Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Régua de Cobrança por SMS: o que é e como usar?

Descubra como esse recurso pode ajudar sua empresa a receber pagamentos em dia!

Escrito em 30 de Março de 2022 por Daniela Giglio

Atualizado em 07 de Abril de 2022

Não é de hoje que a inadimplência dos clientes é um problema para empresas e empreendedores - ainda mais nos negócios recorrentes, que recebem pagamentos mensais ou periódicos. E daí vem a importância da régua de cobrança na rotina financeira das empresas.

Segundo uma nova pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no início de 2022 o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou o maior patamar desde março de 2010, totalizando 27% dos lares brasileiros.

Para ajudar a evitar esse cenário, a régua de cobrança é uma ferramenta usada em comunicações direcionadas ao bom andamento do pagamento do cliente. 

Ela serve tanto para lembretes anteriores ao vencimento da fatura quanto para situações posteriores, quando já há inadimplência. E o SMS continua sendo uma ferramenta com alta eficiência quando se trata de mandar mensagens rápidas e convenientes.

No post de hoje, te mostraremos mais detalhes sobre como funciona essa ferramenta de cobrança que, inclusive, você pode encontrar na solução da iugu e começar a usar com toda facilidade. Siga a leitura e saiba mais!

O que é Régua de Cobrança por SMS?

A régua de cobrança por SMS é uma padronização das comunicações via mensagem de texto, enviadas aos clientes, a respeito de pagamentos em aberto. Existe também a régua de cobrança por outros canais, como e-mail e notificações push (para apps).

O objetivo da régua de cobrança é manter o cliente informado sobre data de vencimento, link da fatura e outras informações necessárias para o bom relacionamento com a empresa em que fez uma compra.

A realização da comunicação pode ser feita de forma manual, mas o mais recomendado é que as empresas contem com sistemas de automatização da régua de cobrança. Imagine enviar manualmente SMS para centenas ou milhares de clientes? Nesse caso, o melhor é contar com a tecnologia, que torna tudo mais ágil e escalável.

O sistema de automatização de cobranças permite enviar mensagens para uma alta quantidade de clientes e, ao mesmo tempo, personalizá-las com alguns critérios. Isso porque o sistema puxa dados cadastrais dos clientes para inserir variáveis como o nome dele e outras informações nos textos dos SMS, como:

  • Valor total da fatura;
  • Link da fatura;
  • Data de vencimento;
  • ID da fatura.

Dessa forma, as chances de o cliente se engajar com a mensagem são maiores, além de ser uma praticidade que ajuda no sucesso das cobranças.

Agora, confira alguns exemplos de régua de cobrança.

Exemplos de régua de cobrança

Na prática, muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre qual a melhor forma de abordar os clientes nas réguas de cobrança por SMS. O ideal é manter um tom profissional e direto. Por isso, separamos alguns exemplos para você utilizar na sua comunicação.

Lembrando que o tamanho médio recomendado para um SMS é de 160 caracteres. Dessa forma, as mensagens precisam ser breves e objetivas.

Lembrete de fatura

Olá, {nome do cliente}! Tudo bem? Sua fatura da {nome da sua empresa} vencerá no dia {data de vencimento}. Aqui está o link de acesso à sua fatura: {link}. 

OU

Olá, {nome do cliente}! Tudo bem? Sua fatura da {nome da sua empresa} vence hoje. Acesse o link da sua fatura e realize o pagamento: {link}. 

Fatura vencida

Olá, {nome do cliente}! Tudo bem? Você tem uma fatura em atraso da {nome da sua empresa}. Realize o pagamento através do link e evite multas: {link}. 

Recibo de fatura

{Nome do cliente}, sua fatura da {nome da sua empresa} foi paga com sucesso. Obrigada!

Fatura cancelada

{Nome do cliente}, sua fatura da {nome da sua empresa} foi cancelada, acesse este link para mais informações.

Conheça a régua de cobrança por SMS da iugu

A iugu é uma fintech da área de meios de pagamento e gestão financeira, que disponibiliza diversas ferramentas para as empresas automatizarem sua rotina de cobranças.

A régua de cobrança é uma delas. A fintech já disponibilizava o recurso da régua via e-mail e, recentemente, em 2022, lançou a régua via SMS.

Na iugu, os clientes podem contar com esse recurso dentro do painel de utilização da plataforma, através do nome de “Avisos Via E-mail e SMS”.

Dentro dessa área, é possível ativar e personalizar as mensagens de cobrança para diversos estágios da fatura:

  • Lembrete de Fatura;
  • Fatura Vencida;
  • Recibo de Fatura;
  • Fatura Cancelada;
  • Estorno de Fatura;
  • Falha na Cobrança;
  • Suspensão na Assinatura;
  • Dentre outros!

Veja parte da interface do Painel de avisos por e-mail e SMS, da plataforma da iugu:

Painel de avisos por e-mail e SMS, da plataforma da iugu.

Ainda é possível utilizar templates já prontos para as mensagens, ou customizá-las conforme a comunicação da sua empresa. Além de, como citamos, inserir variáveis sobre aquela cobrança específica. Tudo com total praticidade dentro de uma interface fácil de utilizar. 

As vantagens da régua de cobrança são inúmeras, e ajudarão sua empresa a ter maior controle sobre os recebimentos.

Veja um resumo dos benefícios gerados pela régua de cobrança:

  • Prevenir esquecimentos do pagamento;
  • Profissionalizar a comunicação da sua equipe financeira;
  • Facilitar o envio dos links das faturas para os pagadores;
  • Ter o fluxo de entrada de caixa regularizado;
  • Alocar seu time de cobranças para ações estratégicas;
  • Deixar as cobranças no automático e focar nas melhorias de negócio.

Se você deseja entender mais sobre como funciona a régua de cobrança, fale com nossos especialistas e alavanque seu negócio!

Nova call to action