Gestão de inadimplência: como fazer na sua empresa?

Escrito em 28 de Junho de 2023 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Realizar uma gestão de inadimplência eficaz é, cada vez mais, crucial para as empresas brasileiras. Afinal, mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes no país.

O dado alarmante, divulgado pelo Serasa Experian, constata que a alta taxa de juros, associada ao desemprego, faz com que milhões de brasileiros tenham dificuldade em pagar as contas em dia. Se por um lado esta é uma realidade que prejudica famílias em todo o território nacional, por outro está a consequência negativa para as empresas. 

Afinal, com um grande percentual de clientes inadimplentes, muitas enfrentam problemas para equilibrar o fluxo de caixa e cumprir com as suas obrigações, seja com colaboradores ou fornecedores. Neste cenário, um verdadeiro efeito cascata se forma, exigindo muito controle e organização por parte dos empresários. 

Então, que tal saber mais sobre como reduzir a inadimplência no seu negócio com a tecnologia? Leio o artigo a seguir e fique por dentro do assunto!

Experimente o player abaixo!

O que fazer com a inadimplência?

Não há fórmula mágica para eliminar a inadimplência de dentro das empresas. Isso porque se trata de uma das consequências da situação macroeconômica, que exige uma série de medidas políticas e governamentais para serem controladas.

Entretanto, é possível se organizar internamente para que eventuais atrasos nos recebimentos não afetem o fluxo de caixa. Por isso, a gestão de inadimplência tem se torando uma prática essencial para garantir a saúde financeira do negócio.

A gestão de inadimplência consiste no conjunto de estratégias e ações adotadas pelas empresas para lidar com a falta de pagamento de seus clientes. Essa prática envolve desde a importância de ser criterioso na análise de risco, ao conceder crédito, até a implementação de medidas para minimizar o impacto financeiro causado por essa situação.

Ao adotar cautela, e investir em uma gestão de cobrança eficiente, é possível identificar clientes em risco de inadimplência e tomar medidas preventivas.

Entre elas, oferecer opções de pagamento flexíveis, estabelecer políticas de crédito adequadas e realizar análises mais criteriosas, como a de risco KYC (Know Your Customer), que tem o objetivo de aprofundar nas informações sobre o cliente. 

Dessa forma, a empresa pode reduzir significativamente os índices de inadimplência e preservar sua saúde financeira.
Uma gestão de inadimplência eficiente traz diversos benefícios para as empresas.

Além de evitar a perda de receitas e a necessidade de recorrer a medidas mais drásticas, como cobranças judiciais, essa prática possibilita o fortalecimento do relacionamento com o cliente. 

pagamento online

Como controlar a inadimplência com a tecnologia?

A tecnologia desempenha um papel fundamental na otimização da gestão de inadimplência. Com o apoio de soluções tecnológicas, as empresas podem automatizar processos, como a análise de risco, agilizar a comunicação com os clientes inadimplentes por meio de mensagens de cobrança via SMS e e-mail personalizadas e facilitar a renegociação de dívidas.

Essas ferramentas permitem um gerenciamento mais eficiente da inadimplência, reduzindo o tempo e os recursos necessários para lidar com essa situação.

Para saber como evitar a inadimplência na sua empresa, confira as dicas e adote as práticas que elencamos abaixo:

1. Análise de risco

Utilize critérios bem definidos para identificar clientes com maior propensão à inadimplência. Essa análise pode ser realizada com base em informações cadastrais, histórico de crédito e comportamento financeiro do cliente.

2. Réguas de cobrança

Crie uma sequência de comunicações automatizadas, com mensagens personalizadas e em diferentes canais, como SMS e e-mail, para abordar os clientes inadimplentes de forma estruturada e amigável. Essa abordagem ajuda a recuperar os valores em aberto de forma mais eficiente.

3. Renegociação de dívidas

Ofereça opções de renegociação aos clientes inadimplentes, como parcelamento de cobranças ou descontos. Essa medida pode ser vantajosa tanto para a empresa, que recupera parte dos valores devidos, quanto para o cliente, que tem a chance de regularizar sua situação financeira.

Como a tecnologia da iugu contribui para a redução da inadimplência?

A iugu oferece uma tecnologia para automatização de meios de pagamento avançada que otimiza a gestão de inadimplência através da sua solução de cobrança recorrente.

Com recursos como análise de risco, réguas de cobrança automatizadas e renegociação de dívidas, o Hub de Pagamentos da iugu proporciona uma abordagem integrada e eficiente para lidar com a inadimplência financeira. 

Isso porque, além de planos com soluções personalizadas, gestão financeira e cobranças, a iugu oferece sistemas de segurança criptografados e geradores de relatórios para apoiar o empreendedor na gestão financeira e administrativa da empresa.

Então, que tal escalar os resultados da sua empresa com a tecnologia de pagamentos da iugu? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo para o seu negócio. 

pagamentos online

Posts relacionados