Marketplace de serviços: vantagens e cases de sucesso

Escrito em 03 de Fevereiro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Um marketplace de serviços, como o próprio termo indica, conecta prestadores de serviços (empresas ou profissionais) com aqueles que buscam por seus serviços. Isso acontece por meio de uma plataforma online e funciona como uma espécie de shopping center virtual. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Segundo estudo realizado pela Precifica sobre o panorama de marketplaces no Brasil, a quantidade de vendedores que atua nesse segmento representou um crescimento de quase 91% de 2017 para 2018. Para Ricardo Ramos, o CEO da companhia, esse aumento reforça que esse mercado tem espaço para crescer no país. 

Já a quantidade de profissionais liberais que trabalham por conta própria chegou a um número de 24 milhões no primeiro trimestre de 2019, um valor 5,1% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Outra informação importante é que o setor de serviços foi fundamental para o crescimento do PIB brasileiro em 2018, que apresentou uma alta de 1,3%

Diante desse cenário e momento da economia, o marketplace de serviços também vem crescendo. Afinal, esse segmento é bastante procurado por aqueles que buscam serviços de qualidade com valores atrativos e experiências de compra diferenciadas. Nesse quadro, este tipo de negócio se destaca ao oferecer produtos e serviços específicos e, em alguns casos, customizados. 

Além disso, fomenta a economia, ao fazer o capital girar. Isso porque os serviços que antes eram monopolizados por indústrias e multinacionais, agora estão se descentralizando, o que resulta em uma concorrência mais justa. 

Diante desses dados, dá para concluir que o cenário está favorável e o mercado aquecido, não é mesmo?  

Quer entender melhor como funciona um marketplace de serviços, conhecer suas vantagens e cases de sucesso? Então, leia este post até o fim! 

Marketplace de serviços: como funciona?

Um marketplace de serviços funciona com base em três modelos. São eles:

1. por transação

Este é o modelo mais usual e se baseia na intermediação da transação entre as duas partes. Ou seja, cobra-se uma comissão de quem utiliza a plataforma. No geral, essa porcentagem varia entre 15% a 30% sobre o serviço.

O grande benefício desse modelo é que o prestador de serviço só paga a comissão se vender ou efetuar o seu serviço. Para a outra ponta da negociação, esse negócio também é proveitoso, já que há geração de receita para cada serviço prestado. 

Um exemplo seria a WeDoLogos, que conecta empresas e designers de todo o Brasil e cobra 1% do serviço recebido pelo designer.

2. por negociação

Por meio desse modelo, o profissional ou empresa prestadora de serviço realiza o cadastro de seu perfil e insere seu portfólio na plataforma. Assim, ele fica aberto a receber contatos de clientes em potencial. Em seguida, uma negociação é iniciada e o pagamento é feito fora da plataforma.

Desse modo, o processo de cobrança acontece mensalmente. Ou então, pode ser acordado um custo relacionado à publicidade para que o prestador de serviços ganhe destaque no mecanismo de busca. O OLX é um dos marketplaces mais famosos desse tipo.

3. por aluguel

Nesse negócio, a plataforma retém uma comissão sobre o aluguel e o prestador de serviços paga uma porcentagem relacionada a ela, ou então um valor mensal para utilizar a plataforma. 

O Airbnb é um bom exemplo de marketplace de serviços por aluguel, já que conecta o cliente que deseja alugar um espaço com a pessoa prestadora de serviços, que o oferece. 

marketplace de serviços

Vantagens de um marketplace de serviços

Conheça as vantagens que essa modalidade de negócios pode oferecer:

