade e capazes de atingirem um alto número de pessoas.

Saiba como direcionar suas propagandas

As redes sociais se tornaram uma grande ferramenta de negócios. A possibilidade de direcionar propagandas a públicos altamente segmentados faz com que o negócio tenha um maior retorno sobre seu investimento e, assim, consiga realizar mais vendas.

Se antes, para anunciar um serviço, havia a possibilidade de filtrar apenas pelo local em que a peça publicitária seria divulgada, agora também podemos definir o perfil exato de quem terá acesso ao material.

Portanto, após identificar o seu público-alvo, trace uma estratégia completa de direcionamento das peças de marketing. Verifique também o nível de conversão, para que seja possível sempre encontrar e impulsionar conteúdos com maior potencial de alcance e lucro.

Invista no fortalecimento da marca frente a possíveis clientes

As empresas devem sempre ter imagens de destaque diante de seus concorrentes. Uma marca respeitada pelo mercado consegue encontrar mais oportunidades de venda e, assim, atingir um público maior. Além disso, fica mais fácil fidelizar os parceiros comerciais existentes.

A melhor forma de fortalecer uma empresa é investir na melhoria dos conhecimentos do seu time. Faça cursos e treinamentos para atualizar habilidades e garantir que todos saibam executar uma série de atividades conforme os mais elevados padrões de qualidade.

Busque também por certificações de qualidade. Elas atestam a capacidade que uma companhia (ou um profissional) tem de entregar tarefas com base em um padrão de qualidade ou uma metodologia específica. Portanto, será mais fácil provar para os consumidores que você oferece serviços de qualidade e pode desenvolver softwares sob demanda seguros e robustos.

Aposte em um marketing com leads segmentados

O marketing é um trabalho contínuo, que deve ser estruturado para atingir bons resultados em longo prazo. Isso significa que, para gerar vendas, o lead precisa ser segmentado e trabalhado de modo permanente. Assim, ficará mais fácil convencer o cliente a realizar negócios com a empresa e sempre procurar por seus serviços quando for necessário.

Uma boa qualificação de leads deve ser feita com base em dados completos sobre o público-alvo. O vendedor precisa compreender as dores do cliente, seu perfil de trabalho e o orçamento disponível. Dessa forma, ele conseguirá encontrar uma solução com alto custo-benefício e que possa gerar um bom nível de satisfação.

Também é importante reforçar como a criação de uma aplicação personalizada permite obter mais lucros. Ou seja: deve-se realizar um trabalho contínuo para garantir que o cliente compreenda como o serviço o auxiliará a buscar por melhores resultados e, assim, atingir seus objetivos de médio ou longo prazo.

Construa autoridade para a companhia

Empresas de sucesso são conhecidas como autoridades na área em que atuam. Para terem esse status, porém, uma longa trajetória é percorrida, com o fortalecimento da capacidade de prestar serviços de qualidade para diferentes meios, dos diferenciais e da competência da companhia.

Diante disso, trabalhe para que a empresa seja reconhecida por seus clientes — e até concorrentes — como uma referência no desenvolvimento de software sob demanda. Participe de eventos, conferências e outras oportunidades de divulgar seus serviços.

Tenha também uma estratégia de marketing contínua para reforçar os cases de sucesso. Assim, mais pessoas conhecerão a competência que a empresa tem para prestar serviços de qualidade.

Mantenha-se atualizado

Um mercado como o de tecnologia passa por contínuas mudanças. Novos sistemas operacionais, dispositivos e aplicações são distribuídos diariamente para atender a diferentes demandas dos usuários. Portanto, invista sempre em meios para garantir que os times conheçam e saibam utilizar as soluções mais modernas do mercado no dia a dia.

Trabalhe lado a lado com os profissionais para pensar em treinamentos que tornem as suas habilidades atualizadas e alinhadas com as tendências do setor. Dessa forma, quando a companhia for prospectar clientes, ela terá como garantir que as ferramentas que cria sejam mais inovadoras e eficientes.

A Transformação Digital levou muitos negócios a investirem no desenvolvimento de software sob demanda. Quando voltadas para o uso interno, tais ferramentas auxiliam a companhia a ter uma aplicação compatível com toda a sua infraestrutura, no sentido de apoiar rotinas corporativas, evitar riscos operacionais e ser mais eficiente.

Já quanto à busca por novos clientes, os aplicativos sob demanda fortalecem a marca e garantem mais meios de criar oportunidades de venda. Por isso, quem atua como desenvolvedor de softwares tem uma grande chance de lucrar com essas soluções.

Mas, para que o desenvolvimento de software sob demanda dê certo, é necessário ter boas abordagens para prospectar clientes. Conhecendo o seu público-alvo, direcionando as suas propagandas e construindo uma marca robusta, ficará mais fácil garantir uma alta competitividade e a chance de conseguir novas oportunidades de venda.

Gostou das nossas dicas para prospectar consumidores? Então, curta a nossa página no Facebook para receber mais novidades do blog sempre que elas forem publicadas!

Posts relacionados