Infraestrutura de pagamentos e a integração com marketplace

Escrito em 16 de Outubro de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Para quem deseja abrir o seu e-commerce, é essencial entender a importância da infraestrutura de pagamentos e a integração com marketplace. 

Uma das tarefas principais é a definição de quais serão os meios de pagamento disponibilizados na loja virtual. Esta definição pode ser um fator decisivo para a conversão de uma compra, pois, caso você não ofereça a forma de pagamento desejada pelo seu cliente, ele poderá desistir de finalizar a compra.

As infraestruturas de pagamentos são as ferramentas utilizadas para que os pagamentos, tanto de uma compra presencial como o de uma compra realizada na internet, possam ser concretizados.

Alguns meios de pagamento necessitam ser habilitados e, para promover esta habilitação, é necessário optar por algum serviço que possibilitará a integração com marketplace, seja através de ferramentas ou diretamente com as instituições, a fim de habilitar o meio de pagamento escolhido.

Por isso, é importante que você entenda quais são as necessidades de seu e-commerce. Para isso, temos 2 passos essenciais:

  1. Entenda  as necessidades de seus clientes e da sua persona.
  2. Defina quais serão as melhores alternativas para o seu negócio.

Atualmente, devido ao crescimento do e-commerce, encontramos diversas opções de meios de pagamento disponíveis para você escolher a que mais se adequa às necessidades do seu negócio. Cada uma com suas particularidades, visando atender, tanto às necessidades dos lojistas como de seus clientes. 

Qual a importância das infraestruturas de pagamento e sua integração com marketplace?

mulher na frente de um computador realizando compra através de uma infraestrutura de pagamentosAs infraestruturas de pagamento e sua integração com marketplace tem um papel fundamental para garantir bons resultados.

As infraestruturas de pagamento são sistemas bastante interessantes para o vendedor. Elas simplificam a conexão entre as lojas virtuais com as instituições financeiras e proporcionam a oportunidade de fazer a própria gestão de risco e de finanças.

Esses dispositivos são capazes de automatizar toda a sequência de finalização de pagamentos. Com eles, é possível gerar boletos, enviar e-mails de confirmação, entre outras funções. Inclusive, alguns oferecem painéis e relatórios gerenciais. Isso facilita bastante a configuração dos meios de pagamento.

Há também serviços mais avançados, como compra em 1 clique, pagamento com dois cartões, conciliação financeira, cobrança recorrente, entre outros. A integração com marketplace é muito simples e pode ser feita com qualquer outro sistema e operadoras de banco.

Além disso, todo dono de e-commerce sabe que a Black Friday é uma ótima oportunidade de vendas, os grandes descontos são os mais procurados e desejados. 

Portanto, para quem quer vender como nunca usando o e-commerce na Black Friday, uma das ações mais importantes é integrar as formas de pagamento a oferecer para os consumidores que desejam comprar seus produtos com a plataforma de e-commerce da loja virtual

Quais os benefícios de uma infraestrutura de pagamentos que tem integração com marketplace?

A definição do meio de pagamento a ser integrado pode ser um fator importantíssimo para converter pessoas no seu e-commerce.

Ter a forma de pagamento desejada pelo seu cliente pode fidelizá-lo e aumentar a boa reputação da sua loja virtual, fazendo você vender muito mais durante o dia da Black Friday e no restante do ano! 

Geralmente, quanto mais modalidades de pagamento você oferece, mais chances têm de agradar a todos os perfis de público. Com isso, consegue concretizar mais vendas.

Podemos dizer que os meios de pagamento são tão importantes para os e-commerces quanto o próprio catálogo de produtos, pois é por meio deles que as compras são finalizadas e o dinheiro chega até a empresa. 

O que é preciso saber para fazer a integração com marketplace?

pessoa em frente ao computador pesquisando sobre infraestrutura de pagamentos É importante estar atento aos detalhes na hora de fazer a integração com marketplace.

Não basta somente decidir se você vai vender somente por cartão de crédito e boleto ou também vai oferecer pagamentos no débito e transferência bancária, é preciso ainda conferir a integração com marketplace para garantir a melhor experiência de vendas para seus clientes.

Você vai precisar escolher o que vai ficar por trás dessa operação e qual tipo de sistema vai escolher para fazer a ligação entre o seu e-commerce e as instituições financeiras. Essa decisão é bastante importante e pode influenciar diretamente nas vendas. 

Soluções complicadas, que exigem muitas informações ou são lentas, podem levar o seu cliente direto para o concorrente. Portanto, estar em uma plataforma de e-commerce com variadas opções é o melhor caminho para garantir a satisfação do seu cliente.

Além disso, é importante que a plataforma de e-commerce ofereça o maior número possível de infraestruturas de pagamento, além de facilitar também a sua implementação. 

Não importa de que forma você vai proceder em termos de processamento dos meios de pagamento, principalmente os pagamentos online como cartões e débito online. 

Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer recursos para utilização tanto dos meios de pagamento direto com as administradoras de cartões como também gateways de pagamento e facilitadores.

Por fim, é importante lembrar que a falta de opções de pagamento na loja virtual é um dos principais fatores para o abandono de carrinhos de compra, assim como o frete alto. 

E se você procura por uma solução para seus negócios, a iugu é uma plataforma intermediadora de pagamento online que conta com uma estrutura automatizada e eficiente para te ajudar nessa tarefa.

Gostou do post? Deixe seu comentário e veja mais conteúdos deste tipo aqui!

Este artigo foi desenvolvido em parceria com a  iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

 

Posts relacionados

mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu