Infrastructure as a Service: o que é IaaS e como funciona?

Escrito em 29 de Abril de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

IaaS é um dos serviços de computação em nuvem disponíveis no mercado. Seu nome se refere ao termo Infrastructure as a Service e permite que toda a infraestrutura de uma organização esteja em nuvem, sem a necessidade de data centers locais. 

Dados mostram que em 2020, após o início da pandemia, houve um crescimento de 50% no uso da IaaS no mundo todo. Ou seja, é uma tecnologia que está se expandindo e que pode ser uma escolha interessante para muitas empresas. 

Quer entender mais sobre o assunto? Continue aqui e leia o post completo!

Sem tempo para ler? Que tal dar um play?

IaaS: o que é?

IaaS é um serviço de cloud computing que permite o armazenamento de infraestruturas de TI na rede. Antes do seu surgimento no mercado, as empresas precisavam de data centers e outras soluções on-premise para controlar aplicações e demais serviços. 

Basicamente, a tecnologia IaaS surgiu para suprir essa necessidade. Por meio da virtualização é possível armazenar na nuvem, usar servidores que não fiquem instalados propriamente em máquinas, além de controlar o sistema operacional, bases de dados importantes e ambientes de execução.

Pesquisas feitas antes da pandemia já mostravam como a IaaS era uma grande promessa para o mercado. No Brasil, estimava-se que os gastos com essa tecnologia e também com a PaaS (Plataform as a Service) seriam de aproximadamente US$ 3 bilhões só em 2020.

O que a tecnologia IaaS faz?

A IaaS facilita a escalabilidade de uma infraestrutura e flexibiliza a adição de novos recursos no sistema. O mesmo acontece com os upgrades que, em vez de ficarem salvos de forma on-premise, ocupam apenas a nuvem. 

Para empresas que precisam de priorização nos serviços internos, a adoção desse modelo pode ser uma ótima solução. Isso porque a manutenção e requisitos de segurança ficam sob responsabilidade da empresa fornecedora. E a contratação pode ser em escala, de acordo com o crescimento do negócio.

Qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS?

Embora as três tecnologias pertençam à computação em nuvem, seus serviços para o público são diferentes. Em geral, o IaaS é voltado para a infraestrutura on-demand para empresas, enquanto o PaaS e SaaS possuem outros propósitos.

Veja:

PaaS

No PaaS, ou Plataform as a Service, ao invés das empresas usarem uma plataforma instalada na própria máquina, o serviço fica disponível na nuvem e pode ser controlado por meio da internet.

O PaaS disponibiliza um ambiente totalmente virtual para gerenciar funções dentro de uma empresa. Pode ser considerado também um local para hospedagem na rede. 

SaaS

Já o SaaS, ou Software as a Service, disponibiliza um software completo para o usuário sem a necessidade de estar instalado em uma máquina. Nessa tecnologia é possível gerenciar sistemas de forma centralizada, além de integrar com outros softwares com maior facilidade.

Ou seja, enquanto o IaaS lida com infraestrutura e PaaS com plataforma, o SaaS está envolvido com o software da aplicação. Os 3 pertencem à nuvem, mas funcionam de maneiras diferentes. 

Quais as vantagens de usar o IaaS na economia da recorrência?

A IaaS é uma tecnologia interessante para negócios que têm a recorrência como modelo de cobrança, por exemplo. Isso porque, quando a infraestrutura é menos usada, os custos podem ser reduzidos sem interferir na qualidade dos serviços.

Em outras palavras, a Infrastructure as a Service permite que seu negócio terceirize custos com gestão e manutenção, de acordo com sua demanda. Se você usa mais infra, paga mais. Se precisar reduzir, o custo cairá proporcionalmente.  

Essa flexibilidade e escalabilidade são características que transformam o IaaS em um modelo muito vantajoso, quando aliado ao modelo de cobrança por planos, mensalidades ou assinatura que varia de acordo com o perfil de cada cliente.

Utilizando os serviços IaaS e a cobrança por recorrência, além de não se preocupar com a escalabilidade da infraestrutura, é possível ter vantagens como:

  • Cobrança automatizada;
  • Personalização de planos e assinaturas;
  • Uso de múltiplos meios de pagamento;
  • Redução de inadimplência;
  • Automação da régua de cobrança.

Esse cenário também dispensa o tempo de gestão da infraestrutura pelo time interno, que pode focar no core business.

IaaS e iugu: aliados em prol do seu negócio

Empresas que utilizam serviços vendidos através de planos de assinatura, como provedores de IaaS, podem automatizar a cobrança por meio das soluções da iugu

Com notificações automáticas, segurança, tecnologia via APIs para integrar processos e seguindo as práticas e recomendações estipuladas pelo Banco Central, a solução da iugu permite:

  • Pagamentos recorrentes via Boleto, Cartão de Crédito e Pix;
  • Personalização da régua de comunicação e das formas de pagamento disponíveis;
  • Parametrização de ciclos de cobrança semanal, mensal ou anual;
  • Personalização das cobranças - que seu cliente e aumente ou reduza o plano, com cobrança proporcional em próxima fatura;
  • Acompanhamento gerencial da performance de seu negócio, com visão dos status das cobranças recorrentes​ como saldo em conta, pagamentos realizados, pendentes e cancelados.

Além de reduzir o trabalho das equipes com processo de cobranças manuais, muitas vezes reativo e suscetível a falhas humanas, a tecnologia é uma forma de evitar perdas financeiras, com ações automatizadas de cobrança. E também comunicação pró-ativa com lembretes de pagamento.

Para saber mais sobre como funciona a recorrência para IaaS, ou para qualquer outro modelo, veja o serviço de cobranças recorrentes que a iugu oferece!

Posts relacionados