Conheça as principais empresas de marketplace

Escrito em 19 de Fevereiro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Atualmente, o mercado conta com empresas de marketplace que inspiram e engajam pelo caráter disruptivo de seus modelos de negócios.  

Aproveitando o panorama para o setor que, de acordo com estudo da Precifica, está mais aquecido do que nunca, essas companhias contam com inovação e estratégias fora da caixa. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Para você conhecer melhor esse cenário, preparamos uma lista completa e detalhada que traz exemplos de empresas de marketplace do Brasil e do mundo. 

Mas, afinal, o que é e como funciona o Marketplace?

Uma questão bastante comum quando falamos de abertura de novos negócios, é: o que é marketplace? Na verdade, a resposta é bem simples.

Marketplace é um e-commerce ou um shopping virtual, mas o mais importante é que você saiba que o marketplace não é um e-commerce comum, isso porque é conduzido por uma empresa por meio da qual lojistas podem comercializar seus produtos.

A fim de facilitar a comercialização de produtos de várias empresas, bem como otimizar o processo de compra do consumidor, o marketplace funciona como um mediador, sendo assim fica permitido ao consumidor final, numa mesma plataforma, utilizar um mesmo carrinho de compras virtual para comprar vários produtos e acessá-los em mais de uma vitrine isto é, ter contato ao mesmo tempo com várias lojas.

Uma outra facilidade que os marketplaces oferecem às empresas e ao consumidor final, neste caso, são os serviços integrados, como de frete, por meio de integrações com Correios e transportadores e meios de pagamentos. 

Empresas de marketplace: 10 exemplos de sucesso

Confira agora dez exemplos de empresas de marketplace que fazem sucesso no Brasil e no exterior. 

1. Alibaba 

Abrindo a lista de empresas de marketplace está a gigante chinesa Alibaba, uma companhia que começou pequena, em 1999, conectando, por meio de seu marketplace, fabricantes chineses com compradores estrangeiros. 

Hoje, a organização não só trabalha com comércio B2B (entre empresas), mas também no C2C (baseado nas transações entre pessoas físicas), por meio de seu site Taobao, assim como atua no atacado e varejo, ligando organizações internacionais a pessoas físicas (por meio do site Aliexpress). 

empresas de marketplace

2. Amazon

Criada pelo visionário Jeff Bezos, em 1994, a Amazon iniciou seus negócios por meio da venda de livros. Atualmente, a sua atuação é muito maior, tanto que a empresa é uma das maiores representantes de varejo do mundo. 

Unindo compradores com vendedores, a Amazon também conta com negócios no Brasil e, assim, comercializa os mais variados produtos. 

empresas de marketplace

3. Americanas.com

Junto com o Submarino e o Shoptime, a Americanas.com faz parte do grupo B2W e hoje é uma das maiores empresas de marketplace do Brasil. 

Comercializando tanto seus próprios produtos como atuando com vendas de terceiros, a companhia oferece várias vantagens para os lojistas, como o custo zero de investimento inicial, uma sólida proteção contra fraudes e um tráfego da Internet de cair o queixo, que apresenta cerca de 65 milhões de visitantes por mês. 

empresas de marketplace

4. Airbnb

Considerado uma das maiores empresas de marketplace de serviços do mundo, o Airbnb foi criado em 2008.  Hoje tem um valor de mercado estimado em cerca de 31 bilhões de dólares, conquistando a sua marca de unicórnio (1 bilhão de dólares) apenas quatro anos depois de sua fundação. 

Conectando viajantes com pessoas que oferecem hospedagens, o Airbnb pretende abrir seu capital na Bolsa de Valores em 2020, o que mostra o seu poder e potência no mercado. 

empresas de marketplace

5. Buscapé

Com a proposta inicial de comparar preços, nasceu o Buscapé, em 1999, uma empresa brasileira ousada que, para acompanhar a evolução do mercado e conseguir posição de destaque, se reinventou e, em 2016, tornou-se um marketplace que liga usuários com as mais variadas mercadorias. 

A companhia estimula bastante seus lojistas ao oferecer um sistema tecnológico sólido e soluções de pagamento eficazes. 

empresas de marketplace

 

6. B2W Companhia Digital

Entre as maiores e mais importantes empresas de marketplace do mercado, está a brasileira B2W Companhia Digital. Criado em 2006, esse conglomerado trabalha no segmento de comércio eletrônico e é líder do segmento na América Latina.  

Reunindo gigantes como a Americanas.com, a Submarino e o Shoptime, a B2W vale hoje mais de R$ 6 bilhões e comercializa cerca de 38 categorias de produtos e serviços. 

empresas de marketplace

7. DogHero

Fundada em 2014, a brasileira DogHero é uma das empresas de marketplace que mais crescem atualmente.  

Oferecendo diversos serviços, como dog walker, pet sitter, creche e hospedagem, a DogHero conecta donos de pets com pessoas que podem oferecer os serviços citados.

Hoje, a rede conta com mais de 15.000 pessoas em mais de 600 lugares do país, e já propagou suas operações para a Argentina e o México. Case Dog Hero

8. Enjoei

Fundada em 2009, a Enjoei é uma empresa brasileira que comercializa roupas e acessórios usados, conectando vendedores com pessoas que querem adquirir seus produtos. 

Apresentando uma linguagem descolada e design moderno, a Enjoei conta hoje com mais de 7 milhões de pessoas cadastradas em sua plataforma e se prepara também para atuar internacionalmente. 

empresas de marketplace

9. Etsy

Fundada em 2005, a Etsy é uma empresa americana que comercializa produtos feitos a mão e vintage. Esse marketplace une fabricantes com pessoas que buscam por seus produtos. Para isso, o estoque fica a cargo de seus vendedores, 

Em 2018, a empresa atingiu uma marca incrível, conectando mais de 2 milhões de vendedores com quase 40 milhões de compradores. 

empresas de marketplace

10. Evolutto

A Evolutto é uma empresa que conta com um marketplace diferente dos usuais. Isso porque conecta empreendedores com especialistas preparados a ajudá-los em seus negócios. 

Oferecendo uma plataforma sólida e inovadora, a Evolutto fortalece a relação entre clientes e consultores, proporcionando, a esses últimos, novas formas de fazer negócio baseadas em um mindset disruptivo e inovador. 

empresas de marketplace

Não deixe de conferir: Comissão em marketplace: exemplos e soluções fundamentais”

Empresas de marketplace: + 7 companhias para você conhecer 

Confira agora mais sete empresas de marketplace que estão escrevendo a sua história no Brasil e no mundo.

1. GetNinjas

Criado em 2011, o GetNinjas é uma empresa brasileira que conecta clientes com profissionais que oferecem os mais variados serviços, que variam desde reformas até a jobs de arquitetura. 

Em 2018, a companhia foi considerada uma das startups mais quentes do mercado e, atualmente, oferece uma plataforma ágil que otimiza os mais variados tipos de negócios. 

Para isso, realiza um trabalho sério, avaliando a qualidade dos profissionais e, assim, permite que eles entrem em contato com seus clientes.

empresas de marketplace

2. Magazine Luiza 

Com foco no comércio eletrônico de eletrônico e móveis, o Magazine Luiza é uma empresa brasileira que conta com mais de 35 milhões de acessos únicos em sua plataforma.

Conectando lojistas com compradores, o Magalu registrou, em 2018, um lucro líquido superior a R$ 180 milhões. Há pouco tempo, incorporou os marketplaces do Netshoes em seus negócios e, assim, ganhou ainda mais visibilidade. 

Investindo pesadamente em marketing e possuindo uma estrutura tecnologia poderosa, a empresa oferece a seus clientes uma ótima experiência de compra e, aos lojistas, um suporte técnico bastante eficiente. 

empresas de marketplace

3. oHub

Conectando empresas e empreendedores com fornecedores dos mais variados segmentos, como de segurança, condomínios e informática, o oHub conta com uma plataforma ágil e segura em seu marketplace. 

Além de facilitar a vida de quem busca por serviços, ao oferecer diferentes orçamentos em poucos minutos, a empresa valoriza os seus fornecedores, que só pagam quando consideram uma oportunidade interessante. 

empresas de marketplace

4. OLX

Fundada em 2016, a OLX é companhia de marketplace global, que atua em 118 países. Com um nicho de mercado baseado em anúncios de produtos novos ou usados, a empresa conecta quem comprar com quem deseja vender. 

Anunciar na OLX apresenta vantagens interessantes. Isso porque o anunciante não precisa pagar nada, apenas se quiser manter o seu anúncio no topo. Além disso, o dinheiro da venda vai direto para ele. 

empresas de marketplace

5. Uber

Conectando passageiros com motoristas, a Uber revolucionou o segmento de transporte privado. Considerada uma das empresas de marketplace de maior sucesso da atualidade, a companhia americana foi fundada em 2009 e está presente em mais de 60 países.

Com um valor de mercado de mais de 82 bilhões de dólares, a Uber oferece facilidade de pagamento, rapidez e custo bem mais acessível do que os apresentados pelos táxis tradicionais, um setor que perdeu muito com o surgimento desse fenômeno americano. 

empresas de marketplace

6. Doctoralia

Conectando pacientes com médicos, a Doctoralia é um marketplace de agendamento de consultas presente em mais de 25 países. Em 2016, a empresa se fundiu com o DocPlanner e, em 2019, com o objetivo de impulsionar seu crescimento, esse último captou 80 bilhões de euros. 

A corporação tem como missão tornar a experiência de saúde mais humana. Para isso, promove consultas mais baratas e agendamentos feitos online. A plataforma desse marketplace conta com elevada segurança, protegendo os dados dos usuários por meio da criptografia. 

empresas de marketplace

6 exemplos bônus de marketplaces para você se inspirar

  • eBay: conecta compradores com vendedores dos mais variados setores;
  • Elo7: conecta compradores com vendedores de produtos artesanais e personalizados;
  • Estante Virtual: conecta interessados em livros com pequenos lojistas;
  • Repassa: conecta compradores com vendedores de produtos novos e seminovos;
  • Ruby Lane: conecta compradores com lojistas que vendem produtos vintage;
  • UpWork: conecta diferentes tipos de profissionais freelancer com pessoas que procuram por serviços especializados. 

 Conheça nossos planos

Posts relacionados