Gestão financeira para pequenas e médias empresas: 8 erros para evitar

Escrito em 28 de Agosto de 2018 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Identificar os erros na gestão financeira para pequenas e médias empresas (PME) é o primeiro passo para desenvolver ações estratégicas visando a melhora no desempenho do negócio. 

Sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? 

Sendo assim, investir nas melhores práticas de gestão financeira significa traçar ações que busquem o crescimento salutar do negócio.

Afinal, uma PME que não investe em organização e planejamento tem poucas chances de crescer e se desenvolver em um mercado que é altamente competitivo.

Por esse motivo, é preciso estar atento à necessidade de uma gestão financeira eficiente para pequenas e médias empresas.

Confira a seguir os erros mais comuns, identifique se você está cometendo algum deles e conheça as principais dicas de gestão financeira para PMEs!

Gestão financeira para pequenas e médias: 8 erros mais comuns e como evitá-los

Ter uma gestão financeira ágil e eficaz pode ser um desafio para as pequenas e médias empresas. Pensando nisso, elencamos os erros mais comuns. Confira.

1. Ausência de orçamento

Este é, sem dúvidas, o primeiro dos erros na gestão financeira para pequenas empresas. Empresas sem um plano orçamentário traçado não têm elementos suficientes para gerir e planejar o seu negócio.

É necessário saber quais serão os principais gastos (mesmo que estimados), como:

  • Pessoal;
  • Despesas administrativas;
  • Produção;
  • Manutenção.

Essas informações são a base para o desenvolvimento das estratégias e para a tomada de decisões importantes relativas ao negócio.

2. Falta de capital de giro

O capital de giro é o montante necessário para que a empresa se mantenha em pleno funcionando, levando em consideração as despesas e o ciclo do negócio. Sem o orçamento que citamos anteriormente, você não tem elementos que permitam calcular o capital de giro da sua empresa.

O erro das PMEs está em não ter um valor previamente estabelecido como capital de giro. Isso pode gerar, em um determinado momento, dificuldades na manutenção do negócio, principalmente em períodos em que houver queda nas vendas ou inadimplência, por exemplo.

Estipular e manter um capital de giro permite que o negócio funcione mesmo em situações de crise ou quando houver atrasos de pagamentos. Esse fator é extremamente importante para a segurança e a garantia de um desenvolvimento mais sustentável para o negócio.

3. Lapsos no controle de recebimentos

Outro erro comum na gestão financeira para pequenas e médias empresas é a falta de controle dos recebimentos. Para operar um negócio, é importante que o gestor saiba tudo que acontece na empresa:

  • Quanto recebe;
  • Qual produto vende mais;
  • Quais são os seus clientes;
  • Quanto cada um destes rende;
  • E outras variáveis.

Nesse contexto, os recebimentos devem ser controlados de forma adequada, já que trazem informações reais sobre o desempenho da empresa.

Para aqueles empresários que encontram dificuldades na gestão de recebimentos, a dica é investir em uma automação ou um software específico para gestão financeira para pequenas e médias empresas. Esse tipo de sistema resolve o problema facilmente!

4. Inexistência de estimativa de despesas fixas

Assim como os lapsos no controle de recebimentos, outro erro identificado na gestão financeira de pequenas e médias empresas é a ausência de estimativas de despesas fixas.

Essa ação pode ser desenvolvida diretamente na elaboração do orçamento. Todavia, como muitas empresas não possuem orçamento, elas também acabam pecando na hora de estimar as despesas fixas.

Para auxiliar nessa etapa, o empresário deve inserir as seguintes informações no papel:

  • Quais são as despesas fixas da empresa;
  • Qual é a média de gasto mensal com cada uma delas;
  • Há perspectiva de novas despesas nos próximos meses;
  • Quais perspectivas de gastos do próximo mês?

Para executar uma gestão financeira para pequenas e médias empresas minimamente adequada, é preciso saber quais são as despesas fixas necessárias para a continuidade do negócio. Alguns gastos devem ser conhecidos, como:

  • Luz;
  • Água;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Aluguel;
  • Equipe.

5. Mistura de contas pessoais com contas empresariais

Esse é um erro clássico! Muito embora já seja um assunto "batido", ainda é comum encontrar gestores de PMEs que misturam contas pessoais com as de empresa.

Muitos empresários acabam misturando tudo, e isso gera muito mais dificuldade de gerir o negócio de forma adequada, o que deixa a segurança da empresa completamente comprometida.

A dica para evitar problemas como esse é separar as contas e lembrar-se de que pessoa física e pessoa jurídica são assuntos diferentes, e devem ser mantidos dessa forma.

6. Comunicação ineficiente com fornecedores e clientes

Você deve estar perguntando-se onde a comunicação com fornecedores e clientes está relacionada com a gestão financeira. Calma que vamos explicar!

A falta de comunicação ou a relação insatisfatória com fornecedores e clientes pode levar à má gestão financeira do negócio, porque é nesse relacionamento que a empresa constrói a possibilidade de negociação por meio da confiança das pessoas que fazem parte dos processos da sua empresa.

O empresário precisa construir boas relações que permitam que as partes envolvidas tenham confiança nele e na seriedade da empresa.

7. Falta de análise de desempenho

A análise de desempenho é um processo pelo qual o empresário analisa os resultados do negócio e mede o seu desempenho. Sem realizar essa análise, o gestor não consegue entender os processos e suas possíveis deficiências.

Ou seja, sem essas informações, fica impossível traçar estratégias de gerenciamento que visem à melhora nos resultados da empresa.

Dessa forma, a gestão financeira empresarial deve levar em consideração o controle, o planejamento e a análise de todas as movimentações financeiras do negócio. Assim, você terá elementos que permitam estabelecer e alcançar os resultados almejados.

Veja na imagem abaixo alguns indicadores de desempenho importantes de serem analisados:

gestão financeira para pequenas e médias empresas gráfico

Fonte: Heflo

8. Carência de investimentos em tecnologia

Planilhas de Excel e documentos físicos não podem mais ser os integrantes exclusivos da gestão financeira do seu negócio.

Muitas empresas ainda se baseiam exclusivamente em ferramentas como essas para gerir e administrar as atividades financeiras do negócio.

A tecnologia é hoje uma opção que oferece diversas ferramentas que trazem segurança, eficiência e otimização para os processos. Além disso, quem não investe em soluções tecnológicas tende a ser ultrapassado pela concorrência.

Por isso, investir em softwares específicos de gestão financeira para pequenas e médias empresas, automação de pagamentos e gestão de pagamentos na nuvem são soluções fundamentais para ter o maior controle das movimentações financeiras da empresa.

Esses softwares oferecem informações precisas sobre:

  • Capital de giro;
  • Recebimentos;
  • Despesas;
  • Folha de pagamento;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios de vendas.

Além disso, esses sistemas podem ser integrados a outros da empresa, centralizando informações e facilitando a troca entre os setores.

Gestão financeira para pequenas e médias empresas: automatização e eficiência para o seu negócio

A tecnologia é uma das grandes aliadas para pequenas e médias empresas, já que oferece elementos que permitem eliminar erros e burocracias do dia a dia.

Agora que você já sabe a importância da gestão financeira para pequenas e médias empresas, que tal investir na automação dos meios de pagamento da sua empresa?

A iugu é uma plataforma de meios de pagamentos online e gestão financeira completa. Com as nossas soluções, você pode automatizar o financeiro do seu negócio e focar no que realmente importa: o crescimento da empresa.

Isso porque somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de

  • Marketplace;
  • Recorrência;
  • Cobrança Avulsa.

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela, é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais sobre como eliminar trabalhos manuais por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas, conheça nossos planos e escolha a opção que se adequa às suas necessidades. 

Planos-iugu

Posts relacionados