Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Veja como a tecnologia te ajuda com a inadimplência escolar

Entenda como a tecnologia pode ser uma grande aliada para controlar a inadimplência escolar

Escrito em 16 de Maio de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 02 de Fevereiro de 2021

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na redução da inadimplência escolar? Logo, encontrar soluções e estratégias pode favorecer, e muito, a saúde financeira de sua instituição. Sem falar que a tecnologia também beneficia o planejamento de novos investimentos ou projetos. 

Nesse artigo, você descobrirá como  tecnologia e o desenvolvimento de um software específico podem favorecer o controle da inadimplência escolar. Além disso, entenderá por que esses recursos podem aprimorar a sua gestão financeira

inadimplência escolar

Como a inadimplência escolar afeta uma instituição de ensino?

A crise econômica, o desemprego e a falta de uma política efetiva de cobrança são alguns aspectos que contribuem para aumentar o endividamento pessoal e o risco de inadimplência escolar. Devido a esses fatores, o bom desempenho financeiro é comprometido. 

Mesmo com a necessidade de proporcionar uma educação de qualidade aos filhos, muitos pais acabam deixando algumas contas pendentes para priorizar outras mais urgentes. Assim, a inadimplência escolar acontece. 

O princípio básico de uma escola é oferecer ensino de qualidade e desenvolver cidadãos pensantes, não é mesmo? No entanto, é preciso ter em mente que existe um negócio a ser administrado. Logo, quando o nível de inadimplência escolar se eleva, a saúde financeira de sua instituição é prejudicada. 

Sendo assim, como a lei não permite que um aluno seja impedido de continuar na escola durante o período vigente de um contrato, é fundamental antecipar o comportamento devedor de alguns clientes. Também é essencial criar estratégias de cobrança até a chegada do período de rematrícula.

[rock-convert-cta id="3457"]

Como a tecnologia pode ajudar na redução da inadimplência escolar?

Ao desenvolver um sistema de cobrança, a escola poderá unificar as informações cadastrais de todos os clientes e analisar melhor os perfis. Assim, é possível criar políticas preventivas ou, até mesmo, auxiliar um cliente em apuros com ofertas de negociação e melhores condições de pagamento.

A construção de um bom relacionamento comercial começa com o sentimento de empatia de ambos os lados. De um lado, pais e responsáveis entendem que, se desejam um ensino de qualidade para seus filhos em uma escola particular, precisam pagar em dia as mensalidades.

Do outro, cabe à escola estabelecer as políticas de cobrança e pagamento, chamando a atenção para a importância da adimplência. Afinal, é isso que mantém a escola em funcionamento e promove a oferta de serviços de qualidade. 

Um sistema automatizado possibilita um acompanhamento mais apurado de cada cliente e do histórico de pagamento. Esse processo dá margens para identificar se a inadimplência escolar é resultado de uma situação momentânea ou de um comportamento típico do mau pagador.

É viável, por exemplo, parametrizar o software com opções de pagamento, como cartão de créditoboleto bancário e débito em conta. Assim, é possível facilitar a gestão financeira da escola e ofertar aos clientes melhores possibilidades de manter as contas em dia.

Outro fator de relevância na utilização da tecnologia é o estabelecimento da régua de cobrança. Trata-se de um recurso sistêmico que permite instituir etapas de cobrança conforme o nível de inadimplência, desde a mais branda, com alertas de vencimento; até a mais agressiva, com apontamento judicial.

redução da inadimplência escolar

Como estimular a redução de inadimplência escolar: 3 vantagens sensacionais

Além de melhorar a imagem da escola, a automação financeira cria uma atmosfera de controle e profissionalização. Assim, a tecnologia gera diversos benefícios que agregam valor à marca e conferem maior autoridade à instituição.

Quer conhecer mais  vantagens de como a tecnologia pode ajudar no controle da inadimplência escolar? Então, continue a leitura! 

1.Redução de custos operacionais

As tarefas manuais são maçantes e passíveis de erros graves, a cobrança indevida é um deles. Isso pode gerar prejuízos em um cenário já em posição desfavorável. A solução de automação tende a reduzir os diversos custos operacionais originados pelo retrabalho e processos desordenados.

2. Maior controle sobre os processos

Por falar em processos, o controle é inevitável com a utilização de um sistema de gestão de cobrança. A integração sistêmica, por meio da  API de pagamento, concentra todas as informações do cliente. Dessa forma, engloba desde o cadastro até a geração do pagamento e quitação das mensalidades.

Com isso, as mensalidades, os descontos, as cobranças de multas e juros serão atribuídos aos respectivos clientes de acordo com o perfil e comportamento de cada um, sem o risco de equívocos.

3. Automação de tarefas rotineiras

Apostar na tecnologia é fortalecer a ideia da inovação com uma ferramenta de otimização dos processos e controle de gestão. Com isso, o tempo de execução das atividades é  minimizado, tornando a rotina mais prática e eficiente.

Veja algumas atividades que o sistema pode absorver e tornar padrão. Por meio delas, todos os funcionários envolvidos podem ter acesso e dar continuidade ao atendimento ao cliente inadimplente. Dessa forma, não se perde o timing da negociação: 

  • geração e emissão de boleto;
  • envio de 2ª via;
  • alertas de vencimento;
  • controle da inadimplência por relatórios diários;
  • cálculo de juros e multas;
  • cobranças automáticas após o vencimento;
  • conciliação financeira;
  • parcelamento de dívida.

Por fim, a competitividade do mercado obriga todos os tipos de negócios que sobrevivem do pagamento de clientes a buscar alternativas para vencer a inadimplência. Sendo assim, é possível manter um mínimo de sustentabilidade financeira para continuar em atividade.

Para saber mais como diminuir a taxa de inadimplência de um negócio, basta assistir ao vídeo abaixo! 

 

 

Para quem deseja alcançar um grau elevado de excelência é fundamental buscar empresas parceiras e intermediadoras que tornem possível o uso da tecnologia inovadora como diferencial competitivo.

A Iugu é uma empresa intermediadora de pagamentos com expertise de mercado sobre as tendências em sistemas de cobrança. Além disso, tem grande êxito na implantação de ferramentas para otimização e controle de processos.

Se você gostou deste post sobre o uso da tecnologia para reduzir a inadimplência escolar é porque percebeu a oportunidade de desenvolver um sistema de cobrança eficiente. A Iugu conta com a melhor e mais completa API de pagamentos do mercado. Quer saber mais sobre ela e conhecer outras soluções fantásticas? Basta entrar em contato com a gente! Ficaremos contentes em demonstrar nossos serviços!