Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Infrastructure as a Service: o que é IaaS e como funciona?

Saiba o que é IaaS e como a Infrastructure as a service pode aumentar a eficiência de uma empresa.

Escrito em 29 de Abril de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 17 de Maio de 2022

IaaS é um dos serviços de computação em nuvem disponíveis no mercado. Seu nome se refere ao termo Infrastructure as a Service e permite que toda a infraestrutura de uma organização esteja em nuvem, sem a necessidade de data centers locais. 

Dados mostram que em 2020, após o início da pandemia, houve um crescimento de 50% no uso da IaaS no mundo todo. Ou seja, é uma tecnologia que está se expandindo e que pode ser uma escolha interessante para muitas empresas. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue aqui e leia o post completo!

Sem tempo para ler? Que tal dar um play?

IaaS: o que é?

IaaS é um serviço de cloud computing que permite o armazenamento de infraestruturas de TI na rede. Antes do seu surgimento no mercado, as empresas precisavam de data centers e outras soluções on-premise para controlar aplicações e demais serviços. 

Basicamente, a tecnologia IaaS surgiu para suprir essa necessidade. Por meio da virtualização é possível armazenar na nuvem, usar servidores que não fiquem instalados propriamente em máquinas, além de controlar o sistema operacional, bases de dados importantes e ambientes de execução.

Pesquisas feitas antes da pandemia já mostravam como a IaaS era uma grande promessa para o mercado. No Brasil, estimava-se que os gastos com essa tecnologia e também com a PaaS (Plataform as a Service) seriam de aproximadamente US$ 3 bilhões só em 2020.

O que a tecnologia IaaS faz?

A IaaS facilita a escalabilidade de uma infraestrutura e flexibiliza a adição de novos recursos no sistema. O mesmo acontece com os upgrades que, em vez de ficarem salvos de forma on-premise, ocupam apenas a nuvem. 

Para empresas que precisam de priorização nos serviços internos, a adoção desse modelo pode ser uma ótima solução. Isso porque a manutenção e requisitos de segurança ficam sob responsabilidade da empresa fornecedora. E a contratação pode ser em escala, de acordo com o crescimento do negócio.

Qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS?

Embora as três tecnologias pertençam à computação em nuvem, seus serviços para o público são diferentes. Em geral, o IaaS é voltado para a infraestrutura on-demand para empresas, enquanto o PaaS e SaaS possuem outros propósitos.

Veja:

PaaS

No PaaS, ou Plataform as a Service, ao invés das empresas usarem uma plataforma instalada na própria máquina, o serviço fica disponível na nuvem e pode ser controlado por meio da internet.

O PaaS disponibiliza um ambiente totalmente virtual para gerenciar funções dentro de uma empresa. Pode ser considerado também um local para hospedagem na rede. 

SaaS

Já o SaaS, ou Software as a Service, disponibiliza um software completo para o usuário sem a necessidade de estar instalado em uma máquina. Nessa tecnologia é possível gerenciar sistemas de forma centralizada, além de integrar com outros softwares com maior facilidade.

Ou seja, enquanto o IaaS lida com infraestrutura e PaaS com plataforma, o SaaS está envolvido com o software da aplicação. Os 3 pertencem à nuvem, mas funcionam de maneiras diferentes. 

Quais as vantagens de usar o IaaS na economia da recorrência?

A IaaS é uma tecnologia interessante para negócios que têm a recorrência como modelo de cobrança, por exemplo. Isso porque, quando a infraestrutura é menos usada, os custos podem ser reduzidos sem interferir na qualidade dos serviços.

Em outras palavras, a Infrastructure as a Service permite que seu negócio terceirize custos com gestão e manutenção, de acordo com sua demanda. Se você usa mais infra, paga mais. Se precisar reduzir, o custo cairá proporcionalmente.  

Essa flexibilidade e escalabilidade são características que transformam o IaaS em um modelo muito vantajoso, quando aliado ao modelo de cobrança por planos, mensalidades ou assinatura que varia de acordo com o perfil de cada cliente.

Utilizando os serviços IaaS e a cobrança por recorrência, além de não se preocupar com a escalabilidade da infraestrutura, é possível ter vantagens como:

  • Cobrança automatizada;
  • Personalização de planos e assinaturas;
  • Uso de múltiplos meios de pagamento;
  • Redução de inadimplência;
  • Automação da régua de cobrança.

Esse cenário também dispensa o tempo de gestão da infraestrutura pelo time interno, que pode focar no core business.

IaaS e iugu: aliados em prol do seu negócio

Empresas que utilizam serviços vendidos através de planos de assinatura, como provedores de IaaS, podem automatizar a cobrança por meio das soluções da iugu

Com notificações automáticas, segurança, tecnologia via APIs para integrar processos e seguindo as práticas e recomendações estipuladas pelo Banco Central, a solução da iugu permite:

  • Pagamentos recorrentes via Boleto, Cartão de Crédito e Pix;
  • Personalização da régua de comunicação e das formas de pagamento disponíveis;
  • Parametrização de ciclos de cobrança semanal, mensal ou anual;
  • Personalização das cobranças - que seu cliente e aumente ou reduza o plano, com cobrança proporcional em próxima fatura;
  • Acompanhamento gerencial da performance de seu negócio, com visão dos status das cobranças recorrentes​ como saldo em conta, pagamentos realizados, pendentes e cancelados.

Além de reduzir o trabalho das equipes com processo de cobranças manuais, muitas vezes reativo e suscetível a falhas humanas, a tecnologia é uma forma de evitar perdas financeiras, com ações automatizadas de cobrança. E também comunicação pró-ativa com lembretes de pagamento.

Para saber mais sobre como funciona a recorrência para IaaS, ou para qualquer outro modelo, veja o serviço de cobranças recorrentes que a iugu oferece!