Upsell: como aumentar essa taxa em seu negócio?

Escrito em 09 de Janeiro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você sabe o que é o upsell? Buscar oportunidades e driblar a concorrência se tornou quase um mantra dentro das empresas que desejam alcançar maior visibilidade e gerar negócios lucrativos.

As práticas de vendas estão cada vez mais diversificadas, acompanhando o ritmo imposto pela inovação tecnológica e pelos conceitos de um marketing digital aplicado ao comportamento e ao desejo de compras de cada cliente.

A ideia deste conteúdo é apresentar a você o conceito de uma nova estratégia, além de contribuir com dicas importantes de como conseguir mais upsells em seu negócio para garantir a saúde financeira da empresa!

O que é upsell?

Não será possível continuar a leitura deste post sem compreender o significado dessa palavra. Ela não tem, na verdade, uma tradução literal, mas pode ser entendida como uma prática para vender mais.

Para você que é empreendedor e deseja a prosperidade do seu negócio, o termo não precisa ser traduzido se a aplicabilidade apresentar resultados satisfatórios. Sendo assim, tudo que você precisa saber é o que o upsell pode fazer pela sua empresa.

O principal fundamento dessa estratégia é aproveitar a oportunidade de uma compra para apresentar ao cliente as vantagens de uma recompra ou até mesmo de uma segunda compra — sendo os produtos os mesmos ou não.

O que o upsell faz é analisar o perfil de compras e preferências, apresentando uma gama de produtos similares e as vantagens de aproveitar o momento para adquirir mais itens com um custo-benefício interessante.

O cliente que já tem hábitos de compra em sua loja está familiarizado com os departamentos e, certamente, aprecia a qualidade dos produtos disponíveis. Sendo assim, será mais fácil estimular a recompra, em vez de criar estratégias de prospecção.

Como aumentar a receita aplicando o upsell?

As práticas de upsell devem ir ao encontro do objetivo que a empresa tem de aumentar a receita do negócio, aproveitando a oportunidade gerada pelos clientes que já fazem compras na sua loja.

Aplicar o upsell tão somente não terá, possivelmente, o resultado que você espera. Para que a estratégia funcione corretamente, é fundamental agregar alguns esforços e promover diferenciais mesmo para um cliente que já está acostumado a comprar na sua empresa.

Conheça o grau de satisfação do cliente com o seu negócio para desenvolver um tipo de abordagem e diálogo com alcance em larga escala — um cliente que esteja contente com o que encontra em uma loja terá total interesse em saber sobre as vantagens de continuar comprando no site.

Antes de usar o upsell, certifique-se de que os clientes estejam encantados com o que a sua loja oferece. As chances de aumentar o ticket médio e o faturamento são reais, mas para isso, cada um deles deve se sentir confortável no ambiente virtual e atraído pelas vantagens que a loja oferece.

O bom relacionamento com o cliente abre um leque de possibilidades — quanto melhor for o tratamento dispensado, maiores as chances de realizar boas vendas e fortalecer a fidelização.

Como todo negócio em expansão, para alcançar aquele tão sonhado patamar diferenciado no mercado, sua empresa percorrerá um longo caminho para conquistar o cliente.

A concorrência é grande e o upsell deve ser utilizado de maneira planejada. Logo, os resultados poderão ser mensurados e apontar a quantificação das vendas geradas a partir das ações implementadas.

Confira algumas dicas de como você pode agir para captar upsells na sua empresa e refletir positivamente o caixa da sua empresa.

Crie ofertas diferenciadas

Cada cliente deve enxergar de imediato as vantagens em comprar os produtos que você estiver oferecendo — a segunda compra só acontecerá se houver aquele sentimento de “oferta irresistível”.

Não importa qual será o seu foco de abordagem — complemento, similaridade, preço — mas é fundamental que os clientes sejam impactados e estimulados a uma tomada de decisão sobre a compra pela certeza de um bom negócio.

Apresente valor sobre um novo produto ou serviço adquirido

Mostre ao cliente o quanto um novo produto pode ser eficiente, ainda que seu custo seja elevado. Ele deve perceber o valor muito além do preço de venda. Se um produto oferecer desempenho superior é bem provável que antes mesmo que a demonstração termine, o cliente já tenha optado pela compra.

Demonstre resultados

Uma das melhores estratégias de vendas é apresentar números e o quanto um cliente lucrará em uma determinada compra. Estimular a recompra com base nos resultados gerados aumenta a expectativa de venda ao passo que promove o incentivo de compras — é um encontro feliz para ambas as partes.

Tenha uma equipe capacitada

Se as práticas de upsell são pautadas na experiência de compra do cliente e na satisfação que ele apresenta ao comprar na sua loja, uma equipe bem capacitada tem total relevância nos resultados apresentados.

Um atendimento de excelência deve ter amparo no desenvolvimento e capacitação de uma equipe sobre as especificidades do negócio. Somente quem conhece bem o ambiente de uma loja virtual e o mix de produtos nas vitrines será capaz de fazer interferências oportunas e convencer o cliente a adquirir mais produtos.

Conte com os serviços de uma plataforma de pagamento especializada

Muitos fatores determinam as boas ações de upsell — produtos de qualidade, preços acessíveis, custo-benefício, eficiência de resultados —, mas é essencial que a etapa final desse processo seja agradável ao cliente.

Estamos falando do momento em que o cliente decide finalizar a compra e efetivar o pagamento. A experiência deve ser clara e transparente durante o checkout. Assim, além de realizar boas compras e aumentar o ticket médio, o mais provável é que ele volte, pela certeza da idoneidade da sua empresa.

Com uma boa plataforma de pagamento online sua loja disponibilizará meios de pagamento diversos, como cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta e ainda, terá amparo nos serviços agregados de baixa automática, conciliação bancária, gestão financeira, dentre outros.

A confiança é um sentimento que leva tempo para se consolidar e estabelece uma ligação difícil de ser quebrada, mesmo quando a concorrência oferecer melhores oportunidades.

A estratégia de upsell pode alcançar muitos resultados positivos ao manter um relacionamento próximo com os clientes, demonstrando o quanto você e sua equipe se importam com suas necessidades e interesses.

Se você gostou deste post e já está de olho nas oportunidades de geração de negócios na sua empresa, que tal entrar em contato com a gente para conhecer melhor os nossos serviços e saber como vamos ajudar na sua estratégia de upsell para aumentar as vendas e surpreender com um excelente faturamento?

Posts relacionados