  1. aumento do faturamento: pelo fato do prestador de serviços estar presente em uma plataforma que atinge milhares de pessoas, a sua exposição faz com que muitos clientes em potencial o conheçam. Dessa forma, a possibilidade de aumentar o faturamento é bastante alta. 
  2. redução do custo de prospecção: as plataformas de marketplace, como dito acima, aumentam a visibilidade dos prestadores de serviço. Logo, se apresenta como uma excelente opção para quem não deseja gastar muito com anúncios na Internet. Isso porque o custo com prospecção fica a cargo do próprio marketplace, não do prestador de serviços. 
  3. diminuição de custo com marketing: ao fazer parte de um marketplace, o serviço do prestador de serviços ganha destaque na plataforma. Ou seja, recebe muito marketing indireto. Como consequência, a necessidade de pagar por anúncios diminui bastante. 

marketplace de serviços

Cases de sucesso de marketplace de serviço

Confira agora alguns cases de sucesso relacionados a esse tipo de negócio.

1. Boobam

A Boobam é uma plataforma que conecta designers de produtos com pessoas que buscam pelo serviço desses profissionais. Para isso, conta com um processo de curadoria, pelo qual cada designer tem sua própria loja e é responsável por ela. 

2. GetNinjas

O GetNinjas é uma plataforma de contratação que conecta profissionais dos mais variados segmentos, desde pintores a professores particulares, com pessoas que buscam por eles. Recebendo mais de 200 mil pedidos de clientes todos os meses, esse marketplace de serviços promete facilidade e rapidez nas transações e atendimento. 

3. oHub

O oHub é uma plataforma B2B que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço, consultorias, treinamentos, contabilistas, etc, com aquelas que buscam novos clientes. Promovendo a rapidez na negociação, em apenas cinco minutos é possível fazer um único pedido de orçamento e, assim, receber contatos dos fornecedores. 

Para o prestador de serviço, essa plataforma também é eficiente, pois é acessível tanto a profissionais liberais, como para pequenas e médias empresas do mercado B2B.  

4. Singu

A Singu é uma plataforma que conecta profissionais de beleza, manicures, maquiadores, etc, com quem precisa desses serviços. Tanto o pagamento como a escolha do profissional acontecem por meio de um aplicativo. 

A empresa se intitula como o maior e melhor aplicativo de delivery de beleza do Brasil, e conta com mais de 500.000 pedidos realizados e 200.000 clientes cadastrados. 

5. We Do Logos

O We Do Logos conecta empresas com designers de arte gráfica, como falado anteriormente. Por meio dessa plataforma, a companhia divulga as características do projeto e os profissionais disputam entre si para criar sua arte. 

Esse marketplace de serviços conta com mais de 132.567 de designers cadastrados e mais 5.444.731 de artes já criadas, tornando a plataforma o maior site de concorrência criativa da América Latina. 

6. Doghero

A startup brasileira DogHero conecta os donos de pets com pessoas que oferecem hospedagem e que passeiam com os bichinhos. Há pouco tempo anunciou novos serviços, como o de creche e o de pet sitter. Para isso, a empresa recebeu um investimento de 27 milhões de reais no início de 2019. 

Hoje, a plataforma conta com mais de 800.000 cachorros. Aos “pais e mães de pets” vai um recado: a empresa faz uma seleção rigorosa para escolher os melhores e mais confiáveis cuidadores de gatos e cachorros. Case Dog Hero

A iugu também conta com histórias de sucesso, sabia? 

Faz isso ao ajudar a estruturar e a automatizar sistemas de pagamento de empresas e marketplaces dos mais variados segmentos e conta com vários cases de sucesso, como o do GetNinjas, o que pode ser comprovado pelas palavras de Eduardo H'Lotellier, cofundador da empresa:

"O sistema da iugu nos permitiu ter uma visão mais analítica de nossas vendas, planejar melhor nossas ações, tudo isso de uma forma prática e rápida”.

Clique aqui e conheça outros depoimentos de donos de empresas que tiveram suas operações financeiras transformadas com a Iugu. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a iugu? Então, clique aqui e tire todas suas dúvidas com um de nossos especialistas. Fale com nossos consultores

Crédito da foto de capa: JN2

Posts relacionados